Como tirar mancha de vinho: veja o passo a passo fácil e prático

Quem aprecia um bom vinho tinto sabe que é preciso tomar cuidado para não derramá-lo por aí. Quando a cor bordô da bebida encosta em algumas superfícies, pode formar manchas indesejadas. 

Mas saiba que é possível lidar com estas manchas e tirá-las. Mesmo quando já estão secas há muito tempo. O ideal é sempre lidar com elas de imediato, mas existem alguns truques (e produtos) que podem auxiliar nessa tarefa. No post de hoje, separamos as melhores formas de tirar mancha de vinho de diversas superfícies. Depois da limpeza, vai ser como se a mancha nunca tivesse existido! Confira!

Comece com um papel toalha para absorver o líquido

A primeira coisa a se fazer após um derramamento de vinho é tentar absorver a maior parte do líquido antes que ele se espalhe. Não importa se é um tecido, uma madeira ou outro tipo de material.

O papel toalha tem uma grande ação absorvente, sendo a opção mais fácil e efetiva para lidar com um vinho derramado. Na falta de papel toalha, utilize um chumaço de algodão ou um pano que tenha boa ação absorvente.  

Coloque uma folha de papel em cima do líquido derramado, sem esfregar. Pressione levemente para que ele absorva bem. Se necessário, coloque mais folhas por cima, para aumentar a capacidade de absorção. Retire com cuidado, para que o líquido não escorra pelo papel e crie novas manchas na superfície. 

Assim, o vinho fica localizado e você terá menos trabalho em limpar depois. 

Como tirar mancha de vinho de cadeiras, outros estofados e tapetes

Como tirar mancha de vinho de cadeiras, outros estofados e tapetes

Além da utilização do papel toalha, no caso de cadeiras, sofás e colchões, o sal pode ajudar a evitar que o líquido penetre nas fibras do estofado. Antes de lavar, aplique um pouco de sal refinado sobre a mancha, enquanto ela estiver úmida. Aguarde alguns minutos para agir e retire o sal. 

Prossiga na limpeza utilizando uma mistura de água e sabão neutro e uma esponja. Esfregue delicadamente o local da mancha. Retire o excesso de sabão com outra esponja ou um pano limpo e úmido. Deixe secar longe do sol. 

Ah, mas esta técnica não deve ser aplicada em estofados com cobertura de couro, hein! Nesses casos, a limpeza deve ser feita com uma mistura de água e vinagre de álcool. Passe na mancha com a ajuda de uma esponja e finalize secando com um pano seco.

Como tirar mancha de vinho de paredes ou pisos

Caso o vinho tenha derramado no piso e espirrado nas paredes, você pode usar a mesma técnica de limpeza para os dois. Neste caso, a melhor coisa é fazer uma limpeza imediata e efetiva. Depois de absorver o líquido com papel toalha, utilize uma destas opções:

  • Água e sabão neutro: misture uma pequena quantidade dos dois ingredientes e aplique sobre a mancha com um pano ou esponja, esfregando com delicadeza. Depois, utilize um pano úmido para retirar o excesso de sabão e finalize com um pano seco.
  • Saponáceo: o saponáceo é um potente produto de limpeza cuja com composição mineral. Muito utilizado em faxinas pesadas e tirar manchas variadas. Utilize um pano umedecido com um pouco de saponáceo para esfregar o local manchado. Em seguida, passe um pano úmido para retirar o excesso de produto e um pano seco para finalizar.

Como tirar mancha de vinho da madeira

Os móveis de madeira também podem ser alvo de derramamentos de vinhos, como as mesas e cadeiras. Imediatamente, absorva a mancha com um papel toalha e depois passe um pano úmido sobre a superfície, sem esfregar. 

Se a mancha persistir, aplique um pouco de amônia ou de lustra-móveis e passe com um pano seco sobre a superfície. 

