Como tirar mancha de caneta: veja o passo a passo e dicas caseiras

Como Tirar Mancha de Caneta

Você sabe como tirar mancha de caneta de roupas? Existem diversas dicas, mas a principal delas é sempre tentar tratar as manchas de tinta o quanto antes, de preferência quando a tinta estiver fresca, pois a limpeza ficará mais difícil depois que a tinta secar. Porém, se você não conseguiu enxergar a mancha a tempo, não se preocupe. Ainda assim não é impossível! Aprenda aqui como tirar mancha de caneta facilmente. Confira.

Como tirar mancha de caneta à base de água 

A maioria das canetas são à base de água e o bom é que tirar essas manchas não é uma tarefa muito difícil, pois um bom detergente poderá remover facilmente essas manchas. Para as manchas mais fortes e resistentes você poderá fazer um pré-tratamento antes de colocá-las na máquina de lavar com produtos mais abrasivos. 

Nesses casos, antes de colocar a roupa na máquina de lavar, use um pano de microfibra lavável para tentar absorver a tinta. Contudo, se a mancha não sair, aplique removedor de tinta à base de água, usados para dissolver manchas e deixe de molho por aproximadamente 10 minutos. Certifique-se de que a mancha de tinta saiu antes de colocar a roupa para secar. 

Como tirar mancha de caneta permanente  

Quando as canetas não são à base de água fica um pouco mais complicado, mas não impossível! A maioria das canetas permanentes são feitas à base de óleo, por isso água e sabão não são bons aliados na remoção. Você precisará de removedor de tinta capaz de quebrar os óleos presentes nas roupas manchadas. 

A primeira dica é aplicar álcool isopropílico ou laquê aerossol na mancha para tentar retirá-la. Ao utilizar essas substâncias utilize máscaras e tome muito cuidado pois o vapor do álcool é prejudicial à saúde. Deixe por alguns minutos e coloque na máquina de lavar, se certificando antes de secar que a mancha saiu por completo. 

Dicas caseiras de como tirar manchas de caneta

Como tirar mancha de caneta

Separamos abaixo algumas dicas caseiras de como tirar manchas de caneta com produtos caseiros. Saiba como tirar manchas de caneta facilmente! Acompanhe conosco essa leitura. 

Como tirar mancha de caneta com álcool ou removedor de esmalte 

A dica caseira mais clássica de como tirar mancha de caneta de roupas é com álcool ou removedor de esmalte, que são mais eficientes quando a mancha é recente. Para as peças mais pesadas, adicione o álcool ou removedor na esponja e esfregue até que a mancha desapareça. Paras as peças mais delicadas, utilize um pano fino ou algodão. 

Se a mancha já estiver seca será um pouco mais difícil de tirar, por isso, umedeça a mancha com água e depois aplique o álcool ou removedor de esmalte, esfregando até que saia completamente. De qualquer forma, proteja a parte de baixo com uma toalha ou pano, para evitar que a manche de espalhe para outras partes da roupa. 

Como tirar mancha de caneta com sabão neutro ou vinagre

Você também poderá tirar mancha de caneta de roupas com sabão neutro ou detergente. O processo será mais demorado, por isso, é indicado para roupas mais delicadas que podem danificar quando entram em contato com substâncias químicas abrasivas. Para limpar, umedeça a mancha com água e aplique o sabão ou detergente, esfregando de forma delicada e com cuidado. Deixe o produto agir por 1 hora e depois esfregue novamente. 

Se a mancha não sair você pode tentar o vinagre branco, ótimo para remover manchas de roupas claras. Aplique o vinagre com um pano ao algodão e esfregue. Não deixe de colocar uma tolha ou pano por baixo para evitar que a mancha de espalhe para outras partes da roupa. 

Como tirar mancha de caneta com água oxigenada ou alvejante

Consulte a etiqueta da sua roupa e verifica se há alguma sinalização contra a utilização de água oxigenada ou alvejante no tecido. Se for permitido, excelente! A água oxigenada é uma excelente aliada na remoção de manchas. Aplique o produto diretamente na mancha de caneta e espere alguns instantes. 

Em seguida, esfregue de forma delicada até que a mancha saia totalmente. Não esqueça de proteger o outro lado da peça, pois caso contrário a mancha poderá transpassar para outras partes da roupa, fazendo com que a peça fique toda manchada, afinal os resquícios de tinta removida ainda estarão sobre a superfície da roupa. 

Esse mesmo processo também pode ser utilizado com o alvejante, que terá a mesma função que a água oxigenada, porém com ação mais forte. Pode ser que que colocar o alvejante na área a mancha se dissolva facilmente, principalmente se a tinta estiver fresca. Porém, de a mancha for resistente esfregue por alguns minutos.

