Como tirar cheiro de xixi de cachorro: veja o passo a passo fácil

Quem tem um cachorro em casa sabe de todas as vantagens que a companhia desses bichinhos trazem para a nossa vida. Eles animam qualquer ambiente, divertem a família toda, são leais, companheiros e carinhosos. Só quem tem bichinhos de estimação em casa entende as dores e as delícias de ter um animal em sua vida.

Saber lidar de forma adequada com os cuidados necessários para manter um cachorro em casa auxilia, e muito, no dia a dia da casa! Neste artigo, você irá aprender como tirar cheiro de xixi de cachorro!

Como dissemos, nem tudo é um mar de rosas para os apaixonados por cachorros. Embora a presença desses animais tenha inúmeros benefícios, às vezes, o cuidado com eles e com a casa pode ser cansativo e desagradável.

Alguns cães têm hábitos de mais difícil controle e acabam urinando dentro de casa, no chão, em sofás, colchões e tapetes e, com isso, provocam dores de cabeça em qualquer dono. Por isso, saber como tirar cheiro de xixi de cachorro é um conhecimento fundamental aos amantes de animais.

Embora o comportamento de urinar em locais inapropriados, muitas vezes, seja somente um descuido natural que faz parte da vida de muitos bichinhos, é necessário observar o padrão de seu cão e buscar auxílio veterinário caso esses acidentes se tornem muito frequentes.

Neste artigo, separamos dicas essenciais para você aprender como tirar cheiro de xixi de cachorro. Siga a leitura e não perca!

Como tirar cheiro de xixi de cachorro: a importância de educar o seu cão

Se você possui um filhote de cão em casa, ou, então, um cachorro adulto que não foi adestrado para urinar em um local determinado, a dica principal para evitar esse inconveniente é sempre tentar educar o animal. Um treinamento correto fará com que o cão tenha uma vida mais saudável e evitará dores de cabeça, danos à casa e trabalho em excesso para você e sua família.

Caso o cão urine dentro de casa, ou em outro local inapropriado, nunca reaja com agressividade ou castigue o animal. Especialistas em comportamento canino explicam que um cachorro não é capaz de compreender que um ato fisiológico e natural, como o de urinar, pode ser errado e levar a um castigo.

Portanto, a melhor maneira de lidar com esses acidentes é, sem dúvidas, focar no adestramento do cão e no reforço positivo quando ele fizer xixi no local correto. Uma técnica muito eficiente é que você defina um único lugar para que o cão faça as suas necessidades. Lá, coloque jornal ou um tapete higiênico e recompense-o sempre que utilizar o local correto para urinar ou evacuar.

Fique atento aos comportamentos do seu cachorro e observe quando ele está apertado para fazer xixi. Então, leve-o para o local definido e aguarde com ele que ele faça as necessidades. Recompense com um petisco após.

Seguindo essas dicas, aos poucos o seu cão entenderá que o local de urinar é aquele definido por você e isso trará muito mais harmonia para a relação de vocês em casa!

A seguir, você irá conferir recomendações de como tirar cheiro de xixi de cachorro com métodos adequados que não prejudicam a saúde do seu cão!

Como tirar cheiro de xixi de cachorro com segurança

A utilização de produtos inadequados para limpar e remover o odor de urina deixado por bichinhos de estimação pode causar danos à saúde do seu melhor amigo, portanto, tome cuidado com o uso excessivo de produtos de limpeza! Muitos animais desenvolvem alergias e outras reações a produtos com substâncias muito fortes ou inadequadas, portanto, aja com cuidado e, em caso de dúvidas, consulte um veterinário de sua confiança.

Além disso, a composição química de muitos produtos que utilizamos para remover o mau cheiro e desinfetar os ambientes, quando é inadequada para a limpeza da urina, não remove todos os traços do odor.

Como o olfato dos cães é muito aguçado, mesmo que nós não percebamos mais o cheiro após a limpeza, eles ainda sentirão os traços de urina naquele local. Assim, é muito provável que urinem novamente no mesmo lugar, pois é um instinto natural para eles.

Métodos infalíveis e dicas importantes de como tirar cheiro de xixi de cachorro

A primeira coisa que você precisa saber sobre como tirar cheiro de xixi de cachorro de qualquer local ou superfície é: quanto mais rápido fizer a limpeza, melhor será o resultado! Assim, busque limpar a urina o mais rápido possível após perceber o acidente.