Mas para as manchas secas, a melhor opção é usar uma mistura de óleo de linhaça com bicarbonato de sódio, formando uma pasta. Aplique sobre a mancha e deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois, remova a mistura com um pano seco e o excesso com um pano úmido. Para finalizar, passe lustra-móveis para formar uma camada de proteção na madeira.

Como tirar mancha de vinho de roupas ou toalhas

Como tirar mancha de vinho de roupas ou toalhas

Como tirar manchas frescas de vinho

Para limpar manchas recentes de vinho de roupas e outros tipos de tecido, a melhor coisa a se fazer é lavar com água morna e sabão neutro. Existem alguns tecidos mais delicados que não aguentam altas temperaturas, mas a água morna, a cerca de 30°, não deve ser um problema. Para medir a temperatura, você pode usar a parte interior o seu pulso, da mesma forma como se sente a temperatura de mamadeiras de bebês. 

Nesta dica, você pode escolher se quer limpar a peça inteira ou somente a área manchada pelo vinho. Utilize um balde para a primeira opção ou jogue um pouco de água com sabão em cima da mancha. Depois é só esfregar com as mãos. O calor da água ajuda a fibra do tecido a soltar o resíduo de vinho, tornando a lavagem mais fácil. Enxágue e coloque para secar.

Não dá para limpar a mancha na hora?

Se você derrubou vinho na sua roupa em uma festa e não consegue limpar imediatamente, existem alguns truques que te ajudam a disfarçar a mancha avermelhada de vinho. 

  • Vinho branco: O primeiro truque envolve um pouco mais de vinho, mas dessa vez o branco! Com cuidado, derrame um pouco de vinho branco por cima da mancha de vinho tinto. O vinho branco ajuda a diluir a coloração avermelhada do vinho tinto, o que disfarça bem a mancha. 

Depois, é só usar absorver o excesso com papel toalha e voltar à festa. Só não se esqueça de limpar a mancha de verdade quando chegar em casa!

  • Leite: O leite é ótimo para limpar respingos e  manchas pequenas de vinho tinto. Retire o excesso de vinho com um papel toalha e, em seguida, derrame um pouco de leite por cima dela. Assim como o vinho branco, o leite dilui a coloração avermelhada e evita que ela manche a roupa. Retire o excesso novamente com mais papel toalha. 

Como tirar manchas secas de vinho

Uma mancha fresca sempre sai com mais facilidade do tecido. Mas nem sempre é possível limpá-la de imediato. Existem algumas alternativas para a lavagem de tecidos com manchas secas de vinho. Confira quais são elas: 

  • Alvejante sem cloro: para tecidos brancos ou coloridos, o alvejante sem cloro é muito útil na hora de tirar manchas secas de vinho. Utilize água morna com sabão neutro e um pouco de alvejante e coloque tudo junto com o tecido manchado dentro de um balde. Deixe de molho por cerca de 20 minutos. Passado esse tempo, você pode esfregar um pouco e seguir com o enxágue e secagem. 
  • Água oxigenada: misturado com detergente líquido, a água oxigenada é muito efetiva na retirada de manchas secas de tecidos. Utilize a água oxigenada de volume 30 ou 40, encontrada facilmente em mercados ou farmácias. Misture uma pequena quantidade dos dois ingredientes e aplique diretamente sobre o local manchado. Deixe agir por cerca de 1h e, em seguida, utilize um pano molhado ou enxague em água corrente. Esta mistura pode ser utilizada na mancha antes da lavagem normal da peça.
  • Vinagre de álcool: vinagre é um ingrediente muito utilizado na composição de produtos caseiros para limpeza. 

Aqui, ele é utilizado junto com a água, numa proporção de 3 partes de vinagre para 1 de água. Insira o tecido na mistura e deixe de molho nela por cerca de 10 a 15 minutos. Nesta receita, é importante utilizar o vinagre de álcool pois ele é mais concentrado. Também pela sua coloração transparente, que evita que ele manche o tecido. Passado o tempo do molho, retire o tecido e prossiga normalmente com a lavagem.