Como tirar mancha de óleo da roupa: aprenda em 7 passos simples

Não deixe para depois o que pode fazer agora, tirar mancha de óleo da roupa pode ser mais fácil do que parece.

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas para tirar a mancha de óleo da roupa. Aqui vamos especificar algumas delas, utilizando ingredientes simples e que sempre temos a disposição em casa e o mais importante: tirando a mancha de óleo da roupa e não danificando o tecido. 

Olhe a etiqueta da roupa e siga as instruções, já que determinados tecidos como lã, couro, seda e camurça, costumam ter tratamentos especiais de lavagem e em alguns casos precisam ser lavados a seco.

Sempre que citado “esfregar” deve ser respeitada a delicadeza de cada tecido, outra observação a ser feita é em relação à secagem no sol ou ferro, pois, se a mancha permanecer, o calor pode fixá-la ainda mais. Continue a leitura desse artigo e tire as suas dúvidas.

Por que não esperar para tirar mancha de óleo da roupa?

Quanto mais tempo a gordura estiver em contato com o tecido, mais difícil será para tirar a mancha de óleo da roupa. 

Percebendo que engordurou, imediatamente use um pano seco ou uma toalha absorvente para remover o mais superficial, dessa forma verá que ficará mais fácil para tirar a mancha de óleo da roupa.

Agora confira algumas formas de remover esse tipo de mancha:

Tirar mancha de óleo da roupa recente ou em roupa que já foi lavada

Para tirar as manchas com apenas 2 produtos, misture lustra móveis branco e detergente neutro. Evite o colorido por causa do pigmento, sendo a quantidade aproximadamente de 1 colher de sopa de cada um.

Na sequência leve a mistura diretamente na mancha, aguarde 10 minutos e esfregue com uma escova de cerdas macias. Após esse processo, lave com água fria, podendo ser na máquina, tanquinho ou a mão, o importante é tirar mancha de óleo da roupa.

Tirar mancha de óleo da roupa, desde tecido mais delicado até tecido de sofá

Utilizando álcool e amaciante de sua preferência, misture 1 colher de sopa de amaciante e 2 colheres de sopa de álcool. Aplique o conteúdo na mancha com uma escova de dentes velha. 

Deixe agir de 10 a 15 minutos e esfregue delicadamente para não danificar o tecido. Se a aplicação for feita em um sofá, seque com um pano seco. Se for um tecido pode lavar normalmente e entenderá que tirar mancha de óleo da roupa e estofado é muito simples.

Tirar mancha de óleo da roupa colorida

Em um recipiente adicione 4 colheres de bicarbonato e água quente, despeje a mistura sobre o tecido e deixe agir por 30 minutos, depois lave normalmente a roupa como de costume.

Outra alternativa é: na área da mancha coloque um pouco de bicarbonato e esprema meio limão. Deixe agir, esfregue delicadamente e lave a peça de roupa normalmente. Os dois procedimentos vão tirar mancha de óleo da roupa colorida e vale observar que essa dica serve para manchas recentes.

Tirar mancha de óleo da roupa branca

Você achou que sua peça estava perdida? Muita calma! Utilize Aspirina que é muito eficaz para tirar mancha de óleo na roupa. Esmague um comprimido com água misturando até que vire uma pasta, despeje em cima da mancha e aguarde a mistura agir.

Por se tratar de roupa branca talvez tenha que repetir o processo até que tire a mancha de óleo da roupa por completo.

Outra forma de fazer é: coloque em uma panela a peça de roupa, acrescente água e deixe bem quente. Assim que estiver fervendo, coloque açúcar na panela e mexa bem.  

Deixe a roupa de molho até a mancha desaparecer.

Receita da vovó

Uma dica infalível, normalmente indicada pelas vovós de plantão é: esfregue sabão de coco sobre a mancha e coloque no sol. Deixe em média 30 minutos e lave normalmente.

Ainda usando a experiência da vovó podemos utilizar o sabonete neutro como alternativa. Você sabia que eles são desenvolvidos para tirar a oleosidade da pele? Isso ajuda a retirar a oleosidade da fibra do tecido facilitando tirar mancha de óleo da roupa.

Talco também é eficaz?

Sim, o talco ajuda a retirar manchas mais rápido por aderir a gordura do tecido com mais facilidade. 

A desvantagem é que o tempo em que ele fica sobre a peça é muito maior que os demais produtos, por volta de 12 horas antes da lavagem a fim de ter o efeito de tirar mancha de óleo na roupa.

Removedor pode danificar o tecido?

Os removedores têm um reagente mais forte que os demais produtos e tira a mancha com mais facilidade, lembrando que sempre após a aplicação deve ser polvilhado por cima talco ou trigo. Mas ele pode sim danificar seu tecido.

Outra desvantagem é que seu cheiro pode penetrar no tecido precisando de mais de uma lavagem para retirar. O mais indicado neste caso é utilizar outros produtos e não é recomendado para roupas coloridas.

Dicas para tirar mancha de óleo da roupa em situações de emergência

Em uma pausa daquela reunião extensa bateu aquela fome e você resolveu comer um lanche para enganar o estômago? Para sua infelicidade deixou cair na roupa?

Não se preocupe! Temos uma dica para essa situação que é colocar um papel toalha para absorver a gordura. Na sequência pingue algumas gotas de sabão neutro, somente em cima da mancha e esfregue. 

Retire delicadamente com um pano seco. Lembrando que essa dica é para uma situação de emergência, a fim de disfarçar a mancha até que a peça possa ser lavada, tirando a mancha de óleo definitivamente.

Outra situação: você está em casa prontinha para sair e manchou a roupa com alimentos na cozinha? Foi com azeite ou óleo de fritura? Siga os próximos passos:

  • Misture 1 colher de chá de vinagre com 1 colher de chá de água;
  • Na sequência, com uma escovinha esfregue sobre a mancha delicadamente;
  • Passe o local com um ferro quente e estará pronta novamente.

Aqui mais uma proveitosa dica, com produtos que temos à disposição em quase todas as praças de alimentações, que é sal e álcool. Algumas gotinhas sobre a mancha e um pouco de sal, esfregue delicadamente e retire o excesso do sal. Isso disfarçará momentaneamente a mancha.

Gostou das nossas dicas sobre tirar mancha de óleo da roupa?

Já que você aprendeu como tirar mancha de óleo da roupa com produtos que sempre temos em casa à disposição, naturais e baratos, faça o teste em suas peças de forma prática e econômica.

Tenha suas roupas por muito mais tempo e muito mais bonitas. Essas dicas também podem ser utilizadas para outras manchas do tipo: mofo, tinta de caneta, maquiagem, graxa, mancha de outro tecido, café, esmalte, molho de tomate, vinho etc.

Considere que um tira manchas também ajuda, principalmente se a mancha já não é recente ou esta mais difícil de remover. Se já foi lavada por várias vezes e passou por algumas secagens, a mancha fica mais resistente e os tira manchas foram criados para essa finalidade, então tem o poder quimicamente de agir rápido e tirar mancha de óleo da roupa.