Como tirar umidade da parede: veja dicas simples e úteis

A umidade nas paredes é um problema mais comum do que se imagina. Atinge as casas mais simples e as mais sofisticadas também.  A manutenção e a prevenção dependerão, exclusivamente, dos seus cuidados de como tirar umidade da parede. Por isso, se você se deparou com uma enorme mancha de umidade despontando em diversos cantos da sua casa, não se preocupe: existem soluções práticas para o seu problema.

Pensando nisso, preparamos esse post com todas as dicas que você precisa saber sobre como tirar umidade da parede. Não saia por aí limpando nada sem antes conferir cada uma delas, para que a solução seja eficiente e duradoura, prevenindo o reaparecimento dessas manchas. Se você ficou curioso e quer saber mais, continue conosco e confira como se livrar do problema de umidade de uma forma definitiva. Acompanhe.

Identifique o problema

Umidade na parede: Identifique o problema

Antes de mais nada, você precisa descobrir qual a origem da umidade na sua parede. As áreas molhadas da casa (banheiro e cozinha) são mais suscetíveis a sofrerem esse tipo de problema, justamente pela alta circulação de água. No entanto, não é exclusividade desses ambientes. Problemas de chuvas ou com encanamentos também podem ocasionar umidade em qualquer parede.

Independentemente de qual seja a causa que levou o aparecimento de umidade em sua parede, um único ponto central pode ser definido como o principal problema: a ausência de impermeabilização ou a execução incorreta na realização do processo de impermeabilizar. Geralmente, notamos o aparecimento de umidade nas paredes com o surgimento de mofo, bolhas ou a descamação de algumas áreas.

Muita gente acaba caindo na tentação de apenas lixar e pintar, no intuito de resolver esse problema. No entanto, essa não é uma forma inteligente ou eficaz de como tirar umidade da parede. Mas, o que seria essa impermeabilização de parede?

Impermeabilizante de parede contra umidade

O impermeabilizante é um procedimento obrigatório nas paredes, que visa impedir que a água entre nos cômodos, além de garantir a integridade das estruturas do imóvel. Por isso, para que as paredes da sua casa fiquem sempre secas e protegidas, você precisa saber como tirar umidade da parede.

Atualmente, os melhores produtos disponíveis no mercado estão centralizados entre a emulsão asfáltica e a emulsão acrílica. A primeira opção funciona com a formação uma espécie de membrana impermeabilizante onde é aplicada. Por outro lado, a segunda opção pode ser aplicada de forma similar à pintura e tem função de acabamento, muito utilizada em apartamentos.

Como tirar umidade da parede que vem do solo

Como tirar umidade da parede que vem do solo

Quando a umidade que você encontra em sua casa não é oriunda das chuvas, áreas molhadas ou problemas pontuais no encanamento, provavelmente é porque a umidade está vindo do solo. Nestes casos, o problema é um pouco mais complicado de ser resolvido, considerando que a raiz da umidade tem ligação com a base estrutural do imóvel.

Quando isso acontece, as paredes estão com contato direto com o solo, absorvendo toda a umidade natural da terra. Os “sintomas” mais aparentes deste tipo de umidade são manchas de bolor bem próximas ao chão, com o toque literalmente úmido. A única solução possível é

isolar e afastar a parede do solo, mas isso não é nada simples e deve ser verificado com um profissional da construção.

Caso não seja viável, o mais indicado é caprichar na aplicação de um bom produto impermeabilizante na base entre o solo e a parede, mesmo sabendo que essa não é uma solução definitiva, pode te poupar de retrabalhos durante muitos anos com umidade no pé da parede.

Como tirar umidade da parede com isopor

Se você precisa de uma solução caseira e bem barata de como tirar umidade de parede, esse passo a passo de forrar as paredes com isopor é indicado para você. Aqui, o objetivo é impedir o surgimento dessa umidade com o passar dos anos, de modo que o isopor funcione como uma espécie barreira contra a umidade.

Para isso, você vai precisar comprar as placas de isopor na metragem total suficiente para cobrir a área desejada. Por uma questão de nivelamento, meça as paredes por inteiro. A instalação é realmente bem simples e sem segredos, podendo utilizar qualquer tipo de cola, preferencialmente fita dupla face com boa aderência nas paredes.

