Como rebocar parede: veja técnicas para fazer isso de forma mais prática

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que o reboco é uma parte essencial da finalização de uma parede. Essa camada fina, que pode ser de argamassa ou gesso, prepara as superfícies laterais dos ambientes para serem pintadas ou revestidas, a qualquer momento.

Uma parede que não está rebocada fica áspera e transmite uma sensação de que está inacabada. Além disso, o reboco protege a estrutura, impedindo, por exemplo, que ela se degrade aceleradamente em caso de vazamentos.

Logo, é muito importante saber como rebocar parede, especialmente se você está realizando a construção ou a reforma por conta própria. Portanto, iremos te ensinar a seguir algumas técnicas que ajudarão nesse processo. Continue lendo!

Massa para rebocar parede

Antes de partir para os métodos de como rebocar parede, caso você pretenda fazer essa atividade por conta própria, é importante saber como preparar a massa para o reboco.

Para isso, separamos duas maneiras de preparar a massa para rebocar parede de acordo com o tipo de ambiente: interno ou externo. Confira a seguir!

O que utilizar ao preparar massa para rebocar parede interna

Comumente, a espessura média para esse tipo de reboco é de 15 mm ou 1,5 cm. Essas medidas tem como base a alvenaria da obra, assim, ela precisa estar de acordo para evitar que ocorram problemas como um reboco mais grosso, que acaba consumindo mais massa. 

Para preparar a massa para rebocar parede interna, separe os seguintes materiais:

  • 3 baldes de areia;
  • 2 baldes de cal;
  • 1 balde de cimento;
  • Aditivo;
  • Água.

O que utilizar ao preparar massa para rebocar parede externa

Quanto a espessura média para paredes externas, ela costuma ser de 20 mm ou 2 cm, devendo-se tomar os mesmos cuidados aplicados para a massa interna. Se essas precauções não forem seguidas, a reforma pode acabar saindo mais cara.

O preparo dessa massa necessita dos materiais nas seguintes quantidades:

  • 2 baldes de areia;
  • 2 baldes de cal;
  • 1 balde de cimento;
  • Aditivo;
  • Água.

Como preparar a massa para rebocar parede

O modo de preparo para massa interna e externo é o mesmo, sendo assim, só é preciso seguir os passos abaixo:

  1. Em um recipiente apropriado, misture todas as partes  de areia, cal, cimento e aditivos.
  2. Com o auxílio de uma pá, movimente a massa até ela ficar com a consistência de uma farofa.
  3. Em seguida, é só adicionar a água aos poucos. Faça isso até que a massa fique homogênea.

Depois disso, a massa estará pronta e tudo o que você precisará fazer é escolher uma das nossas dicas de como rebocar parede gastando pouco, que serão explicadas a seguir.

Como rebocar parede com argamassa

A maneira mais popular de como rebocar parede, é com argamassa. Ela é um produto acessível  que tem a resistência e a durabilidade como vantagens. Sendo assim, é recomendado que ela seja usada em áreas externas, que possuem bastante contato com a chuva.

Contudo, antes de aplicar a argamassa, é preciso colocar duas camadas de revestimento na parede, sendo elas o chapisco e o emboço.

 Enquanto o chapisco tem a função de proporcionar maior aderência entre a alvenaria e o revestimento, o emboço serve como um preparador para a parede receber o assentamento de peças de cerâmica ou para receber a camada de reboco.

A aplicação dessas camadas pode ser feita com rolo e não há necessidade delas serem muito grossas, assim 3 centímetros de chapisco e uma mão leve de emboço devem ser o suficiente.

Então, feito isso, você estará a poucos passos de entender como rebocar parede coma argamassa, mas antes é preciso preparar a superfície da seguinte maneira:

  1. Comece montando as mestras, elas são guias visuais que ajudam a medir a quantidade de massa que será aplicar em cada região na parede. 
  2. Monte-as colocando um pouco de reboco na parte de cima da parede e aplicando um pedaço de azulejo ou piso disponível, elas devem medir de 5 mm a 2 cm.
  3. Repita o processo e faça um segundo ponto na parte baixa da parede.
  4. Com as mestras montadas, é hora de preenchê-las. Faça isso aplicando o reboco na vertical entre elas e deixe-o descansando entre meia e uma hora 
  5. Então, use a régua para fazer o nivelamento daquela parte.
  6. O procedimento deve ser repetido ente as outras mestras, assim a parede estará pronta para receber o reboco.

Como aplicar o reboco de argamassa

Assim que esses revestimentos estiverem aplicados, é chegado o momento de saber como rebocar parede com argamassa. Primeiro, separe os seguintes materiais:

  • Argamassa;
  • Desempenadeira lisa;
  • Colher de pedreiro;
  • Régua de pedreiro;
  • Régua de alumínio de 2 m; 

Com essas ferramentas em mãos, você está preparado para aplicar a argamassa. Assim, o passo a passo de como rebocar parede rápida e prática é o seguinte:

  1. Utilizando a colher de pedreiro, coloque a massa na desempenadeira, em uma boa quantidade, e arremesse-a na parede. Tente manter a espessura uniforme.
  2. Repita esse processo até cobrir a parede por completo e deixe a massa descansar de meia à uma hora.
  3. Quando o tempo de espera estiver concluído, use a régua de pedreiro para fazer o sarrafeamento. Para isso, passe o instrumento na parede, ele deve remover o excesso de massa e manter a espessura correta.
  4. Caso note algum erro na espessura, como partes fundas ou sulcos, aplique o reboco novamente, somente nessas áreas, usando a desempenadeira para alinhar mais facilmente. Então, deixe secar e passe a régua outra vez. 

