Como tirar cheiro do microondas: veja o passo a passo simples e prático para seguir

O cheiro de queimado denuncia que a pipoca passou do ponto sem que você se desse conta! O microondas é um eletrodoméstico muito prático para aquecer pequenas porções de comida, estourar uma pipoca ou descongelar alimentos. Mas quando as coisas passam do ponto e queimam, o cheiro que fica no interior do aparelho parece tão persistente que ficará lá para sempre! 

Mas, independente do que causou o mau odor no seu microondas, saiba que é possível (e fácil) resolver este problema. Hoje, trouxemos 5 maneiras de tirar o cheiro de queimado do microondas. As quatro primeiras são receitas que utilizam ingredientes que com certeza você tem na cozinha. A última é uma função que boa parte dos microondas têm. 

Veja abaixo quais são elas! 

Como tirar cheiro de microondas com água e limão

Esta é uma receita muito simples, que utiliza um ingrediente já conhecido dos produtos caseiros de limpeza: o limão. Esta fruta cítrica é um poderoso desengordurante e aromatizante natural. Tudo isso se deve a uma substância presente tanto no sumo como na casca do limão: o limoneno. 

O limoneno possui propriedades bactericidas e antifúngicas, além de desengordurante. Dessa forma, é uma substância segura e eficiente quando o assunto é limpeza. 

E como o limoneno pode ser encontrado em toda a família de cítricos, você pode usar qualquer variedade de limão para esta receita. Mas se não tiver nenhum disponível na sua casa no momento, pode substituir também por uma laranja ou uma tangerina! 

A receita que apresentamos abaixo leva somente água e limão e pode ser utilizada tanto para retirar gordura, restos de alimentos grudados quando para tirar o cheiro de queimado do microondas. 

Confira o passo-a-passo de como limpar o microondas com água e limão:

  1.  Em uma tigela de vidro que pode ir ao microondas, coloque cerca de 1 xícara de água (240mL).
  2.  Esprema um limão na água. Acrescente também a casca restante dele.
  3.  Leve a tigela ao microondas e ligue-o até que a água ferva lá dentro (isso pode demorar de 3 a 5 minutos, dependendo da potência microondas).
  4.  Depois que a água ferver, desligue o microondas e aguarde alguns minutos antes de abrí-lo. Com o aparelho fechado, o valor gerado a partir da água fervida com limão irá amolecer as partículas de gordura deixada pelos alimentos. Além disso, retirar a tigela imediatamente à fervura da água aumenta as chances de se queimar e causar acidentes. 
  5.  Passados alguns minutos, remova a tigela de água com cuidado. Você pode precisar de uma luva térmica ou do auxílio de um pano de prato para isso, pois a tigela e a água ainda estarão quentes.
  6.  Utilize uma esponja ou pano úmido para limpar o interior do microondas.

Pronto! Com esta limpeza, o cheiro de queimado, assim como a gordura e o resto de alimentos sairão facilmente do seu microondas.

Como tirar cheiro de microondas com vinagre 

Assim como o limão, o vinagre também é um ingrediente que tem ação desengordurante e desinfetante. Isso se dá graças ao ácido acético, encontrado na composição do vinagre. Dessa forma, o ingrediente pode ser utilizado tanto para a limpeza de superfícies como para elimina odores do ambiente. 

O vinagre mais indicado para esta receita é o de álcool. Ele é um tipo de vinagre mais concentrado e apresenta coloração transparente, o que evita manchas. Além disso, ele tem um custo menor do que outros tipos de álcool no mercado.

O princípio desta receita é muito semelhante à receita anterior com limão, a única diferença é na proporção de vinagre e de água. Aqui, é utilizada uma proporção maior de vinagre em relação ao limão. Apesar de serem ácidos, o vinagre tem propriedades diferentes do limão. 

