Como tingir roupa: veja como fazer em casa com passo a passo

Todo mundo conhece bem essa situação… Com o tempo, aquela roupa querida que tanto nos acompanhou começa a ficar desbotada, sem vida, com aquele aspecto puído. Ou, pior, pode acontecer algum acidente e ela ficar manchada de água sanitária ou graxa.

Fora isso, a peça está em perfeitas condições, veste bem e seria uma pena descartá-la, ainda mais em um momento em que precisamos consumir com mais responsabilidade. Mas, por outro lado, todas as vezes que você tenta usá-la, fica com aquela sensação de estar mal-arrumada.

Também pode acontecer de aquela roupa branca básica estar parada no seu guarda-roupa, sem muita bossa, pedindo para ser reinventada com um toque de cor, mas você não sabe bem como fazer.

É por essas situações que pensamos em trazer uma dica valiosa.  Saber como tingir roupa em casa pode ajudar você a reciclar e reinventar suas roupas sem precisar gastar muito. Acompanhe!

Dicas de como tingir roupa em casa

Preparamos a seguir várias dicas de como tingir roupas de forma fácil em casa. Antes de iniciar, é necessário seguir algumas precauções:

  • Use luvas para proteger a pele;
  • Siga as instruções na embalagem do corante;
  • Use utensílios (panela, balde) que você não utilize no dia a dia na cozinha – reserve peças específicas para esse fim;
  • Tecidos naturais, como algodão e lã, são os que melhor absorvem a tinta.
  • Na hora de comprar a tintura, considere o tamanho e – se possível – quantas gramas a roupa pesa para saber a quantidade de necessária para tingir a roupa.
  • O fixador pode conservar a cor por mais tempo.
  • Roupas coloridas devem secar à sombra para conservarem a cor por mais tempo.

Tomando esses cuidados, pode seguir tingindo roupas por aí tranquilamente. Confira a seguir.

Como tingir roupa preta

Como tingir roupa

As peças de roupa pretas são elegantes e vão bem em diversas ocasiões. Por isso, são muito usadas do dia a dia e costumam ficar “russas” rapidamente.

Para poder usá-las por mais tempo, você precisará dos seguintes itens:

  • Corante para roupas pretas (vendido em lojas de artesanato ou supermercados);
  • Uma panela ou balde para colocar a água e a peça;
  • Uma colher grande ou pedaço de madeira para misturar;
  • Sal e vinagre como fixador (1 colher de sopa para cada 300g de roupa).

Passo a passo:

  1. Forre com papel alumínio o fogão para evitar sujeira.
  2. A peça precisa estar limpa e úmida.
  3. Em uma panela grande, para cada 100g de roupa, coloque 2 litros de água e ligue o fogo.
  4. Depois de aquecer, coloque o corante e mexa para dissolver.
  5. Adicione a roupa e mexa por uma hora. Se ficar parada, a peça pode manchar.
  6. Espere esfriar e enxágue o excesso.
  7. Deixe de molho por 30 minutos no fixador ou em água salgada.

Como tingir roupa jeans

Para deixar o jeans com cara de novo, você precisará de um corante para roupas líquido ou em pó, também chamado de tintol. Quanto mais claro for o jeans, mais possibilidades de cor são possíveis.

Antes de tingir a calça jeans, lave bem a peça para evitar que possíveis sujeiras atrapalhem o processo de coloração da roupa. O ideal é lavar o jeans com produtos de boa qualidade. Não precisa colocar a roupa para secar, basta lavar e iniciar o passo a passo:

  1. Coloque água para ferver;
  2. Dissolva o corante em um balde com água quente, seguindo as instruções do fabricante, e misture até obter uma solução homogênea.
  3. Mergulhe o jeans no recipiente e deixe-o nessa mistura por uns 30 minutos, mexendo com uma colher de pau.
  4. Após meia hora, desligue o fogo.
  5. Retire o jeans da solução e jogue a água fora, com cuidado para não se queimar ou manchar o ambiente.
  6. Enxágue bem o jeans. Repita a operação até remover todo excesso de tinta. Quando a água estiver transparente, é hora de parar.
  7. Use um fixador de cor ou adicione sal na água fria. Deixe a peça descansar por cerca de 30 minutos.

