Detergente caseiro: 6 receitas para fazer em casa e aproveitar todos os benefícios

Além de servir como distração para os dias atuais, fazer produtos em casa pode gerar uma boa economia. Mas não é só isso. Você sabia que pode servir como uma nova fonte de renda? Se você se interessou, neste artigo ensinaremos algumas das formas mais práticas e eficientes de como preparar detergente caseiro. O melhor de tudo é que você terá um produto que ajuda a natureza, gerando menos lixo, reutilizando materiais e contribuindo para um mundo melhor.

Para saber mais, é só seguir conosco nesta leitura e aprender a fazer detergente em casa com as melhores receitas que selecionamos para você. Acompanhe.

Principais razões para você fazer detergente caseiro

Em todos os lares, os custos com produtos de limpeza têm um grande impacto no orçamento doméstico. Em situações atípicas, cortar as despesas possíveis é sempre a melhor opção; aprender a preparar esse tipo de produto reduz significativamente as despesas com esse setor. Em contrapartida, o trabalho manual e o tempo gasto com o preparo podem ser minimizados se você seguir o passo a passo correto com a devida orientação.

Assim, você obterá o melhor potencial dos produtos, mas sem deixar de lado a praticidade e as facilidades que todo mundo espera na hora da limpeza, não é mesmo? Seja qual for a sua necessidade, você poderá utilizar tanto para a limpeza da sua casa, lavar louças, roupas ou, até mesmo, fazer em grande escala e vender ou compartilhar com seus vizinhos e familiares.

Como muita gente têm alergia aos ingredientes industrializados dos detergentes comuns, separamos diversas formas de preparo. O ideal é você testar pelo menos algumas e ver qual mais se adapta ao seu estilo de vida. Sem mais delongas, vamos conferir agora as receitas para preparar detergente caseiro.

1. Receita de detergente caseiro para lavar louça

Se você quer preparar um detergente igualzinho aquele que comumente se utiliza para lavar louça, comece separando os ingredientes necessários, são eles: 1 litro de água quente, 1 barra de sabão de coco ralado, 1 xícara de álcool e 1 colher de bicabornato de sódio. Você pode aproveitar esse mesmo detergente para lavar várias coisas, incluindo janelas, panos ou qualquer outro local da sua casa.

O modo de preparo é muito simples e você vai precisar de um recipiente grande, como exemplo uma travessa ou um balde limpo. Com o auxílio de um ralador, rale a barra de sabão de coco e coloque dentro do seu recipiente. Adicione o bicarbonato de sódio e misture bem. Em seguida, adicione a água quente e vá misturando aos poucos, mexendo até o sabão dissolver e formar uma textura cremosa.

Ao finalizar esse processo, você vai conseguir notar que a textura do seu detergente caseiro é levemente mais rala do que os detergentes que industrializados que encontramos no mercado. No entanto, ao utilizar no seu dia a dia, será possível constatar a mesma eficiência dos detergentes dos mercados, por um custo bem menor e muito mais sustentável.

 

2. Receita de detergente caseiro com soda e óleo de cozinha usado

Certamente você já deve ter ouvido falar na receita de sabão em pedra feito à base de óleo de cozinha usado e soda cáustica. Esse tipo de sabão geralmente é utilizado para lavar panelas engorduradas ou panos de chão. No entanto, com um pouco de adaptação você consegue preparar o seu detergente caseiro utilizando esses dois ingredientes principais.

Além destes dois itens, você vai precisar de uma bacia grande, 2 litros de água fervendo, 200 ml de água morna, 90 gramas de soda cáustica, 300 ml de álcool e 500 ml de óleo usado e coado. Pegue sua bacia e adicione 200 ml de água morna e misture bem com a soda cáustica. Quando estiver bem misturado, adicione o álcool e o óleo, mexendo vigorosamente por cerca de 15 minutos, até obter uma mistura bem consistente.

Quando obter uma textura pastosa, adicione a água fervendo com cuidado e continue mexendo, até que a mistura fique parecendo com os detergentes comuns. Sempre que manusear a soda, principalmente com água quente, não se esqueça de usar os equipamentos de segurança, sob pena de grandes riscos à sua saúde.

3. Receita de detergente caseiro com limão

Que o limão é um alimento super versátil na limpeza, certamente você já sabe. Além dos inúmeros benefícios que este fruto possui para a saúde e bem-estar do organismo, é também um grande aliado no combate as sujeiras domésticas, principalmente nos banheiros e cozinhas. Esta receita irá te ensinar a preparar um detergente caseirocom efeito bactericida.

