DIY: o que é? Dicas para criar e 50 ideias criativas com fotos

Nunca a ideia de “faça você mesmo” foi tão pop e descolada. Hoje em dia, com a popularização do DIY e com o acesso facilitado à internet, qualquer pessoa pode produzir peças artesanais únicas e exclusivas.

E se você deseja embarcar nesse universo, mas não sabe muito bem por onde começar, temos dicas e ideias essenciais para te mostrar. Vem ver.

O que é DIY?

DIY é a sigla para o termo em inglês “Do It Yourself” que em português significa aquilo que todo mundo já conhece muito bem, o “faça você mesmo”.

Ou seja, DIY é a possibilidade de criar objetos de modo único, personalizado e exclusivo, de um jeito totalmente autoral e independente.

O DIY permite que você crie, renove, customize e ressignifique diversos tipos de objetos do dia a dia, estando a frente de todo processo, desde a parte de planejamento criativo até as etapas técnicas da produção.

Onde e como surgiu o movimento DIY?

O movimento DIY ganhou repercussão no mundo moderno graças a força da internet e das redes sociais, onde qualquer pessoa pode ensinar ou aprender a fazer qualquer coisa.

No entanto, apesar da popularização recente, o DIY não é tão novinho assim. O movimento surgiu em meados da década de 50 nos Estados Unidos, quando a população precisou encontrar maneiras de produzir artesanalmente os seus próprios bens de consumo, como forma de economizar dinheiro.

Rapidamente a ideia foi assimilada também pelos movimentos de contra cultura e empreendedorismo. O DIY passou a ser uma oportunidade de renegar a indústria de massa e todo o estilo de vida consumista da época.

Aqui no Brasil, o DIY também não é um fenômeno recente. Essa ideia de produzir objetos com as próprias mãos acompanha a história de luta das camadas mais pobres da sociedade há décadas.

Por falta de recursos, grande parte da população precisou desenvolver meios de criar objetos para os mais variados usos a partir daquilo que tinha em mãos.

Não é a toa que o artesanato brasileiro está intimamente relacionado com a cultura popular e o estilo de vida das pessoas mais humildes, vindas do interior do país, principalmente.

Hoje em dia, no entanto, o conceito de DIY ou “faça você mesmo” está mais glamorizado e elevado a um patamar de estilo e personalidade.

Usar peças produzidas a mão, por exemplo, é um jeito cool e descolado de aparecer por aí.

Mas foi a pandemia de COVID-19 que escancarou ainda mais o fenômeno do DIY ao mundo.

Gente do mundo todo passou a encontrar na produção artesanal um respiro para os momentos difíceis da crise.

E ao que tudo indica, o DIY vai continuar por aí, firme e forte, com ou sem pandemia, garantido que cada vez mais pessoas assumam seu potencial criativo.

Porque apostar no DIY? 7 bons motivos para entrar nessa onda

Economia

Um ótimo motivo para você começar a se aventurar pelo universo DIY é a economia. Produzir um objeto decorativo ou uma peça de roupa é muito mais barato do que comprar pronto.

Faça e venda

Além de economizar na produção, o DIY é uma ótima oportunidade de gerar renda extra. Tem muita gente por aí fazendo e vendendo peças artesanais de alta qualidade que indústria nenhuma consegue chegar perto.

Criatividade e imaginação

O mundo moderno e acelerado é perfeito para minar a criatividade e a imaginação de qualquer adulto.

Isso, infelizmente, é uma enorme perda para qualquer individuo, já que a falta de criatividade compromete outros setores da vida, não apenas o produtivo, ligado a força de trabalho.

Nesse sentido, o DIY pode fazer a ponte novamente entre você e seu potencial imaginativo, já que a criatividade é um dos “materiais” necessários para a construção de qualquer projeto artesanal.

Ferramenta terapêutica

Outro bom motivo para te fazer apostar no DIY é a possibilidade de reduzir o estresse e aumentar o bem estar.

Isso porque qualquer atividade manual exige foco e concentração, fazendo com que você seja praticamente obrigado a abandonar pensamentos repetitivos geradores de ansiedade e depressão.

O DIY também é fonte de bem estar e satisfação pessoal porque ao criar um objeto você se sente capaz e realizado. Quem já teve essa experiência sabe como é prazeroso contemplar algo feito pelas próprias mãos.

Isso até a ciência explica. Ao concluir atividades desse tipo, o cérebro reage de modo positivo liberando hormônios de bem estar, como dopamina, por exemplo.

Você fica feliz e motivado o que, consequentemente, te dá mais ânimo para fazer outro DIY e assim por diante, criando um ciclo positivo e produtivo para sua vida.

Pedagógico e lúdico

Que tal chamar a criançada para entrar no DIY também? Essa é uma ótima maneira de tirar as crianças da frente da TV e do celular e propor com eles atividades divertidas e pedagógicas.