Como tingir roupa com tinta xadrez

O corante xadrez é uma opção para aqueles que gostam de elaborar a cor sozinhos. Você pode encontrar as seguintes cores do corante do tipo xadrez: preto, vermelho, amarelo, azul, verde, roxo, alaranjado e branco.

Você alcança a cor desejada a partir das cores primárias, diluindo-as ou misturando-as entre si, até atingir tonalidade exata. Há várias tabelas que podem guiar você para atingir a cor desejada. O próximo passo é utilizá-las para tingir roupa, seguindo as orientações vistas aqui.

Como tingir roupa tie dye

Roupa Tie Dye

A estampa mais icônica do movimento hippie dos anos de 1960 e 1970 voltou com tudo e está sendo mais usada do que nunca. Com o isolamento social e a onda do “faça você mesmo”, a customização tie-dye tornou-se uma forma divertida de criar peças únicas, uma vez que é impossível criar duas estampas iguais.

O passo a passo de como tingir roupa tie dye é parecido com os anteriores, com a diferença de que você pode inventar formas de amarração, usar uma ou diversas cores na sua roupa branca. Para fazer tie dye em roupas escuras, você deve usar água sanitária para “descorar” a peça.

Recomendamos que você faça o processo primeiro em uma camiseta velha antes de começar a arriscar as peças melhores. Você precisará dos seguintes itens:

  • Uma peça limpa de preferência cor neutra;
  • Elásticos
  • Tesoura
  • Tintas para tecido, corante ou água sanitária
  • Recipiente para colocar o produto diluído
  • Água​

Passo a passo:

  1. Para começar o tingimento umedeça a peça.
  2. Utilize elásticos para amarrar bem firme o tecido. É a amarração que vai criar falhas na peça e o efeito tie dye.
  3. Escolha o produto (tinta ou água sanitária) de sua preferência e borrife nas partes divididas onde desejar a estampa. Se for tinta ou corante, é necessário diluí-lo em água para aplicar no tecido.
  4. Quando finalizar o processo, desamarre o tecido e enxague em água fria.
  5. Espere até ela ficar seca para ver o resultado.

Como tingir roupa em degradê

 

Esse é um processo um pouco mais elaborado do que o tie dye, mas que também pode criar peças únicas e bem interessantes. Você precisará de:

  • Corante para tingimento de roupas em cores próximas em diferentes tonalidades, por exemplo, verde-claro, azul turquesa, verde-escuro e azul cobalto.
  • Colher de madeira;
  • Duas panelas grandes;
  • Fixador de corante;
  • Corante para algodão nas suas cores preferidas;
  • Uma peça branca 100% algodão.

Passo a passo:

  1. Dilua em 2 litros de água quente, uma colher (sopa) de corante na cor mais escura e uma colher (chá) de corante na cor intermediária. Divida a peça da cava até a barra de acordo com a quantidade de cores.
  2. Mergulhe em fogo baixo a barra da peça, deixando-a imersa ao longo de 3 minutos, sempre mexendo com a colher de madeira. Repita o processo com as demais divisões até a metade da peça. Enxágue e coloque-a para secar à sombra.
  3. Na outra panela, misture uma colher (sopa) de da cor mais clara e 2 litros de água, também quente. Reinicie as divisões desde a cava até a gola da camisa e refaça o processo.
  4. Coloque a peça toda mais cinco minutos, na solução. Em seguida, enxágue bem.
  5. Dilua o fixador em 2 litros de água quente, mergulhe a roupa por 30 minutos, sempre mexendo. Depois, lave enxague a peça e deixe-a secar à sombra.

Que tal as nossas dicas de como tingir roupas?

Você também tem dicas para reavivar suas roupas? Compartilhe nos comentários com a gente!