Como plantar hortelã: veja dicas e cuidados essenciais para seguir agora

Aprenda como plantar hortelã para tê-la sempre à mão! A hortelã é uma planta muito versátil. Combina com pratos salgados, trás o frescor para sucos e faz muito bem nos chás e infusões. Cultivá-la em casa é fácil, pois é uma planta pouco exigente. Mas sempre podem surgir dúvidas com as diferentes formas de cultivo. Confira em nosso post dicas de como plantar hortelã em casa e os cuidados necessários!

Cuidados básicos com a hortelã

A hortelã gosta de sol ou de sombra? É recomendado plantar hortelã com outras plantas? Estas são algumas das dúvidas mais recorrentes na hora de pensar em como plantar hortelã. Mais abaixo mostraremos maneiras de como plantar hortelã. Mas antes é preciso saber sobre os cuidados básicos com essa planta cheia de propriedades!

Independente de qual maneira você escolher, saiba que a hortelã é uma planta de cuidados básicos. Ela gosta de sol, solo fértil e úmido. Acompanhe as dicas sobre cuidados abaixo.

Hortelã gosta de sol ou sombra? 

Hortelã gosta de sol. A hortelã é uma planta que se adapta bem a climas quentes. Por gostar de sol, ela precisa ficar exposta de 2 a 3 horas por dia. 

Hortelã gosta de muita água

A hortelã gosta de seu solo úmido. Faça regas constantes. Mas cuidado para não afogar sua planta! Uma dica é usar um palito para sentir a umidade do solo. Se perceber menos umidade do que o esperado, é hora de regar sua planta. 

É recomendado plantar hortelã com outras plantas?

Não! A hortelã é uma planta espaçosa e meio egoísta, meio trepadeira. Por isso plantar hortelã com outras plantas não é recomendado.

O vaso ideal para plantar hortelã

O vaso ideal para plantar hortelã é a jardineira! Em geral, vasos largos e com capacidade para a hortelã se espalhar sem dificuldade. Todos os vasos precisam ter sistema de drenagem. Esta drenagem é feita com qualquer material que drene água. Argila expandida, pedras ou fragmentos de tijolos são os mais indicados. Esta camada deve ser a primeira coisa feita na preparação do vaso, ficando bem ao fundo.

Como plantar hortelã: qual o tipo de solo ideal?

A hortelã é uma erva aromática que gosta de solo fértil rico em materiais orgânicos. Húmus de minhoca, borra de café e chorume produzido em composteira são os mais indicados. 

Como fazer poda de hortelã

Antes de podar a hortelã, preste atenção na sua planta. Os galhos de hortelã possuem sessões de onde nascem as folhas. Essas sessões são chamadas de gemas. Sempre corte o ramo pela ponta, respeitando a gema. Uma vez cortados corretamente, os ramos se regeneram. Um galho possui várias ramificações. Procure fazer a poda para eliminar folhas danificadas e limpar a planta.

Dicas de como plantar hortelã

Como plantar hortela

Confira abaixo 4 dicas de como plantar hortelã. Nestas dicas você vai aprender como replantar hortelã e como plantar hortelã com galho. Aprenda como plantar hortelã em garrafa pet e como plantar hortelã na água

Como replantar hortelã

Antes de começar a pensar como replantar hortelã, siga esses passos. Prepare a jardineira com a camada de drenagem, a areia e a terra preta. Lembre-se: metade do vaso com areia e metade com terra. Misture bem as duas camadas de terra. Depois, regue bem a terra para em seguida colocar os galhos. Assista ao vídeo abaixo para o passo a passo de como replantar hortelã.

Como plantar hortelã com galho

Essa dica de como plantar hortelã com galho não é muito diferente de como replantar hortelã. Depois de preparado o vaso, separe os galhos da hortelã, removendo as folhas. Não plante os galhos em terra seca! Primeiro irrigue bem a terra, depois, insira os galhos um a um. Assista ao vídeo abaixo para o passo a passo para aprender como plantar hortelã com galho.

Como plantar hortelã com garrafa pet

Preste atenção a esta dica de como plantar hortelã na garrafa pet. Apesar de a hortelã gostar de espaço, garrafas pet também podem servir de vasos. Uma garrafa pet de 2L permite que as raízes cresçam sem problemas. Além de dar um efeito cascata lindo na planta! Esta também pode ser uma alternativa de como replantar hortelã. Você pode reaproveitar uma planta murcha ou menor, dando nova vida a ela!

Para esta dica você vai precisar de uma garrafa pet de 2L com tampa e um instrumento perfurante. Siga o passo a passo no vídeo abaixo.

Como plantar hortelã na água

Uma dica de como plantar hortelã para que dure o ano inteiro é plantá-la direto na água. Você sabe como plantar hortelã na água? Coloque dois galhos de hortelã em uma garrafa de 1L com água. Troque a água a cada 2 dias. Uma vez por semana fortifique a planta com água de arroz. A cada 3 meses tire a hortelã para uma poda na raiz. Corte até 5 dedos do final da raiz. Quer saber mais como plantar hortelã na água? Confira o tutorial no vídeo abaixo. 

Como plantar hortelã-pimenta

A melhor dica de como plantar hortelã-pimenta é através do processo de estaquia. Estaquia é quando você corta um pedaço ou talo da planta para fazer muda. Coloque o talo da hortelã-pimenta na terra preparada. Regue com água. Em mais ou menos 15 dias, o talo já vai ter começado a criar raízes. Assista ao vídeo abaixo para saber como plantar hortelã-pimenta e um pouco de suas propriedades.

Como plantar hortelã e manjericão

Agora que você aprendeu como plantar hortelã que tal partir para outras ervas aromáticas? O manjericão e alecrim também são ervas cheirosas cheias de propriedades saudáveis! Assista ao vídeo abaixo para aprender como plantar hortelã e manjericão.

Receitas com hortelã

Está procurando receitas feitas a partir das propriedades da hortelã? Águas aromáticas, chás, infusões, sucos, pratos chiques… Confira abaixo no vídeo receitas incríveis com hortelã!

Como plantar hortelã

A hortelã possui propriedades incríveis para a saúde. Com as dicas que demos aqui você pode aprender diversas maneiras de como plantar hortelã. Tem algum comentário? Alguma dica incrível sobre a hortelã que ficou de fora? Deixe abaixo em seu comentário!