Confira agora como limpar o microondas com água e vinagre:

  1.  Em uma tigela de vidro que pode ir ao microondas, faça uma mistura de 1 parte de água para 1 parte de vinagre.
  2.  Leve a mistura ao microondas. 
  3.  Ligue o microondas e só o desligue quando perceber que a água da tigela está fervendo. Isso leva, em média, de 3 a 5 minutos, mas pode depender da potência máxima do seu aparelho.
  4.  Com o microondas desligado e fechado, mantenha a tigela com água lá por alguns minutos. É neste momento em que a mistura irá retirar odores e agir para desengordurar o seu microondas. Também dará tempo o suficiente para a tigela e a água abaixar a sua temperatura, o que evita queimaduras e acidentes.
  5.  Passados alguns minutos, remova a tigela do microondas. 
  6.  Utilize uma esponja ou um pano umedecido para finalizar a limpeza do seu eletrodoméstico.  

Pronto, o seu microondas estará livre do mau-cheiro e da sujeira!

Como tirar cheiro de microondas com café

Pó de café é um ótimo neutralizador de odores. Em lojas de perfumes, é comum que se ofereça um potinho com grãos de café para que os cliente aspirem entre um perfume e outro. Sem ele, seria difícil sentir novas fragrâncias. 

Esta técnica funciona porque o café tem entre as suas propriedades, a capacidade de reter odores. É por isso que o truque não funciona só em perfumarias, mas em outros ambientes com cheiros fortes. Confira a receita de como eliminar cheiros do seu microondas com café!

  1.  Em uma tigela de vidro que pode ir ao microondas, coloque cerca de 1 xícara de água (240mL). Adicione também duas colheres de sopa de café em pó. 
  2.  Coloque a tigela no microondas. Ligue-o até ferver a água da tigela.
  3.  Desligue o microondas e, antes de abrí-lo, espere alguns minutos. Este é o momento onde a mistura de água e café irá agir para retirar o cheiro e qualquer odor do seu aparelho. 
  4.  Com cuidado, retire a tigela de dentro do microondas. Lembre-se de que ela ainda estará quente. Por isso, utilize uma luva térmica ou cubra as mãos com um pano de prato. 

Pronto! O valor da água com café irá eliminar o odor de dentro do seu microondas. Você sentirá o aroma do café, mas aos poucos ele irá desaparecer também. 

Como tirar cheiro de microondas com bicarbonato de sódio

Outra receita de como tirar cheiro de microondas é usando outro ingrediente que pode ser utilizado na culinária como na limpeza. O Bicarbonato de Sódio, assim como o café, age como um neutralizador de odores orgânicos. Ou seja, ele ajuda a tirar cheiros que surgem a partir dos alimentos. 

O passo-a-passo desta receita é o menos trabalhoso, mas também é o que demora mais. A receita pode ser utilizada sozinha ou para finalizar a limpeza das outras receitas acima, caso elas tenham deixado um odor residual. 

Confira:

  1.  Em uma tigela pequena, adicione 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. 
  2.  Coloque a tigela dentro do microondas por algumas horas ou durante uma noite inteira. Não é necessário ligar o aparelho, só deixar a sua porta fechada e esperar que o bicarbonato absorva o odor de dentro dele.

Quando não sentir mais nenhum cheiro lá dentro, é só retirar a tigela e está pronto!

Como usar a função Tira Odor do microondas Consul

Os aparelhos de microondas mais modernos têm uma função muito simples que tira o cheiro do microondas sem precisar de receita de limpeza. A função Tira Odor é acionada a partir de um toque no painel frontal do aparelho. 

Ela pode ser utilizada no dia-a-dia, para suavizar odores e cheiros que ficam no microondas após o aquecimento de alguns alimentos. Mas, para odores muito fortes ou para momentos em que o interior está engordurado, é recomendado a utilização das receitas acima. 

Confira como usar a função Tirar Odor do microondas Consul:

  1.  Com o aparelho vazio, aperte a tecla Tira odor e inicie a função clicando no botão INICIAR/+30 seg.