Como trocar lâmpada: cuidados necessários e dicas passo a passo para seguir

Trocar uma lâmpada é uma tarefa simples não é mesmo?  Exatamente por isso, as pessoas não dão muita atenção e acabam aumentando os riscos de acidentes. Neste artigo vamos demonstrar a forma segura de trocar diversos tipos de lâmpadas. Siga atentamente nossas orientações para evitar acidentes. Quer aprender como trocar lâmpada da forma correta? Confira nossas dicas:

Como trocar lâmpada: medidas de segurança

O primeiro passo é desligar a energia para evitar o risco de acidente elétrico antes de retirar a lâmpada queimada. Para ter certeza desligue o QDC ou disjuntor geral. Não sabe o que é QDC? Nós explicamos: QDC (Quadro de Distribuição de Circuitos) é a caixa de disjuntores e fusíveis responsáveis por distribuir os circuitos elétricos de um imóvel. Você terá que desligar o QDC ou o disjuntor geral para garantir que a energia está desligada. 

Agora que você se certificou de que a energia elétrica não está ativa, verifique se a lâmpada está quente. Evite se queimar e espere que ela esfrie para fazer a troca. Utilize escadas ou cadeiras firmes e tome bastante cuidado antes de subir. Se você tiver medo de altura ou algum problema de equilíbrio, pode utilizar um produto chamado “saca-lâmpada”, que possibilitará a troca da lâmpada do chão. 

O saca-lâmpadas é uma espécie de extensor, que traz em sua ponta um tipo de garra onde a lâmpada é presa e pode ser removida e colocada com precisão e segurança. No entanto, se você não tem um saca-lâmpadas em casa e está impossibilitado de subir em escadas o indicado é contar com a ajuda de outras pessoas ou contratar um profissional especialista no assunto para trocar a lâmpada com segurança.

Aprenda como trocar os tipos de lâmpada mais comuns no mercado

Aprenda como trocar os tipos de lâmpada mais comuns no mercado 

Observe as medidas de segurança na troca de qualquer tipo de lâmpada para evitar acidentes. Para que você saiba como trocar especificamente o seu tipo de lâmpada, demonstramos abaixo como trocar os tipos de lâmpada mais comuns no mercado. Confira nossas dicas: 

Como trocar lâmpada comum

Precisa trocar lâmpadas comuns de soquete, incandescente, fluorescente ou de LED? Tome os devidos cuidados observando as medidas de segurança necessárias para evitar acidentes. Desenrosque a lâmpada em sentido anti-horário até que ela saia do soquete. Se ela estiver muito presa, segure a base do soquete, mas tome cuidado para não encostar nos contatos ou na parte de metal da lâmpada.

Segure a lâmpada com firmeza, mas não aperte demais para evitar que o vidro se quebre e você se corte. Agora é só enroscar a lâmpada nova no sentido horário até que ela fique bem presa. Não aperte muito a lâmpada para não danificar a rosca. Ligue a energia e verifique se a lâmpada nova está funcionando adequadamente. As lâmpadas comuns são as mais fáceis de trocar!

Como trocar lâmpada fluorescente tubular

Se a lâmpada fluorescente tubular começar a piscar ou suas pontas ficarem pretas é hora de trocar por um a nova. Comece desligando a energia no quadro QDC ou disjuntor geral, espere a lâmpada esfriar. Segure o meio da lâmpada com uma das mãos e com a outra mão puxe a tampa lateral. Puxe os plugues até que desencaixem do soquete. Coloque a lâmpada nova e encaixe novamente. Viu como é fácil?

Como trocar lâmpada de luminária

O primeiro passo é retirar a luminária ou lustre que envolve a lâmpada queimada com cuidado. Você precisará de uma chave de fenda para retirar os parafusos. Agora é só seguir as medidas de segurança demonstradas nesse artigo e adotar o mesmo procedimento da troca de lâmpada comum ou tubular, dependendo do tipo de lâmpada que envolve a sua luminária ou lustre. 

