Como tirar cheiro de ralo do banheiro: veja dicas simples para seguir

Sabe aquele cheirinho desagradável que você sente ao entrar em determinados banheiros? Normalmente, a razão principal são os gases que acabam ficando presos nas tubulações. Problemas provenientes com o vaso sanitário, sifão da pia ou, até mesmo, no ralo do banheiro também gerar um odor de esgoto no cômodo. 

Se isso vem ocorrendo com frequência na sua casa e você está desconfiado de problemas no ralo do banheiro, saiba que isso é mais normal do que as pessoas desconfiam. Porém, por conta de ser um local de higienização pessoal e ter muitos germes e bactérias, é importante saber como resolver essa questão.

Então, que tal colocar a mão na massa e aprender mais a como tirar mau cheiro do ralo do banheiro com esse guia completo que preparamos abaixo? Basta continuar lendo!  

Cuidados importantes ao mexer no ralo de banheiro

Antes de prosseguir com as dicas de como tirar mau cheiro do ralo do banheiro, são necessários ter alguns itens de proteção que vão te proteger de contaminações ou outros tipos de acidentes: 

  • Um par de luvas de borracha;
  • Uma ou duas máscaras de proteção;
  • Óculos de proteção;
  • Saco de lixo com tamanho suficiente para remoção dos dejetos;
  • Uma roupa que poderá ser descartada ou bem gasta, que além da proteção a sua pele poderá ser suja na tarefa.

Depois de comprar as EPIs acima, para contribuir com um banheiro mais limpo e cheiroso, aproveite para realizar a limpeza do vaso sanitário, do box e da pia do banheiro.

Como tirar mau cheiro do ralo do banheiro

Para tirar o mau cheiro do ralo do banheiro, você pode optar por usar produtos comuns, fáceis de encontrar na despensa de casa, como, por exemplo, o vinagre branco, o bicarbonato de sódio, ou, até mesmo, o fermento químico.

Esses ingredientes conhecidos da nossa culinária, além de não serem corrosivos, ajudam a remover de maneira eficiente a camada de gordura que fica grudada nos ralos. Eles também são excelentes para minimizar o odor de esgoto. Contudo, você não pode jogar qualquer ingrediente, ainda que natural, ou então, produtos químicos porque “alguém indicou”.  

Infelizmente, as pessoas acabam fazendo uso da soda cáustica para retirar o mau cheiro do banheiro ou para desentupir ralos, só que esse produto químico é altamente corrosivo. Ou seja, você pode acabar danificando a sua tubulação, sem solucionar o problema e maximizando seu prejuízo. 

Por isso, leia com atenção as próximas dicas a seguir. Na dúvida, o melhor é contratar um profissional. 

Com vinagre branco e bicarbonato de sódio

Essa é uma das receitinhas caseiras infalíveis de como tirar mau cheiro do ralo do banheiro. Para conseguir dar sequência nesse processo, você precisará ter em mãos:

  • Um copo americano de água;
  • Um copo americano de vinagre branco;
  • Uma panela para fazer a receita;
  • Cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • Um pano de chão limpo.

Modo de fazer:

  1. Leve uma panela ao fogo com um copo de água mais um copo de vinagre branco;
  2. Aguarde ferver a mistura;
  3. Desligue o fogo e aguarde por meia hora a misturinha esfriar;
  4. Em seguida, adicione na panela mais cinco colheres de sopa de bicarbonato;
  5. Logo após, já pode despejar o conteúdo da panela diretamente no ralo banheiro;
  6. Quando efervescer, cubra a abertura do ralo com o pano de chão;
  7. Para finalizar, aguarde mais meia hora e despeje um copo de água morna no ralo. 

Com fermento químico

Sim, o mesmo fermento que você usa para fazer bolos também pode ser usado para remover o mau cheiro do ralo do banheiro. Para fazer essa tarefa, você precisará de:

  • Três colheres de sopa de fermento químico;
  • 300 ml de água morna;
  • Um recipiente para misturar os ingredientes;
  • Um copo americano de água morna.

Agora veja o passo a passo de como tirar mau cheiro de ralo de banheiro:

  1. Em um recipiente, coloque 300 ml de água mais três colheres de sopa de fermento químico;
  2. Dissolva bem o fermento na água que deverá estar morna;
  3. Logo em seguida, despeje a misturinha diretamente no ralo do banheiro;
  4. Deixe essa receita repousar no ralo por aproximadamente 1 hora;
  5. Por fim, adicione mais um copo de água morna no ralo.

Não se esqueça que para ajudar a minimizar o cheiro de esgoto no cômodo, abra bem as janelas para que ar possa circular no ambiente e amenizar o cheiro. 

Com sal de cozinha

O sal de cozinha não serve apenas para dar mais sabor a carnes e saladas, ele é uma excelente opção para desentupir e, também, para tirar o cheiro ruim do banheiro. Para saber mais, assista ao passo a passo no tutorial retirado do youtube e tire suas dúvidas: 

Com outras peças

A Tigre – empresa de soluções hidráulicas – já inventou uma solução para o cheiro de esgoto do ralo, além de evitar insetos e espuma no caso das lavanderias. O nome da peça chama-se “Anti-espuma”. Para conhecer mais sobre essa peça e saber se vale a pena, confira mais no vídeo do Youtube no link a seguir: 

Com dicas de um encanador

Às vezes o problema do mau cheiro do ralo do banheiro não tem relação com entupimento e sim como uma má instalação do ralo. Seguindo as dicas do encanador no vídeo do Youtube, ele explica que em algumas instalações hidráulicas são feitas sem o uso de um cifrão. Para saber mais, assista no link:

Como o assunto pode render muitas dúvidas, há outro vídeo que explica o que uma instalação hidráulica mau feita por ocasionar no ralo da sua casa. Esse vídeo é do canal Bom de Obra: 

De qualquer forma, na dúvida, consulte um encanador ou pedreiro da sua confiança!

Quais são as melhores formas de prevenção do mau cheiro no ralo do banheiro?

Ainda que todas as formas e produtos mencionados acima serem eficientes para eliminar o mau cheiro no ralo do banheiro, a forma mais eficiente de contornar esse problema é a prevenção. Então, se você não quer mais sofrer com esse problema de odor ruim, siga as cinco dicas abaixo:

  • Jamais jogue nenhum objeto no ralo do banheiro, como: restos de sabonete, plásticos ou quaisquer outros objetos que possam obstruir o caminho para o esgoto;
  • Evite jogar cabelo no ralo e converse com todas as pessoas de casa para evitarem de fazer o mesmo. Procure também retirar cabelos e pelos após o uso do chuveiro;
  • Tenha sempre uma lixeira disponível no banheiro para qualquer objeto que não tenha mais utilidade seja descartado nesse local;
  • Realize a higienização frequente do ralo do banheiro, eliminando elementos que podem obstruir, às vezes ficando enroscados na tampa do ralo e no interior dele;
  • Faça com frequência a manutenção dos encanamentos, evitando assim que os dejetos não se acumulem na tubulação e não acabe provocando o mau cheiro no ralo do banheiro.

Mesmo com todas os truques e dicas acima, em alguns casos, você deverá consultar um encanador ou especialista em hidráulica para te ajudar a como tirar mau cheiro do ralo do banheiro!

Seja cauteloso com a limpeza da sua casa, especialmente com o banheiro. Aproveite e deixe nos comentários abaixo se você ainda tem dúvida sobre o assunto para que possamos te ajudar!