Distância entre sofá e TV: descubra aqui como calcular corretamente

Quando pensamos em mobiliar nossa casa ou mudar a decoração, consideramos as cores, texturas, espaço e o estilo. É comum amontoarmos uma série de coisas, arriscando poluir o ambiente, pela dificuldade de disposição entre os móveis, televisão e por aí vai.

Dos ambientes da casa um dos mais movimentados é a sala, não é à toa que seu nome tem variações como: sala de televisão, sala de estar, não é? Geralmente é onde nos reunimos com a família e amigos para uma conversa, assistir um filminho, ver um jogo e tanto mais. Momentos neste cômodo são regados de alegria e devem proporcionar muito conforto. Como a atração principal acaba sendo a televisão, a distância dela com o sofá e a visibilidade que ela trará para todos devem ser avaliados.

Hoje em dia podemos contar com modelos de televisão mais leves e finos, não ocupam tanto espaço e são fáceis de movimentar, facilidade que antigamente não existia. Entretanto, tal fato não modifica a necessidade de se avaliar a capacidade do ambiente de sustentar o aparelho sem perder a comodidade do espaço. Não é todo mundo que pode contar com consultoria profissional, a boa notícia é que existem algumas métricas padronizadas e tutoriais com dicas exemplares para garantir uma excelente disposição dos móveis.

Nosso guia tem a proposta de simplificar as recomendações de qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão e te deixar craque para garantir o conforto necessário, físico e visual. Fuja de um ambiente desconfortável, fadigas oculares e até mesmo problemas posturais seguindo todas as orientações que passaremos sobre qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão. Acompanhe!

Atenção aos cuidados de qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão!

Os principais fatores a serem avaliados são: o tamanho da televisão e sua resolução. O tamanho é referente ao comprimento diagonal da tela, mais conhecido como polegadas. Você sabe quanto mede uma polegada? A medida refere-se a 2,54 cm, assim, se a televisão possui 40 polegadas seu tamanho será equivalente a 1,02 m de uma ponta a outra, proporção considerável, não é?

Sobre a resolução, a imagem de uma televisão é formada por pixels, quanto maior a resolução, maior também será a densidade de pixels, sua nitidez e detalhamentos. Sendo assim, mesmo que você se sente muito próximo da tela não notará alterações no tamanho da imagem. Então, quais são os cuidados na hora de saber qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão? Confira:

  • A iluminação, principalmente a natural, tem ligação direta no momento de escolher o melhor local para instalar o aparelho e manter um conforto visual, livre de reflexos e outros inconvenientes. A orientação é de escolher paredes perpendiculares às janelas e jamais em frente a elas.
  • Existe também alguns cuidados básicos quanto ao conforto visual, sendo indicado uma distância que possibilite a tela de ocupar cerca de 30 graus do seu campo de visão.
  • Outro fator importante é a altura em que o aparelho deve ser instalado. O principal cuidado está em garantir que o centro da tela esteja na altura dos olhos, em média, de 85 a 100 cm do piso. Ainda que o centro possa não ser alcançado com exatidão, tentar garantir que pelo menos 1/3 da parte superior da tela esteja é super importante.
  • Com o avanço tecnológico e o conhecimento das marcas sobre os benefícios e vantagens com relação à imagem e campo de visão do cliente, já existem modelos que possuem tela curva. Em comparação a tela plana, ela sobressai por proporcionar que a distância entre os olhos e o aparelho sejam constantes e sempre no centro na tela. Demais, né?

Entenda mais aqui:

É metódico e quer ter certeza? Ok, trena na mão!

Para os detalhistas de plantão trouxemos a solução, todas as medidas para que a sua compra ou mudança nos cômodos não se tornem um inconveniente futuro. Como deu para perceber nas dicas anteriores, cada centímetro vale muito, alguns fabricantes disponibilizam um guia padrão sobre tamanho ideal e qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão. Entenda agora:

  • 32 polegadas: mínimo 1,20 m e máximo 2,40 m.
  • 40 polegadas: mínimo 1,50 m e máximo 2,80 m.
  • 50 polegadas: mínimo 1,90 m e máximo 3,80 m.
  • 60 polegadas: mínimo 2,20 m e máximo 4,60 m.

A partir daí podemos concluir que se existe uma distância de 1,60 entre o sofá e a televisão, a opção é de uma televisão com 32 ou 40 polegadas. A tela de 50 seria excessiva no cômodo. Com relação à altura, como apresentado, o aparelho deve estar a pelo menos 1,20 m do piso. Uma dica bacana é testar com os próprios moradores, às vezes a família é muito alta ou muito baixa, considerando a altura dos olhos, trena na mão, hein!

Lembre desse mantra: “coluna ereta e olhar na altura da televisão”, combo preventivo de dores nas costas e outros inconvenientes. Não tenha preguiça de medir, seu conforto e saúde valem mais. Confira:

Aprendeu tudo sobre qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão?

Com todas as dicas sobre qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão, deu para perceber que o processo não é complexo, né? Seguindo à risca sua sala ficará super aconchegante — conforto físico e, principalmente, visual garantido!

Gostou das dicas de qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão?