Como tirar mancha de sorvete da roupa

Em um dia de calor, sair para tomar um sorvete é maravilhoso, mas pode acontecer de cair na roupa e geralmente as manchas são difíceis de sair, principalmente se esperar que ela seque. Se o sorvete for de chocolate, açaí, uva ou morango, eles têm pigmentações mais fortes por causa dos corantes alimentares, dificultando a retirada da mancha do tecido.

Sorvete é a sobremesa mais pedida principalmente pela garotada, e até mesmo pelos adultos. Eles são deliciosos, mas o que fazer se cair na roupa? Nos acompanhe, que vamos te ensinar como tirar mancha de sorvete da roupa.

Como tirar mancha de sorvete da roupa: confira!

Em qualquer situação, tire o mais rápido possível o excesso da sujeira da roupa. Utilize um papel toalha, pano úmido ou guardanapo e pressione delicadamente sobre o tecido, no local da mancha, para que não se espalhe ainda mais. Você pode também virar a peça do avesso e molhar o lado inverso da mancha com água fria, pois, isso vai evitar que o sorvete penetre no tecido. Quanto mais tempo deixar, mais ficará difícil de sair a mancha.

Vamos mostrar dicas fáceis e práticas que vão te auxiliar, como tirar mancha de sorvete da roupa

Quais são os produtos mais indicados?

  • Detergente neutro;
  • Sabão de coco;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre branco;
  • Água-oxigenada, amônia; 
  • Água com gás;
  • Guardanapo, toalha de papel, pano úmido; 
  • Alvejante sem cloro;

Acompanhe abaixo nossas dicas e como fazer o uso da quantidade e aplicação correta para cada situação. Assim, cada vez mais aprendemos como tirar mancha de sorvete da roupa.

Sorvetes mais escuros, como tirar mancha de sorvete da roupa?

Os deliciosos sorvetes de chocolate, açaí, uva ou morango são os favoritos, mas também são os que mais penetram no tecido, dificultando a retirada da mancha pela pigmentação. O de chocolate em específico também, por ser o mais gorduroso, facilitando que a mancha se espalhe com mais facilidade pelo tecido. Caiu na roupa?

Retire com papel toalha o excesso do sorvete, depois usando água com gás, molhe a mancha do sorvete. Deixe agindo por alguns minutos e na sequência esfregue com um pano branco ou uma escova de cerdas macia, dependendo do tecido é claro, e lave normalmente a roupa.

Também pode utilizar para tirar a mancha, o bicarbonato de sódio e água. Dilua o bicarbonato em 5ml de água e aplique sobre a mancha, esfregue com uma escova de dentes, lave como de costume e deixe secar em local arejado.

O detergente neutro, aplicado sobre o local do tecido que o sorvete caiu, também ajuda muito no processo de retirada da mancha da roupa. Basta deixar agir por alguns minutos, e na sequência esfregue com uma escova de cerdas macias, lave a peça, enxágue e coloque para secar naturalmente.

Sabão de coco, tem uma excelente atuação na retirada dessa mancha também. Aplique-o, sobre a mancha, deixando agir por alguns minutos, esfregando com escova de dentes, na sequência lave como de costume e deixe secar em local arejado. 

Sempre olhe as instruções para aquele tipo de tecido na etiqueta da peça e , siga as orientações recomendadas para evitar qualquer problema.

E se a mancha estiver seca?

Quando a mancha seca fica um pouco mais difícil retirar, mas, siga atentamente esses passos que ficará muito fácil aprender como tirar mancha de sorvete da roupa.

Com uma escova de dentes de cerdas bem macias, passe cuidadosamente sobre o local, para que a sujeira se desprenda. Pode ser utilizada também uma colher ou uma espátula.

De preferência use bicarbonato de sódio com água morna: coloque no local manchado, deixe agindo por alguns minutos e esfregue o local, dos dois lados da peça. Depois lave normalmente a peça e coloque para secar. Se não sair completamente a mancha, você pode repetir o processo.

Sorvete de açaí, a mancha é mais difícil de tirar?

Realmente é uma mancha que vai dar um pouco mais de trabalho, mas calma! Não é impossível. 

Retire com um papel toalha ou pano úmido o excesso da mancha, mergulhe a peça em uma bacia, com detergente neutro ou sabão de coco, e adicione uma colher de sopa de vinagre branco. Após alguns minutos, esfregue o local. Na sequência lave a peça como de costume. Nesse passo, se perceber que ainda há resquícios da mancha use um alvejante. 

Como tirar mancha de sorvete da roupa se estiver na rua?

Se você tiver na rua quando o incidente ocorrer, experimente as próximas dicas de como tirar mancha de sorvete da roupa: vire a roupa do avesso e coloque somente o local da mancha sob a torneira, para que a pressão da água inicie a remoção os resíduos do sorvete, que possam ter penetrado a roupa.

Se tiver um sabonete, passe-o sobre o local da mancha e esfregue com os dedos deixando formar espuma. Retire a espuma com água fria com auxílio de um pano úmido ou papel toalha. Quando chegar em casa coloque a roupa de molho, preparando a retirada da mancha por inteiro, para lavar.

Como tirar manchas de sorvete mais antigas?

Coloque em uma bacia 950ml de água, uma colher de sopa de detergente e uma colher de sopa de amônia, mergulhe a peça de roupa por 15 minutos. Vire do avesso e esfregue o local para facilitar que a mancha se solte, deixe de molho novamente por mais 15 minutos e depois lave como de costume.

Como tirar manchas de sorvete com calda?

Se tirar mancha de sorvete já é difícil imagina com calda, se a calda for avermelhada então piorou. Mas, temos uma dica de como tirar mancha de sorvete da roupa nessa situação.

Retire o excesso com um guardanapo ou pano, misture bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa de vinagre branco e água. Faça uma pasta e aplique diretamente no local da mancha e deixe agir por 15 minutos. Após esse tempo esfregue o local manchado na parte interna e externa do tecido e mergulhe a peça em uma bacia com detergente neutro.

Deixe de molho por 30 minutos. Na sequência, esfregue novamente o local e se perceber que a mancha não está mais no tecido, lave normalmente. Caso não tenha saído por completo repita o processo.

Outra opção, é utilizar em uma vasilha 3 colheres de sopa de detergente neutro, 3 colheres de água-oxigenada e misturar bem. Abra a peça de roupa, aplique a mistura sobre a mancha e com uma escova de cerdas macias esfregue calmamente até que aos poucos, a mancha desapareça. 

Para ter certeza de que a mancha saiu, coloque a parte onde manchou na água a fim de se certificar que realmente ela desapareceu. 

Posso fazer o uso de alvejante para ajudar na retirada da mancha?

Sempre devem ser observadas as indicações contidas na etiqueta da roupa, seguindo as instruções corretamente. Assim, não há problema em usar alvejante.

O alvejante foi desenvolvido para retirar manchas mais profundas e algumas marcas não são a base de cloro e sim concentrada em água-oxigenada, sendo esses produtos menos agressivos para as peças de roupas e mais bruto com as manchas.

Opte por marcas conhecidas sem ser a base de cloro, já que elas podem ser utilizadas tanto nas roupas brancas como nas coloridas e vão preservar sua roupa por mais tempo como novas. Lembrando que cada sabor de sorvete difere na mancha, tem sorvete que com o uso do corante pode dificultar mais a retirada da mancha. Esperamos que você tenha aprendido com nossas dicas! Compartilhe e mande para nós as suas dicas e sugestões.