Como trocar resistência do chuveiro: veja o passo a passo simples e seguro

Como trocar a resistência do chuveiro

Muitas vezes, a razão de um chuveiro elétrico não funcionar e não esquentar a água é uma resistência queimada. Por ser um problema muito comum, é essencial que você saiba como trocar a resistência do chuveiro. Assim, não precisará contratar alguém para realizar este trabalho que, sabendo como se faz, não leva nem 10 minutos!

A boa notícia é que fazer a troca dessa pequena peça que fica localizada no interior dos chuveiros é muito fácil! Entretanto, é preciso que você tome alguns cuidados e saiba a técnica correta para garantir a sua segurança e, também, evitar maiores danos ao seu chuveiro. Preparamos este post com um passo a passo simples e muito seguro para te ensinar como trocar resistência do chuveiro, não perca!

Informações básicas: entendendo o que é uma resistência de chuveiro

A resistência do chuveiro é uma peça que fica localizada dentro do chuveiro propriamente dito e é importante que, antes de aprender como fazer a troca, você saiba identificar a peça em questão. Ela pode ter formatos variados e mudar conforme a marca, os níveis de temperatura da ducha e a voltagem sob a qual funcionam, seja ela 110V ou 220V. Mas o mais comum é que as resistências possuam uma forma de espiral e são feitas de metal.

A função da resistência é aquecer a água e moderar a sua temperatura no interior do chuveiro para, assim, fornecer uma água quentinha para um banho confortável. Ela funciona após a água entrar na caixa do chuveiro e fazer pressão sob os componentes elétricos ali existentes. Após a ativação desses componentes, é liberada uma corrente elétrica que irá passear pela resistência e se concentrar nela, fazendo com que ela seja aquecida.

Assim, quando a água fria que está no interior do chuveiro entra em contato com a resistência superaquecida, uma agitação dos elétrons da água faz com que ela também esquente e, então, saia do chuveiro na temperatura desejada.

Nos chuveiros que têm uma chave que regula a temperatura entre “verão” e “inverno”, a chave aumenta ou diminui o tamanho do caminho percorrido pela corrente elétrica dentro da resistência. Quanto maior o caminho, menos aquecida será a resistência e, consequentemente, a água que passará por ela. Portanto, com a chave na posição de “verão”, a água sairá morna e não quente como ocorre com a chave na posição de “inverno”.

É importante que, antes de comprar uma resistência nova para o seu chuveiro, você saiba as especificações de voltagem e da marca da sua ducha. Isso evitará que você cause danos na fiação da sua residência e, também, danos no chuveiro e na resistência nova.

Nunca ligue um chuveiro 110V na fiação 220V, pois ele irá queimar! Quanto a ligar um chuveiro 220V em uma fiação 110V, o que ocorrerá é que a ducha não funcionará de maneira correta e a água não será aquecida.

Agora que você já sabe o que é e como funciona uma resistência de chuveiro, chegou a hora de entender as principais razões que levam um chuveiro a queimar. Siga a leitura e fique por dentro!

Principais causas de chuveiro queimado

Como trocar a resistência do chuveiro

Os motivos que levam um chuveiro a queimar e, consequentemente, parar de esquentar a água podem ser relacionados à instalação do chuveiro e da rede elétrica do local ou, então, podem relacionar-se à resistência.

É importante que você saiba sobre essas causas e como identificá-las para que, assim, possa resolver o problema de forma adequada e evitar recorrências e gastos desnecessários.

Dentre as causas mais comuns de chuveiro queimado estão:

  • Problemas com o disjuntor do chuveiro;
  • Problemas na fiação e rede elétrica da residência;
  • Chuveiro mal instalado;
  • Incompatibilidade de voltagem entre o chuveiro e a ligação elétrica (chuveiro 110V e rede 220V, por exemplo);
  • Banhos muito quentes e/ou muito demorados;
  • Baixa pressão da água, levando a uma sobrecarga do chuveiro.

Ao identificar o provável problema, fica muito mais fácil descobrir se você conseguirá resolvê-lo trocando a resistência do chuveiro, ou se precisará da ajuda de um profissional capacitado.

A seguir, você irá conferir o passo a passo de como trocar resistência do chuveiro de uma forma segura e eficaz!

Como trocar resistência do chuveiro: por onde começar?