Como trocar lâmpada no teto

A troca da lâmpada no teto necessita de alguns cuidados, pois geralmente ela está protegida por um painel, lustre, globo, spot ou qualquer outro acessório. Se precisar, utilize uma chave de fenda para removê-los e chegar até a lâmpada. Cuidado ao manusear o acessório que envolve a lâmpada para que ele não caia ou quebre, pois muitas vezes o material é de vidro e poderá estar tão quente quanto a lâmpada. 

Observe se o acessório possui armação de metal e temo cuidado nesses casos, pois esse material poderá provar um choque elétrico, resultando em uma queda alta. Faça tudo com cuidado para evitar que você perca o equilíbrio e caia da escada ou cadeira. Siga os cuidados demonstrados nesse artigo e o mesmo procedimento para a troca de lâmpada comum ou tubular, de acordo com a sua necessidade. 

Quando saber se chegou a hora de trocar a lâmpada?

Quando saber se chegou a hora de trocar a lâmpada?

Aprendeu como trocar lâmpada queimada? Muito fácil não é mesmo? Mas saiba que você não precisa esperar a lâmpada queimar para fazer a troca, existem sinais fáceis de serem percebidos de que chegou a hora de trocar a lâmpada. Observando esses sinais você evita de ficar sem luz ou de sair correndo para comprar uma lâmpada nova.

O primeiro passo é observar com frequência a aparência da lâmpada. Se as pontas ou a extremidade estiverem ficando pretas a lâmpada não aguentará por muito tempo. Outro sinal é quando a lâmpada começa a piscar. Suas lâmpadas começaram a ficar pretas ou piscar? se antecipe e compre uma lâmpada nova, pois em breve ela irá queimar. 

Na hora de comprar uma lâmpada, observe a voltagem e a potência para não modificar o nível de iluminação do ambiente. Sabe quando trocamos a lâmpada e achamos que a iluminação não ficou legal? Para que você não sinta diferença alguma sempre verifique a potência e voltagem para garantir que a claridade seja a mesma. 

Verifique também se a luz é quente ou fria, para evitar mudança de tonalidades na iluminação, sendo que as lâmpadas de luz quente são amarelas, enquanto as lâmpadas de luz fria, são brancas. Dê preferência para as lâmpadas de LED, pois elas são modernas e econômicas. As lâmpadas de LED prometem uma redução de até 90% no consumo de energia, comparadas com as lâmpadas comuns. 

A durabilidade das lâmpadas de LED também são uma vantagem, já que a vida útil delas é superior a 625 dias. Isso irá reduzir a necessidade constante de troca de lâmpadas da sua casa. Elas geralmente são mais caras, mas o custo-benefício é melhor e você terá a prova na conta de luz. Elas também possuem baixo impacto de poluição, contribuindo para a sustentabilidade. 

Cuidados ao descartar as lâmpadas queimadas

Você já sabe como trocar lâmpada queimada, mas e agora, o que fazer com ela? Como as lâmpadas são de vidro e se quebram facilmente é muito importante ter cuidado no descarte para evitar acidentes. Não basta simplesmente jogá-las na lixeira, pois os lixeiros podem se cortar com os cacos de vidro. 

O correto é embrulhar a lâmpada no jornal ou revista, ou colocá-las em caixa sinalizando que ali dentro há vidro. Se for possível, descarte o vidro nos locais próprios para material reciclável. Não deixe de tomar esses cuidados, para evitar que você mesmo, outros moradores da sua casa ou os lixeiros, enfim, qualquer pessoa, acabe se cortando com os vidros. 

Como trocar lâmpada: não precisa mais ter medo dessa tarefa

Gostou das nossas dicas de como trocar lâmpada da forma correta e segura? Trocar uma lâmpada é algo muito fácil não é mesmo? Porém os cuidados são essenciais para evitar acidentes. Não deixe de seguir as dicas de segurança para evitar choque elétrico, queimaduras, quedas ou outros acidentes na hora de trocar as lâmpadas da sua casa. 

Siga o nosso passo a passo de como trocar lâmpada de diversos tipos comuns, tubulares e de luminárias ou lustre. Se precisar de ajude chame um profissional no assunto e nunca faça isso sozinho se tiver problemas de equilíbrio. Ao final, descarte a lâmpada com cuidado para evitar que a lâmpada se quebre ocasionando o risco de cortes.