Como tirar mancha de vinho da roupa: descubra em 10 dicas super fáceis

Se você é apaixonado por vinhos e consome a bebida com frequência, infelizmente está sujeito a respingos. O problema desses incidentes são as temidas manchas que o vinho é capaz de causar, ou seja, basta apenas uma pequena gota para fazer um estrago sem tamanho.

Lavar uma roupa que está com manchas de vinho não é uma das tarefas mais fáceis de se realizar, mas também não é impossível. Existem diversas técnicas comprovadas que podem remover a sujeira sem danificar o tecido, deixando-o novo em folha.

Para que você não tenha mais receio em como tirar mancha de vinho da roupa, confira abaixo algumas dicas que separamos e vão facilitar a sua vida na hora H!

Como tirar mancha de vinho de roupa que acabou de acontecer

Você estava em casa sentada no sofá, lendo um livro quando sem querer, acabou derrubando vinho na sua roupa. Calma! O importante é não deixar a mancha secar. Por isso, tenha em mãos:

  • Folhas de papel toalha ou;
  • Sal;
  • Sabão neutro;
  • Água quente.

Vamos ao passo ao passo?

  1. Em primeiro lugar, você deve retirar o excesso da bebida com as folhas de papel toalha. Caso você não tenha esse tipo de papel, pode usar sal de cozinha (colocando uma grande quantidade em cima da mancha para sugar o líquido;
  2. Logo após retirar a umidade, você deverá lavar a roupa usando água quente e o sabão neutro. A água morna auxilia a remover a mancha;
  3. Pronto: já pode pendurar a roupa para secá-la.

Atenção: caso não seja possível lavar a roupa na hora, você pode colocar um pouco de sabão líquido neutro mais água morna e esfregar cuidadosamente a mancha. O mais importante não é deixar a mancha secar.

Como tirar mancha de vinho de roupa usando água e um balde

Seguimos com dicas para quem tem a possibilidade de ser ágil na resposta da remoção da mancha. Normalmente, esses truques podem ser feitos por quem está na sua casa. Você precisará de:

  • Muita água;
  • Um balde para deixar a roupa de molho.

Agora, veja a seguir como proceder:

  1. Encha um balde com água e coloque a roupa com a mancha de vinho;
  2. Dê uma leve esfregada;
  3. Deixe até que você consiga perceber que a mancha foi removida;
  4. O importante nessa ação é o tempo, já que se o vinho secar, ficará difícil recuperar 100% do tecido.

Atenção: caso não seja possível colocar de molho, você pode usar papel toalha em cima da mancha para sugá-la. Em seguida, umedeça e passe sabonete branco sob a mancha. Em alguns segundos, ela será removida.

Como tirar mancha de vinho com água com gás

Essa dica é preciosa para quando você está uma festa ou evento social, já que costuma ter vários tipos de bebidas, como a água com gás. A efervescência do gás ajuda na remoção das partículas do vinho, penetrando bem no tecido. Você precisa reunir os seguintes itens:

  • Água com gás;
  • Folhas de papel toalha.

Agora vamos ao passo a passo para tirar a mancha?

  1. Primeiro,jogue a água sobre o vinho e aguarde alguns segundos, até que a mancha saia;
  2. Logo depois, retire o excesso da água com papel toalha.

Como tirar mancha de vinho de roupa branca

Não tem nada que dê mais medo do que manchar roupa branca com vinho tinto. Apesar de parecer impossível, o vídeo a seguir retirado do Youtube vai mostrar o contrário. Assista com atenção e aprenda como tirar mancha de vinho de roupa:

Como tirar mancha de vinho de roupa colorida

No tutorial do Youtube, é possível aprender três formas diferentes de como tirar mancha de vinho de roupa colorida. Vamos assisti-lo?

Como tirar mancha de vinho de roupa seca

Você está desesperada já que não conseguiu remover a mancha de vinho ainda úmida. Apesar de não ser o melhor cenário e o trabalho ser maior, não tem problema! Vem com a gente e reúna os seguintes itens:

  • Um frasco de removedor de mancha da sua escolha ou um pote de alvejante sem cloro;
  • Um balde;
  • Água de acordo com as instruções do produto.
  1. Primeiramente, é importante que você vá ao mercado em compre um produto indicado para esse tipo problema;
  2. Leia com atenção as instruções de lavagem do produto escolhido;
  3. Aguarde o resultado;
  4. Caso a mancha tenha saído, lave a roupa normalmente.

Atenção: evite usar produtos sem cloro na composição. Ele pode estragar as fibras do tecido, deixando a roupa com aspecto de velha e, também, desbotar a cor, caso ela seja colorida.

Como tirar mancha de vinho de roupa com água oxigenada

Como é de conhecimento, a água oxigenada é um potente clareador e pode ser usada para remoção de mancha de vinho da roupa. Todavia, por ser muito forte use em combinação com água e, se você quiser aumentar a potência, pode adicionar algumas gotas de detergente neutro. Vamos aos passos?

  1. Coloque um pouco desses três ingredientes sobre a mancha;
  2. Aguarde a mistura agir;
  3. Em seguida, coloque a roupa de molho na água quente;
  4. Para finalizar, enxágue a roupa na água fria.

Atenção: não use essa mistura com a água oxigenada em tecidos delicados e coloridos. Ele poderá destruir as fibras da roupa.

Como tirar mancha de vinho de roupa leite

O leite é uma ótima escolha para usar em manchas recentes. Você só precisa ferver o leite, aplicá-lo na peça de roupa e esperar agir por 8 minutos. Para terminar, basta lavar o tecido que a mancha sairá.

Como tirar mancha de vinho de roupa com Vanish

O Vanish sem cloro é um alvejante indicado na remoção de manchas secas de vinho. Ele é uma boa escolha por ser menos agressivo e indicado para tecidos delicados, por não desbotar tanto.

Não tem muito mistério nesse processo. Leia com atenção o rótulo do Vanish e não se esqueça de ver qual tipo de vinho que causou o estrago. Aplique o produto sobre a mancha. Pode ser que o vinho não saia totalmente, ficando uma mancha mais discreta na primeira lavagem. Procure repetir a ação, já que com outras tentativas a mancha saia.

Como tirar mancha de vinho de roupa com talco

Se você tiver crianças em casa, talvez essa dica seja para você. O talco é um excelente aliado para tirar qualquer tipo de mancha na roupa. Para fazer esse processo, você precisará de;

  • Um frasco de talco de qualquer tipo;
  • Uma escova de dentes com cerdas macia.

Modo de limpar:

  1. Aplique o talco em cima da mancha de vinho e deixe agir por alguns segundos;
  2. Na sequência, esfregue a região com uma escova de dentes de cerdas macias fazendo movimentos suaves;
  3. Por fim, enxágue a peça de roupa, você verá que as fibras do tecido estarão intactas, ficando com aparência de praticamente nova.

Agora você já pode desfrutar de uma taça dessa bebida tão famosa com mais tranquilidade, graças a todas essas dicas de como tirar mancha de vinho, tal tarefa será mais fácil de lidar! Aproveite e deixe nos comentários abaixo quais desses truques que você mais gostou!