Não se esqueça de finalizar o reboco

Quando terminar o procedimento de como rebocar parede com argamassa, você deverá finalizá-lo. Para isso, jogue algumas gotas de água em alguma área e passe a desempenadeira, fazendo movimentos circulares. Repita esse passo por toda a extensão da superfície e espere secar.

Com a parede seca, passe uma esponja grande e molhada em todos os espaços dela, repetindo os movimentos circulares. Isso removerá a areia da superfície e seu reboco estará pronto.

Como rebocar parede com gesso

Para aplicar o gesso, não é preciso preparar as camadas de chapisco e emboço, como é feito com a argamassa. Ele pode ser aplicado diretamente aos blocos e tijolos de sustentação do imóvel, desde que eles sejam planos. 

Além disso, o custo benefício do gesso é muito menor, já que não exige um consumo exagerado do material. Também se obtém como resultado desse tipo de reboco, um bom acabamento, de superfície lisa e uniforme. 

Para aplicar a técnica de como rebocar parede com gesso, separe os seguintes materiais:

  • Gesso;
  • Desempenadeira lisa;
  • Colher de pedreiro.

Assim que separar esses itens, siga o procedimento de como rebocar parede com gesso:

  1. Coloque a massa na desempenadeira com a ajuda da colher. Quando isso estiver feito, comece a aplicar a massa na parede, assim, ela grudará na superfície.
  2. Vá alisando a massa até que ela adquira uma aparência bonita. Não se deixe impedir pelo escorrimento inicial do gesso, porque isso é comum, caso ele esteja no ponto.
  3. Logo, é importante que você alise e endireite o gesso quanto antes, porque ele seca mais rápido. Utilize a desempenadeira para isso.

Embora esse seja um dos processos mais trabalhosos de como rebocar parede gastando pouco, ele é o mais vantajoso.

Como rebocar parede com rolo

Caso você não consiga encontrar a desempenadeira ou a colher de pedreiro, é possível fazer a aplicação da massa utilizando outra ferramenta. Seguindo os dois passos abaixo, você aprenderá como rebocar parede com rolo:

  • Quando a massa estiver em um estado mole e homogêneo, coloque o rolo dentro do recipiente em que ela foi feita, como se fosse pintar, e passe na parede.
  • Quando a você julgar que já aplicou massa o suficiente, passe um rodo (pode ser de limpeza), antes de secar, fazendo pouca pressão, de maneira que o nivelamento seja feito. 

Como rebocar parede velha

Paredes antigas costumam se desfazer com o passar do tempo, seja por conta da idade ou algum problema interno dentro da estrutura. Essa degradação também atinge o revestimento, seja por meio de rachaduras ou frestas que se abrem nele.

Portanto, se você decidiu que o momento de dar um jeito nesses problemas, aqui estão os passos de como rebocar parede velha:

  1. Primeiro, é preciso remover o reboco antigo totalmente ou no local em que há necessidade de refazê-lo. 
  2. Em seguida, jogue água na parede, utilizando mangueira ou balde, para remover o excesso de poeira, pois, ela pode atrapalhar no momento de fazer o reboco.
  3. Se for utilizar argamassa, faça o chapisco e o emboço para que o reboco penetre na parede.

Depois, basta seguir um dos procedimentos de como rebocar parede rápida, que apresentamos nos tópicos anteriores.

Como rebocar parede torta

Em algumas obras, é comum encontrar um reboco desnivelado. Isso pode acontecer por erro das pessoas ao construir a parede ou ao aplicar o reboco sem tomar cuidado.

Contudo, é possível resolver esse problema, basta aplicar a técnica de como rebocar parede torta abaixo:

  1. Para começar, remova apenas o reboco que estiver torto na parede.
  2. Limpe a poeira com uma mangueira ou com um balde de água, para remover o excesso.
  3. Faça o chapisco e emboço, caso pretenda utilizar argamassa.
  4. Em seguida, é preciso tirar as medidas para saber a diferença que está faltando entre um nível da e outro da parede.
  5. É recomendado que se chape os espaços em que a parede estiver mais torta com um dia de antecedência, com o distanciamento de um dedo de distância.

Depois, basta seguir um dos métodos de como rebocar parede, já apresentados nesse artigo.

Gostou das dicas?

As maneiras de como rebocar parede são simples, embora exijam muito do físico de quem as aplica. Portanto, o recomendado é que você busque por alguém que possa te ajudar durante esses processos.

Gostou das nossas dicas de como rebocar parede? Tem uma crítica ou sugestão? Escreva nos comentários!