O sumo do limão tem propriedades realmente surpreendentes, não é mesmo? Para preparar o seu detergente caseiro de limão, você vai precisar de 3 litros de água, um suco de 15 limões coados, 2 barras de sabão neutro ou de coco, 2 colheres de sopa de sopa de bicarbonato de sódio, 2 colheres de sopa de sal e 2 colheres de sopa de açúcar.

O passo a passo é bem simples. Para preparar o detergente caseiro de limão, basta misturar todos os ingredientes em uma panela grande, levar ao fogão e mexer, até que todos os ingredientes se incorporem. Não se esqueça de ralar os sabões para agilizar o processo de cozimento. Aguarde esfriar e armazene em potinhos com tampa. Se possível, reutilize as embalagens dos detergentes industrializados.

4. Receita de detergente caseiro de coco

Um detergente de coco é muito bem-vindo para a limpeza de todas as casas. Na verdade, essa mistura rende um detergente muito cheiroso e potente. Os ingredientes necessários são poucos e você deve ter a maioria deles em casa. Com um custo bem baixo e pouco trabalho, você fará um detergente caseiro excelente. Os materiais necessários são: 2 barras de sabão de coco, 4 litros de água, 100 ml de vinagre e 3 colheres de sopa bicabornato de sódio.

Para o preparo, separe um recipiente grande e firme. Dissolva o sabão de coco ralado em 2 litros de água fervente, mexendo bem até que eles se incorporem. Aos poucos, vá adicionando o bicarbonato de sódio e o vinagre. Acrescente os 2 litros restantes da água quente, e mexa bem essa mistura para que tudo fique incorporado. Aguarde esfriar e descansar por 12 horas. Depois, armazene em potes ou garrafas que facilitem o seu dia a dia na hora de utilizar.

5. Receita de detergente caseiro com desinfetante

Unir o poder do desinfetante com as funções do detergente é realmente uma incrível invenção. Conseguir preparar em casa essa mistura, com um baixo custo, é ainda melhor. Por isso, se você pretende utilizar um excelente e poderoso produto para limpar e desinfetar o banheiro, o chão de casa, sapatos e os tapetes, então essa é a receita certa ideal para você.

Os ingredientes necessários para essa receita são os seguintes: 1 barra de sabão de coco, 4 litros de água, 100 gramas de bicabornato de sódio, 100 gramas de sal, 100 gramas de sabão em pó, 100 ml de álcool e 500 ml de desinfetante com a fragrância de sua preferência. Para preparar, comece dissolvendo o sabão em pó, o bicarbonato de sódio, o álcool e o sal em 1 litro de água em um recipiente grande.

Em outro recipiente, adicione 3 litros de água bem quente e coloque a barra de sabão ralada ou cortada em pequenos pedaços, mexendo até que se dissolva completamente. Agora, é só juntar as duas misturas, mexer bem e acrescentar o desinfetante e aguarde. Se quiser do modo mais fácil, a utilização dessa combinação você pode conferir no vídeo abaixo.

6. Receita de detergente caseiro de lavanda

Fazer os seus próprios produtos em casa é uma ótima forma de ser mais sustentável e economizar. Já imaginou ser possível preparar um detergente que ainda serve para deixar sua casa com aquele cheirinho gostoso de limpeza? Essa receita de detergente caseiro tem a essência de lavanda como principal ingrediente, responsável por deixar um cheirinho muito agradável que intensifica ainda mais a gostosa sensação de limpeza no ambiente.

Para essa receita, você vai precisar de 1 barra de sabão neutro ralado, 1 xícara de boráx, 1 xícaras de bicabornato de sódio, 10 ml de essência de lavanda, 4 litros de água e um recipiente grande. Misture o sabão ralado e junte um litro de água fervente, mexendo bem até dissolver completamente.

Em seguida, adicione o bicarbonato e o bórax e mexa até que todos os ingredientes estejam incorporados. Acrescente o restante de água em temperatura ambiente junto com a essência de lavanda. Aguarde esfriar completamente e guarde em frascos versáteis com tampa para facilitar o uso no seu dia a dia.

Detergente caseiro: diversas formas de economizar e cuidar da natureza

Agora você já aprendeu várias receitas de detergente caseiro que certamente auxiliarão no seu orçamento, sem deixar de lado a praticidade na hora da limpeza. Escolha quais mais te agradam e prepare em sua casa; você vai se surpreender positivamente com os resultados. Comente abaixo qual foi a sua receita de detergente caseirofavorita ou caso tenha ficado com alguma dúvida, compartilhe conosco.