O primeiro passo para a troca da resistência do seu chuveiro será verificar se o problema do chuveiro que não esquenta é, de fato, a resistência queimada. Muitas vezes, a falha está na rede elétrica e no disjuntor da sua casa e não na resistência! Por isso, primeiro você deverá verificar o que está ocorrendo.

Para isto, ligue o chuveiro e abra toda a torneira para verificar se a água realmente não esquenta. Depois, feche o chuveiro e vá até a caixa de energia da sua casa para desligar o disjuntor.

Desligue a chave e aguarde alguns segundos, então ligue novamente. Volte para o chuveiro e veja se após esse procedimento ele volta a funcionar. Caso a água realmente não esquente após o teste da rede elétrica, é muito provável que o problema seja a resistência que está queimada.

Lembre-se que falhas na rede elétrica de uma residência devem ser reparadas por um profissional capacitado e equipado com itens de proteção individual.

Passo a passo de como trocar resistência de chuveiro

Após confirmar que o problema está na resistência, tenha em mãos o modelo e a voltagem da sua ducha elétrica, pois essas informações serão essenciais para a compra de uma nova resistência. É importante que você vá a uma loja especializada e adquira uma resistência compatível com o chuveiro que possui, caso contrário, seu funcionamento ficará comprometido e a troca da peça não irá resolver o problema.

Para trocar a resistência do seu chuveiro, você precisará de:

  • Uma resistência nova;
  • Chave de fenda;
  • Alicate;
  • Escovinha para limpeza;
  • Escada ou banco.

Quando você estiver com a resistência nova e os equipamentos em mãos, siga os passos descritos abaixo!

1. Desligue a energia e use calçados adequados

A primeira coisa que você deverá fazer para iniciar a troca da resistência do seu chuveiro de forma segura será calçar um sapato com solas de borracha. É importante que você não pule este passo, pois a sola do calçado irá garantir o isolamento elétrico e evitar choques.

O próximo passo é desligar a energia da sua casa, vá até a caixa de energia e desligue a chave geral. Assim, você evita choques e outros acidentes.

2. Posicione uma escada ou banco embaixo do chuveiro

Seque bem o chão do banheiro e, então, posicione um banco ou escada embaixo do chuveiro para que você possa alcançá-lo e manipulá-lo durante o processo.

3. Abra a estrutura do chuveiro

Agora você deverá abrir a parte de baixo do chuveiro e retirar a tampa e a estrutura chamada de espalhador. Se necessário, utilize uma chave de fenda para retirar estas partes. Tome cuidado para não danificar a borracha que fica entre a tampa e o espalhador!

Após a retirada das peças, desça da escada para realizar a troca da resistência em segurança.

4. Troque a resistência

Com a tampa do chuveiro em mãos, observe a resistência do seu chuveiro. Se ela estiver, de fato, queimada, você verá que parte do seu espiral estará rompida e com aspecto de queimado. Caso a identifique estes sinais, utilize um alicate para retirar a resistência queimada.

Agora, limpe bem todas as estruturas do chuveiro usando uma escovinha. Isso ajudará no bom funcionamento do seu aparelho.

Para recolocar a nova resistência, basta encaixá-la na mesma posição onde estava a queimada, mas, em caso de dúvidas, siga as orientações do fabricante.

5. Remonte o chuveiro

Suba de novo na escada e monte o chuveiro novamente, encaixando a tampa no local correto. Use a chave de fendas para fixar tudo corretamente e evitar vazamentos.

6. Ligue o chuveiro com água fria

Ainda com a chave de eletricidade desligada, ligue o chuveiro e deixe água fria cair por cerca de 1 minuto. Essa parte é essencial para você evitar que a nova resistência queime e, também, para garantir que não há vazamentos.

7. Religue a energia e teste o chuveiro

Agora sim você poderá ligar de novo a energia e testar se a troca da resistência resolveu o problema. Basta ligar a chave geral e, então, abrir o chuveiro. Caso a água saia quente, está tudo certo!

Se a troca da resistência não resolver o problema, entre em contato com um eletricista certificado para que ele possa fazer os reparos necessários com segurança.

Gostou das dicas e do passo a passo de como trocar resistência de chuveiro? Deixe nos comentários dúvidas e sugestões!