Como refrescar quarto: veja dicas para lidar com o calor no quarto

Quando o calor chega e começa a invadir nossas casas, acabamos tendo que lidar com um quarto abafado, uma cozinha calorenta e um chão quente. Também acontece de termos que lidar com um cômodo em que a única passagem de ar é a porta, por isso, acaba esquentando quando fechado.

Logo, é preciso buscar maneiras de como deixar o quarto arejado para não acabar sofrendo com o calor ou com problemas de saúde, que a temperatura elevada pode causar.

Portanto, separamos algumas dicas de como refrescar quarto para que você possa aproveitar o seu espaço e dormir tranquilamente, mesmo naquelas noites em que a temperatura está muito alta. Confira:

Como refrescar quarto no calor sem usar ventilador ou ar-condicionado

Nem sempre podemos utilizar um ventilador ou ar-condicionado como uma maneira de nos refrescarmos nas noites quentes de verão, assim, é preciso buscar alternativas econômicas e acessíveis para lidar com esse problema.

Pensando sobre isso, selecionamos dicas de como refrescar o quarto caseiro, ou seja, com coisas que a sua casa oferece. Veja a lista:

1. Tire os eletrônicos da tomada

Os aparelhos eletrônicos costumam aquecer muito quando ligados na tomada, assim acabam contribuindo para o aquecimento do ambiente. Então, uma maneira de como deixar o quarto arejado é desconectar o máximo de aparelhos possíveis, antes dormir.

Esse método ajudará a temperatura do quarto a ficar baixa, além de contribuir para a economia na conta de luz.

2. Use tecidos leves

Outra forma de como refrescar quarto no calor, especialmente na hora de dormir, é evitar o uso de tecidos pesados, como edredons ou cobertores grossos. Para mais, também é importante escolher tecidos leves para as cortinas, lençóis e fronhas.

Uma dica é optar por tecidos feitos de algodão, por exemplo, já que ele permite uma circulação mais fácil do ar.

3. Promova entradas de correntes de ar

A técnica mais simples de como refrescar quarto naturalmente é criando correntes de ar, ou seja, basta deixar os ambientes abertos. Portas internas e janelas não devem ficar fechadas, pois, isso interrompe a circulação da brisa dentro de casa.

Fazer isso durante o fim da tarde ou início da noite é uma maneira garantida de frescor, já que o ar, com a temperatura mais baixa, circula de modo mais amena.

Contudo, embora essa seja uma maneira prática de como refrescar quarto caseiro, lembre-se de colocar seu bem-estar em primeiro lugar. Não deixe portas e janelas abertas se isso prejudicar a sua segurança ou a da sua família.

4. Feche as cortinas durante o dia

Há uma excelente maneira para deixar aquele quarto abafado, que recebe luz direta do sol através das janelas, mais fresco. Para isso, basta fechar as cortinas, ou persianas, durante o dia. Elas ajudam ano isolamento do calor e na manutenção da temperatura do ambiente.

Parece controverso, já que é indicado manter as janelas abertas para que haja circulação do ar, mas isso não será um problema se as correntes de ar estiverem fracas.

5. Deixe a roupa de cama no freezer

Embora seja uma dica incomum, deixar a roupa de cama no freezer realmente ajuda a lidar com o quarto abafado. Para isso, coloque seu lençol dentro de um saco plástico, para evitar que ele toque os alimentos, e então encaixe-o no congelador antes de deitar. Assim, você terá um lençol fresco na hora de dormir.

O que mudar no quarto abafado para deixá-lo refrescante

Ventilador

Se mesmo testando os métodos de como refrescar quarto caseiro, você notar que a temperatura não está mudando ou se você estiver em busca de métodos mais diretos para lidar com um ambiente abafado, talvez você precise buscar uma alternativa que seja menos econômica que as anteriores.

Na lista a seguir, sugerimos algumas alternativas de como refrescar quarto abafado. Confira:

1. Use ventiladores posicionados estrategicamente

Embora seja uma das opções mais óbvias, muitas pessoas acabam não fazendo um bom aproveitamento desse aparelho por não saberem onde colocar o ventilador no quarto.

Para saber como fazer isso com precisão, é necessário observar quais são os lugares em que o ventilador funcionará com eficiência, além de reparar se esses locais não atrapalharão a passagem ou uso do espaço.

Também vale usar truques para otimizar o desempenho do ventilador, como posicionar uma bacia ou garrafa com água em frente ao aparelho, já que isso ajuda a condicionar o ar e deixa-o mais refrescante.

