Como plantar morango: veja o passo a passo fácil para você seguir

Se você quer aprender como plantar morango, saiba que você está no lugar certo. Embora seja possível germinar em praticamente todos os meses do ano, a melhor época para plantar morango ocorre no fim do verão até o final do outono. O melhor de tudo é que o plantio de morangos pode ser feito vasos, garrafas pet, canos em PVC ou até mesmo diretamente na terra. Quer descobrir qual é a melhor forma para você, siga conosco e confira.

Como plantar morango com a fruta

Como plantar morango com a fruta

Uma das técnicas mais utilizadas para o plantio de morangos é utilizar a própria fruta. As centenas de pequenas sementes que estão ao redor do morango são capazes de germinar e iniciar uma nova plantação de morangos. No entanto, é preciso se atentar para utilizar morango orgânicos, já que a maioria dos morangos comuns (industrializados) são híbridos e incapazes de brotar.

Para começar, separe os materiais que precisará para aprender como plantar morango com o próprio morango. Comece separando a quantidade de morangos orgânicos e maduros que você deseja plantar, uma peneira e copos descartáveis. O material mais incomum é o substrato (terra) próprio para germinação, encontrado em casas especializadas de plantas. Agora só falta o plástico filme e começar a colocar a mão na massa.

Faça um pequeno furo em cada um dos copos descartáveis e preencha-os com o substrato próprio para germinação (você também pode usar outra terra, mas não adubada). Com ajuda de uma peneira, coloque os morangos e lave-os em água corrente até sair toda a polpa e ficar somente as sementes. Em seguida, utilize as sementes ainda molhadas para acomodá-las diretamente no substrato, cobrindo-os com mais um pouco de terra por cima delas.

Regue os seus copos e aguarde o excesso de água sairá pelo buraco no fundo do copo; feche o copo com o plástico filme, para formar uma espécie de estufa caseira. Durante os próximos dias, regue as sementes para fornecer umidade para a terra.

Quando surgirem as primeiras folhas, transfira as suas mudas para um lugar definitivo, em um espaço maior; pode ser um vaso ou um canteiro. Não esqueça de alocar as sementes e as mudas em um local arejado e iluminado para ajudar no desenvolvimento dos seus morangos.

Como plantar morango em cano de PVC

Como plantar morango em cano de PVC

Aprender como plantar morango em cano de PVC na posição horizontal é uma das formas mais bonitas de cultivo dessa fruta. É ideal para quem ama ou é apaixonado por vegetação caseira; se este é o seu caso, confira a lista de materiais que você vai precisar. Antes, escolha se vai utilizar as sementes de morango ou se vai comprar pequenas mudinhas em uma floricultura para iniciar a sua plantação.

A lista de materiais necessários para esta empreitada não são muitos. O tubo de PVC é o primeiro deles. Tenha em mãos também uma furadeira, mudinhas ou sementes de morango, substrato, serra, húmus de minhoca e água. Com auxílio da serra, faça uma abertura no tubo de PVC na parte de cima para caber as plantas. Na parte de baixo, faça também alguns pequenos furos com a furadeira para que seja possível escorrer a água.

Adicione o substrato e o húmus de minhoca no cano de PVC, que são os responsáveis por acelerar o desenvolvimento da sua planta. Adicione as mudas ou as sementes na terra, deixando um pequeno espaço entre elas. Finalize molhando as plantas, mas sem exageros.

Com o tubo de PVC, você pode plantar morango suspenso ou mesmo apoiados no chão. Escolha um ambiente com boa iluminação solar. A rega é diária, mas cuidado para não encharcar.

Como plantar morango em garrafa pet

Se você é adepto ao plantio sustentável, aprenda como plantar morango em garrafa pet. Os benefícios para sua saúde, para o seu bolso e para a natureza são inúmeros, não é mesmo? O passo a passo é não é tão simples, mas você pode aprender. Ademais, é possível decorar as suas garrafas para criar vasos únicos e estilizados com o seu perfil.

Os materiais que você vai precisar, além da garrafa PET e as mudinhas de morango são: tesoura, barbante, substrato, isopor e areia de construção. Com auxílio da tesoura, corte as suas garrafas PET cerca de 10 centímetros, a partir da tampa. Na parte inferior da garrafa, corte mais 5 a 7 cm. Na altura da tampa, faça uma pequena abertura. Pode acompanhar com imagens para ficar mais claro.

Faça quatro voltas com o barbante na parte inferior da garrafa PET; em seguida, passe as linhas do barbante, com ajuda de uma tesoura, pela abertura da tampa. Feito isso, feche a tampa da garrafa com um lado do barbante para dentro e faça um nó no meio do fio, de modo que fique bem preso. Misture uma quantidade de isopor quebrado com a terra e a areia.

Adicione metade da mistura obtida na garrafa. Logo em seguida, adicione as suas mudas na parte superior da garrafa, que deve estar com o bico para baixo. Termine de cobrir com a mistura feita. Regue com um pouco de água e aguarde a germinação dos seus morangos caseiros.

Como plantar morango orgânico

Como plantar morango orgânico

Se você quer ficar longe dos agrotóxicos e da quantidade imensa de produtos químicos adicionados nas frutas, uma das opções mais acessíveis é fazer em sua casa uma produção de morangos orgânicos. O melhor de tudo é que é muito fácil e prático. Você vai precisar apenas de morangos orgânicos, um vaso, terra com húmus de minhoca e areia, uma faca e água

Para começar, separe em pequenas lasquinhas as partes dos morangos orgânicos onde ficam as sementes. Agora, misture a terra, o húmus de minhoca e a areia e depois adicione as suas pequenas lasquinhas. Cubra as sementes com mais um pouco de terra e regue apenas até ficar bem úmido. Continue com as pequenas regas por cerca de 20 dias, ou até que comece a aparecer suas primeiras mudinhas.

Tenha paciência para colher o os morangos orgânicos deliciosos diretamente do seu quintal. Essa também é uma ótima opção para quem não tem muito espaço e quer aprender como plantar morango em vaso. Basta ter um local com boa luminosidade que dará tudo certo.

Dicas finais para quem já escolheu como plantar morango em casa

O cultivo caseiro dessa fruta está cada vez mais comum e você também pode colocar na prática todas essas formas de como plantar morango em casa. Os cuidados com a luminosidade e com a rega são os principais, já que você precisa fornecer pelo menos algumas horas de iluminação solar direta e regas diárias sem excesso todos os dias.

Embora algumas das maneiras de como plantar morango que acabamos de ver possam parecer mais complexas, existem também as opções mais simples. Para qualquer uma delas, com apenas um pouco de dedicação será possível cultivar um lindo morangueiro.

Agora que você já aprendeu algumas técnicas de como plantar morango e como efetuar o cultivo dessa fruta que é tão saborosa e nutritiva, basta colocar em prática agora mesmo e obter uma colheita de morangos frescos na sua casa. Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida ou queira partilhas suas experiências aqui conosco aqui, é só comentar aqui embaixo. Aguardamos o seu contato.