Caso a urina esteja no chão, antes de jogar qualquer produto, retire o excesso com a ajuda de um papel absorvente. Se você limpar primeiro o líquido, a limpeza com produtos será mais eficaz na remoção do odor.

Se a urina estiver em estofados, roupas de cama ou tapetes, evite deixar que o líquido seque, pois a ureia presente no xixi pode causar manchas e impregnar nos tecidos. Use, também, um papel absorvente para remover o excesso de líquido, pressionando-o bem contra a superfície.

Lembre-se de utilizar luvas de limpeza para evitar qualquer problema em sua pele! Siga a leitura para ficar por dentro dos principais métodos de como tirar cheiro de xixi de cachorro.

1. Como tirar cheiro de urina de cachorro do sofá

Existem muitos produtos vendidos em pet shops e lojas especializadas em animais que são específicos para a limpeza de sofás e estofados. Estes são opções excelentes para quem deseja investir em produtos com componentes de eficácia comprovada para a limpeza e remoção do odor desagradável da urina dos bichinhos.

Mas, se este não é o seu caso e você deseja economizar mas, ainda assim, obter um resultado satisfatório, trouxemos uma receita caseira excelente para a limpeza de estofados e tapetes. Confira abaixo!

Ingredientes:

  • 50mL de água oxigenada 10 volumes;
  • 1 colher de sobremesa de vinagre branco;
  • 1 colher de sopa de álcool,
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 4 gotas de detergente;
  • 3 gotas de essência, ou um pouco de amaciante de roupas.

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture todos os ingredientes e mexa até que o bicarbonato se dissolva. Então, coloque a misturinha em um borrifador e está pronta para uso!

Passo a passo para a limpeza:

Inicie retirando o excesso de urina com o auxílio de um papel absorvente, como explicamos anteriormente. Em seguida, borrife a misturinha que você preparou no local que deseja limpar.

A quantidade borrifada não precisar ser excessiva, mas você deve umedecer o estofado com a mistura. Em seguida, utilize uma escovinha de limpeza com cerdas macias para espalhar o produto que você fez no estofado sujo.

Finalize limpando o excesso com um papel higiênico, papel toalha ou pano de limpeza limpo e seco. Agora, você deve deixar o tecido secar, preferencialmente, no sol.

Caso não seja possível, utilize um ventilador ou secador de cabelos para secar o estofado.

Pronto! O seu sofá agora está livre do mau odor!

2. Desinfetante caseiro para tirar cheiro de urina de cachorro

Assim como produtos para fazer a limpeza do sofá, há muitos outros produtos especializados na remoção do odor de urina de cães do chão. Nas lojas especializadas em animais, você encontra uma série de desinfetantes e limpadores potentes contra o cheiro de xixi do seu cachorro.

É comum que muitos desses produtos contenham amônia quaternária, uma substância excelente para a limpeza e que não afeta a saúde dos animais ou das pessoas.

Se você deseja fazer você mesmo o seu desinfetante bactericida e eficaz contra o cheiro de xixi, trouxemos aqui uma receita caseira que utiliza produtos que todo mundo tem em casa. Ela é muito econômica e versátil! É excelente para o uso no chão ou estofados. Siga a leitura e fique por dentro!

Ingredientes:

  • 50mL de álcool líquido;
  • 50mL de vinagre branco;
  • 50mL de água;
  • 50mL de limpador perfumado (desinfetante perfumado);
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture todos os ingredientes com cuidado e certifique-se de que todo o bicarbonato está dissolvido. Em seguida, aguarde de 1 a 2 minutos até que a espuma da mistura abaixe. Então, coloque a misturinha no borrifador.

Passo a passo para a limpeza:

Inicie a limpeza retirando o excesso de urina com um papel, como explicamos anteriormente. Então, borrife a mistura na superfície que deseja limpar e deixe que ela faça efeito por alguns minutos. Em seguida, faça a limpeza do local com um pano úmido.

Se necessário, repita esses passos e deixe a mistura agir por mais tempo.

Se for utilizar a mistura em estofados como sofás, colchões, almofadas ou tapetes, siga os passos que ensinamos no item anterior de como tirar cheiro de urina de cachorro do sofá.

Gostou das dicas e métodos de como tirar cheiro de xixi de cachorro? Escreva nos comentários dúvidas e sugestões!