Começando por baixo, aplique todas as placas, como se fosse assentar azulejos. Procure manter as placas bem próximas entre si, de modo que fiquem alinhadas e com um aspecto organizado. Depois de finalizado esse processo, finalize o acabamento da sua parede da forma que preferir, com azulejos, gesso ou tinta. Só não se esqueça de fazer uma correta preparação antes, combinado?

Como tirar umidade da parede do banheiro

Aqui, a principal dica é a prevenção, já que é impossível o banheiro estar livre da circulação de água. Por isso, é recomendado sempre deixar o banheiro com grande circulação de ar, impedindo a formação do mofo. Portanto, após o banho (principalmente os mais quentes), evite fechar as portas antes que todo o vapor tenha se dissipado.

Para quem não tem janela no banheiro, a utilização de um exaustor de umidade é fundamental. Uma outra dica bem simples e prática é evitar alocar toalhas molhadas durante o período em que o banheiro estiver fechado, principalmente o tapete próximo ao box. Além disso, existem lojas com tintas específicas antimofos que são indicadas para os banheiros, principalmente no teto.

Agora, se o problema de umidade já atingiu o seu banheiro, além de prevenir será necessário remediar. Neste caso, o processo de como tirar umidade da parede do banheiro, retirando todos os pontos de umidade funciona com 1 litro de água sanitária em 1 litro de água fria, com algumas gotas de detergente neutro. Após realizar essa mistura, com auxílio de um borrifador, espalhe de forma pulverizada na região afetada.

Delicadamente, esfregue com uma escova de cerdas duras até que as manchas saiam. É importante remover todo o produto com um pano molhado. Não se esqueça de utilizar luvas e proteger o rosto e olhos, já que a água sanitária é muito abrasiva e pode causar sérios danos à sua saúde.

Como tirar umidade do quarto

Como tirar umidade do quarto

A principal dica de como tirar a umidade do quarto a mesma indicada anteriormente: utilize a solução de uma medida de água fria para a mesma medida de água sanitária. Esfregue até que as manchas desapareçam e deixe o ambiente muito ventilado para que seque completamente. Aliás, portas e janelas fechadas são as principais causas do problema de umidade em quartos.

Por isso, sempre que possível deixe o ar circulando, inclusive com a abertura de portas dos armários, gavetas e outros móveis para renovar o ar. A utilização de ventiladores nos quartos também ajuda a acelerar o processo de circulação. Uma forma bem eficiente de evitar ter que lidar com esse problema, é a utilização de tintas impermeabilizantes, que são especialmente desenvolvidas para evitar que a umidade se infiltre nas paredes.

Como tirar umidade da parede de gesso

Se o problema de umidade não for resolvido, os mesmos efeitos na parede comum serão sentidos no gesso. Aqui, com um agravante: a deterioração do gesso e a necessidade de reformar toda a parede, mais de uma vez, em um curto espaço de tempo. Por isso, somente aplique o gesso quando o problema da umidade for identificado e tratado. Para isso, conte com o auxílio de bons profissionais da área.

Tenho uma parede com umidade, como decorar?

Tenho uma parede com umidade, como decorar?

Antes de escolher o melhor revestimento para a sua parede com umidade, é preciso ter cuidado com linhas de revestimento que são autoadesivas e às que possuem áreas metalizadas nas peças. Para o restante dos materiais, tais como o porcelanato, cerâmica ou granito, não há restrições.

Na hora de escolher a tinta para pintar a parede com risco de umidade, é importante optar por produtos resistentes, com a escolha de uma boa tinta impermeabilizante. Os móveis devem ficar um pouco afastados das paredes, e você pode colocar pequenos objetos caseiros que reduzem significativamente esse problema: giz ou carvão.

Como tirar umidade da parede não é mais um problema para você

Como vimos, o processo de como tirar umidade da parede é relativamente simples e os cuidados na prevenção são a melhor forma de evitar esse tipo de problema na sua casa, principalmente nas regiões com climas mais úmidos ou litorâneos. Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou queira deixar algum comentário, compartilhe conosco nos campos abaixo.