2. Instale um bom ar condicionado ou climatizador

Às vezes um ventilador não é suficiente e você terá que optar por uma opção mais cara de como refrescar quarto abafado: um ar-condicionado ou um climatizador. O conforto ofertado por esses aparelhos é mais térmico e serve muito bem, especialmente, para quartos grandes, pois, alcançam mais áreas desses ambientes

Contudo, mesmo com o aparelho instalado, muitas pessoas não sabem exatamente como deixar o quarto gelado com ar-condicionado. Assim, se você estiver passando por esse problema, tente uma das soluções a seguir:

  • Verifique no controle se existe a função “cool”. Se a resposta for positiva, ative-o.
  • Não deixe o ar direcionado para a mesma direção, faça ele circular ligando o modo swing, caso ele esteja no controle.
  • Utilize o modo fan no ar-condicionado, pois, com ele é possível definir a velocidade e a intensidade do aparelho.
  • Mantenha as janelas e portas do cômodo fechadas, já que isso permite que o ar gelado escape.
  • Sempre mantenha o filtro limpo.
  • Compre um modelo com potência adequada ao cômodo.

Uma alternativa mais barata em relação ao ar-condicionado são os climatizadores. Eles consomem menos energia, porém, tem a potência menor.

3. Aposte nas plantas como itens da decoração

Uma opção de como refrescar quarto que, além de trazer frescor para o ambiente, dá vida ao seu cantinho, é a disposição de plantas. Elas contribuem para manter a umidade e no controle da temperatura, que fica mais baixa.

Não há uma regra de como a plantas devem ficar, contanto que fiquem dentro do quarto, elas ajudarão bastante. No entanto, não vale colocar só uma ou duas, pois, elas não darão conta de eliminar todo o calor do quarto abafado. Além disso, elas não precisam ser grandes, as pequenas também conseguem auxiliar nesse processo.

4. Troque as lâmpadas por modelos de LED

A iluminação artificial pode ser o problema que está interferindo na climatização da casa. Portanto, uma boa maneira de como refrescar quarto abafado é trocando-as por um modelo de LED.

Também conhecidas como lâmpadas brancas, elas trazem como vantagem o fato de esquentarem menos e diminuírem o gasto de energia. Além disso, as lâmpadas de LED duram por muito mais tempo.

5. Trocar os pisos por materiais mais frios

Há também a possibilidade de a causa do calor no ambiente ser por conta do piso. Uma alternativa de como refrescar quarto abafado, nesses casos, é apostar em pisos de materiais mais frios, como porcelanato, já que eles conseguem manter o ambiente arejado por mais tempo.

Também é importante evitar os tapetes no chão, porque eles ajudam a acumular calor. Caso você não consiga ficar sem eles, busque por modelos mais finos e de cores mais claras.

Como diminuir a temperatura de um ambiente fechado

O calor é um grande inimigo de ambientes fechados e quartos sem janelas. Portanto, é preciso buscar opções para manter uma boa circulação do ar e controle da temperatura. Nesses casos, além de tentar seguir as dicas como a instalação do ar-condicionado, troca de lâmpadas e do material do piso, você também pode tentar as seguintes técnicas de como refrescar quarto:

  • Pinte as paredes com cores claras: essa técnica é bastante tradicional, uma vez que esses tons mais fracos não esquentam tanto, assim eles podem diminuir calor parede. A mesma dica serve para os móveis, evite compra-los em tons escuros.
  • Compre um circulador de ar: uma vez que se torna difícil depender das mudanças climáticas naturais, eles serão muito úteis.
  • Busque por borrifadores elétricos de água e outros produtos de fácil manuseio: eles podem não ser eficientes em grande escala, mas ajudam bastante.
  • Instale mantas térmicas para diminuir calor parede: a manta pode reduzir a temperatura do quarto em até 5 °C. Já que ela impede que as irradiações alcancem o ambiente interno, dessa maneira, ela oferece uma temperatura mais aconchegante.

Gostou das dicas de como refrescar quarto?

É importante buscar deixar o quarto mais fresco nas estações em que o calor é intenso, pois, além de promover o bem-estar, também ajuda a sua saúde. Assim, se você dorme ou trabalha em um quarto abafado, vale a pena tentar aplicar uma dessas técnicas.

Gostou das dicas de como refrescar quarto no calor? Tem críticas ou sugestões? Escreva sua resposta nos comentários!