Como tirar mancha de desodorante: veja o passo a passo e produtos para usar

O desodorante é um item indispensável no dia a dia da grande maioria das pessoas, principalmente no Brasil em tempos de calor. Embora essencial para ficarmos livres de odores desagradáveis, o uso do desodorante, muitas vezes, causa manchas nas axilas de nossas roupas. Trouxemos aqui 8 dicas de como tirar mancha de desodorantedas roupas, para você não precisar mais quebrar a cabeça!

Manchas amareladas ou brancas, que muitas vezes até endurecem o tecido das roupas, são as mais clássicas decorrentes do uso de desodorantes. As roupas claras e feitas de tecidos naturais, como o algodão, são as mais afetadas por esses produtos, mas roupas coloridas e as de tecido sintético também não estão imunes às manchas.

Mas não se desespere caso você já tenha tentado de tudo para remover tais manchas e não tenha obtido sucesso. Essas dicas de como tirar mancha de desodorante vieram para salvar as suas roupas, sem que você precise de muito sacrifício, ou então de produtos caros!

Siga a leitura e fique por dentro!

O que exatamente causa as manchas de desodorante nas roupas?

Normalmente, as manchas nas axilas das roupas ocorrem ou por consequência da mistura dos produtos contidos no desodorante com o nosso suor, ou porque vestimos a roupa sem que o desodorante esteja completamente seco.

Esses resíduos grudam no tecido e se acumulam ao longo do tempo. Por esse motivo, somente a lavagem das roupas na máquina de lavar roupas não é suficiente para removê-las.

Os desodorantes roll-on são os mais comuns de causarem manchas, devido à sua característica mais cremosa e maior tempo de secagem. Além disso, os desodorantes antitranspirantes usualmente contêm sais de alumínio e são esses produtos que, misturados ao suor, são responsáveis pelas manchas.

Porém, não se preocupe! A seguir você vai aprender 8 truques simples e eficazes de como tirar mancha de desodorante.

Como tirar mancha de desodorante com produtos simples do seu dia a dia

A dica principal para remover qualquer mancha de desodorante das suas roupas, é lavá-las o quanto antes! Sim, assim que você perceber que a axila de alguma camisa ou camiseta começou a amarelar, imediatamente use um dos métodos que você vai aprender a seguir.

Como vimos, as manchas ocorrem devido a um acúmulo de desodorante e suor nas fibras do tecido. Logo, o quanto antes você lavar, mais fácil será de remover a mancha.

Portanto, atente-se sempre às axilas de suas roupas! Caso tenham algum sinal de mancha, lave à mão antes de colocá-la na máquina de lavar roupas. Se você usar qualquer uma das dicas a seguir, com certeza terá sucesso!

1.Vinagre

O vinagre é um produto extremamente versátil na limpeza doméstica. Ele é um excelente bactericida e será poderoso na remoção das manchas.

Utilize vinagre branco ou de álcool para remover manchas de desodorante em roupas escuras e de tecidos naturais, como a lã. Em roupas brancas, seu uso não é recomendado, pois pode deixar a peça amarelada.

Com a roupa seca, você deve colocar o vinagre diretamente na área manchada e deixar o produto agir durante aproximadamente 8 horas. Em seguida, esfregue, enxague com água e lave a roupa como de costume.

Uma outra opção é deixar a roupa de molho no vinagre com água, também por 8 horas. Use meio copo de vinagre para cada 5 litros de água. Passadas 8 horas, lave a roupa normalmente.

2. Sal

Esse método é perfeito para manchas endurecidas e antigas, em roupas claras ou escuras. O sal irá funcionar como uma espécie de esfoliante para o tecido, auxiliando na remoção dos resíduos impregnados no local.

Umedeça a área manchada da roupa e coloque uma colher de sal, busque esfregar o sal no local para dissolvê-lo. Deixe agir durante 8 horas.

Passado o tempo de ação, molhe o tecido, coloque mais sal na região e esfregue. Em seguida, lave a roupa normalmente.

3. Bicarbonato de sódio e limão

O bicarbonato de sódio e o limão são dois outros produtos coringas na limpeza doméstica. Muitas receitas de produtos de limpeza caseiros contam com esses ingredientes, pois são bactericidas potentes.

Esse método é excelente para manchas antigas e pode ser utilizado tanto nas roupas claras, quanto nas escuras.

Em um recipiente pequeno, misture o suco de meio limão com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Com a ajuda de uma escovinha, aplique essa mistura na área manchada da roupa ainda seca.

Esfregue a região com a escova e deixe agir por aproximadamente 20 minutos e enxágue. Em seguida, lave a roupa como de costume.

4. Bicarbonato de sódio e vinagre

De maneira semelhante ao suco de limão, a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio também é uma excelente opção para retirar manchas de qualquer tipo. A combinação desses dois produtos causa uma reação química com poderes desengordurantes, muito útil na retirada de manchas de desodorante.

Da mesma forma que no método anterior, faça uma pasta de bicarbonato e vinagre e aplique sobre a roupa ainda seca, com a ajuda de uma escovinha.

Esfregue a região manchada e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxague e lave a roupa normalmente.

5. Água oxigenada

Uma opção excelente para retirar manchas de desodorante é o uso da água oxigenada. Porém, tome cuidado pois ela pode manchar roupas coloridas! Utilize água oxigenada apenas em roupas brancas.

Coloque um pouco de água oxigenada 20 volumes na roupa seca e deixe o produto agir por aproximadamente 5 minutos. Você verá que a área irá borbulhar devido à reação da água oxigenada com a sujeira do tecido.

Em seguida, enxague bem enquanto esfrega a peça. Então, lave como de costume.

6. Detergente

O detergente pode ser útil também na remoção das manchas de desodorante mais antigas e resistentes.

Com a roupa seca, coloque o detergente sobre a área manchada e deixe agir por meia hora. Então, umedeça o local e esfregue. Enxague bem e, em seguida, lave normalmente.

7. Álcool

Usar álcool é um truque excelente contra as manchas brancas de desodorante que ficam nas roupas coloridas. Porém, você deve tomar cuidado para não deixar o produto agir durante muito tempo para evitar que a roupa desbote.

Coloque um pouco de álcool de limpeza na área manchada da roupa ainda seca. Deixe agir por cerca de 10 minutos e, então, lave a roupa como de costume.

8. Detergente, bicarbonato de sódio e água oxigenada

Bicarbonato de sodio

Esse método irá juntar três produtos para combater as manchas de desodorante mais antigas e impregnadas! Tome cuidado com o tempo de ação dessa mistura, para que ela não desbote as roupas mais escuras.

Em um recipiente, misture 4 colheres de sopa de água oxigenada 20 volumes, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de chá de detergente.

Em seguida, aplique sobre a região manchada com a ajuda de uma escovinha. Deixe agir por cerca de 1 hora e esfregue com a escova antes de enxaguar. Então, lave a roupa normalmente.

Roupas limpas e livres de manchas de desodorante

A melhor maneira de evitar que suas roupas fiquem manchadas de desodorante é esperar que ele seque antes de vestir camisetas ou camisas. Mas após essas dicas, mesmo que o desodorante manche as suas roupas, você saberá o que fazer!

Lembre-se de que se as manchas não saírem da roupa na primeira tentativa de cada método, o ideal é não estender o tempo de ação de cada produto, pois isso pode causar danos ao tecido. Finalize a limpeza da roupa, aguarde que ela seque e, então, tente novamente o mesmo método, ou algum diferente.

Escreva nos comentários quais truques de como tirar mancha de desodorante você mais gostou!