Como tirar mancha de caneta com suco de limão ou leite morno

Você já tentou tirar manchas com suco de limão ou leite? Parece estranho, mas funciona! Essas substâncias possuem propriedades clareadoras e são facilmente encontradas em casa. Comece mergulhando a roupa manchada em um recipiente como leite morno ou suco de limão, deixando de molho por aproximadamente 5 minutos. 

Esse cuidado por si só poderá ser suficiente para eliminar a mancha, porém se ela persistir, esfregue a peça com cuidado até que a mancha saia completamente. Em seguida, lave a roupa normalmente e se for necessário repita o processo. Lembre-se de ao esfregar a peça, colocar uma tolha embaixo para evitar que a manche se espalhe. 

Como tirar mancha de caneta com spray de cabelo

Se o spray de cabelo que você usa em casa tiver álcool na sua composição, também poderá ser um bom aliado para tirar mancha de caneta. Coloque um pano abaixo do tecido manchado e borrife o spray de cabelo, esfregando de forma delicada com outro pano até que os resquícios de tinta sejam removidos totalmente. 

Depois, lave a peça normalmente como de costume. Certifique-se antes de secar se a mancha saiu por completo, pois se for preciso, você deve repetir o processo. Lembre-se de colocar uma toalha abaixo da roupa para evitar que a mancha se espalhe. Só isso! Muito prático não é mesmo? 

Como tirar mancha de caneta com removedor de manchas

Se com todas as dicas acima você ainda não conseguir eliminar as manchas da sua roupa, será necessário adquirir removedores próprios para manchas. Provavelmente isso ocorrerá porque a mancha já secou e a caneta era permanente, feita à base de óleo. Primeiro tente tirar a mancha molhando um algodão ou pano no removedor. 

Se não conseguir tirar a mancha apenas passando o algodão ou o pano, deixe a peça de molho no removedor conforme as instruções do produto. Verifique o tempo adequado e deixe o produto agir. Depois lave a roupa normalmente como de costume.  

Como tirar mancha de caneta de couro

As peças de couro são mais delicadas e por isso não podemos tentar tirar as manchas com qualquer produto, principalmente os mais abrasivos que contém substâncias químicas fortes. Para tirar mancha de caneta de couro, utilize a técnica com detergente neutro e álcool. 

Basta aplicar um pouco de álcool na mancha com um pano limpo e na sequência, aplicar o detergente neutro com outro pano, esfregando a região delicadamente. Alterne os produtos e repita o processo até que a mancha seja removida. Viu como é fácil?

Dicas de como tirar mancha de caneta de paredes e estofados

As crianças riscaram as paredes e o sofá com caneta? E agora? Quem tem criança em casa sabe que situações como essa são inevitáveis, mas seus móveis e paredes poderão ficar novinhos em folha com essas dicas simples.

Primeiro, aplique o detergente neutro sobre uma esponja e esfregue na parede até que a mancha seja removida. O detergente não irá danificar a pintura ou superfície, por isso é o melhor aliado nesses casos. Para os móveis da casa, o bicarbonato de sódio poderá ser ainda melhor na hora de remover as manchas. Faça uma mistura com duas colheres de bicarbonato de sódio com uma colher de água e aplique sobre a mancha. Deixe agir até que a mancha saia. 

Mas e se o risco foi feito no sofá e estofados? Bom, nesse caso, você poderá utilizar álcool, detergente neutro ou mesmo o vinagre branco. O álcool é um composto forte que facilita a remoção de manchas, principalmente em superfícies de couro, é mais recomendado para manchas frescas que ainda não secaram. Umedeça o local com o produto e esfregue. Depois seque para remover a umidade. 

O vinagre e o sabão neutro também são excelentes aliados. No caso do vinagre, misture em um recipiente com água e aplique a esponja, depois passe sobre a superfície manchada suavemente, até que seja removida. Bem fácil né? Já para o caso do detergente neutro, aplique o produto sobre a mancha e deixe agir por aproximadamente 30 minutos, depois esfregue sobre a superfície e a mancha será removida. 

Não precisa mais se preocupar em como tirar mancha de caneta, pois tem solução

Gostou das nossas dicas sobre como tirar mancha de caneta? Veja que existem várias técnicas com produtos facilmente de serem localizados em casa. Você poderá tirar as manchas de forma rápida e sem ter muita dor de cabeça. Siga o nosso passo a passo e veja as manchas serem removidas como mágica. Gostou do nosso artigo ou quer deixar um comentário? Utilize os campos abaixo.