As crianças podem aprender muitos conceitos importantes, de matemática a física, isso sem falar que essa também é uma oportunidade de reforçar vínculos e passar um tempo de qualidade com os pequenos.

Sustentabilidade

Praticamente impossível desassociar o DIY da sustentabilidade. A maioria dos projetos DIY usam materiais recicláveis ou, então, objetos que podem ser customizados e resignificados.

Com o DIY você rompe a cadeia de consumo e ajuda na preservação do meio ambiente.

Primeiro porque tem a possibilidade de reaproveitar algo que seria jogado “fora”, segundo porque elimina a necessidade de comprar coisas novas e, consequentemente, que exigem mais recursos naturais do planeta.

Exclusividade

O DIY também traz a possibilidade de você ter algo exclusivo, único e original. Diferentemente do que acontece na indústria, onde os objetos são produzidos em larga escala e em grandes quantidades.

Esse controle de toda produção dentro de um projeto DIY também favorece a personalização do que está sendo criado. Você pode definir tudo: desde a cor até o formato e tamanho.

Ideias DIY

Confira a seguir oito ideias do que você pode fazer apostando no DIY:

Roupas

Você não precisa ser estilista para criar roupas. Com o DIY é possível customizar peças que não estão em uso, como uma camiseta que você já enjoou de usar, por exemplo.

Existem diversas técnicas que vão desde o tingimento de peças, bordado ou aplicação de detalhes em crochê, por exemplo.

Acessórios

O universo DIY é um vasto campo de inspiração para acessórios, incluindo bijuterias, firulas para o cabelo e o que mais achar que cabe nesse quesito.

É possível aplicar diversas técnicas para criar acessórios lindos e exclusivos, como laços artesanais, crochê, fuxico, macramê, etc.

Decoração

Se existe uma coisa que todo mundo ama hoje em dia é um projetinho de decoração DIY.

Existem milhares deles na internet onde você pode praticamente montar uma casa inteira com as próprias mãos.

Dá para criar quadros decorativos, tapetes, vasos, roupas de cama e até móveis

Datas temáticas

Natal, ano novo, carnaval, halloween, páscoa, entre outras datas temáticas também podem e devem tirar proveito das ideias DIY.

Você pode criar com as próprias mãos a decoração temática da casa, roupas e fantasias, acessórios e o que mais precisar para a ocasião.

Festas e eventos

Quem pretende dar uma festa, seja ela qual for, também vai encontrar inspirações perfeitas no DIY.

Tem de tudo um pouco por aí: do buquê de noiva a lembrancinhas de aniversário. Tudo feito com muito carinho e, é claro, super personalizado que é o mais importante.

Mundo Pet

Já os papais e mamães de pet ficarão felizes em saber que também tem projetinho DIY para os bichanos.

Casinhas, caminhas, roupinhas, acessórios, tapetinhos, comedouros e o que mais seu pet precisar pode ser feito de modo artesanal aí na sua casa.

Papelaria

Você também pode apostar no DIY para criar projetos artesanais de papelaria e dar um up em cadernos, agendas, canetas, porta-lápis, pastas e mochilas.

Com técnicas como colagem, decoupagem e lettering, por exemplo, é possível criar um material escolar com muita personalidade e estilo.

Brinquedos

É claro que não podíamos deixar de falar dos brinquedos DIY. As crianças amam e elas inclusive podem participar do começo ao fim, ajudando na criação e, obviamente, brincado com aquilo que foi produzido.

O mais legal é usar materiais recicláveis, mas você também pode pensar em fazer brinquedos de madeira ou usando tecidos, por exemplo, para criar bonecos e personagens.

Fotos e inspirações de decoração DIY

Confira agora 50 ideias DIY capazes de inspirar muitos projetos aí na sua casa:

01. Decoração DIY colorida, alegre e com a personalidade dos moradores.

Decoração DIY colorida, alegre e com a personalidade dos moradores

02. Decoração DIY charmosa para enfeitar qualquer cantinho da casa.

Decoração DIY charmosa para enfeitar qualquer cantinho da casa

03. Faça seus próprios acessórios a partir de hoje com os tutoriais DIY.

Faça seus próprios acessórios a partir de hoje com os tutoriais DIY

04. Decoração de natal DIY: mais barata e personalizada.

Decoração de natal DIY: mais barata e personalizada

05. Decoração DIY com macramê para a plantinha.

Decoração DIY com macramê para a plantinha

06. Para fazer essa cabeceira DIY você só precisa de tinta.

Para fazer essa cabeceira DIY você só precisa de tinta

07. Luminária DIY para trazer aquele toque especial à decoração.

Luminária DIY para trazer aquele toque especial à decoração

08. Decoração DIY para páscoa: chame as crianças para participar.

Decoração DIY para páscoa: chame as crianças para participar

09A. Separe miçangas coloridas e…

Separe miçangas coloridas e...

09B. Crie seus próprios porta copos.

Crie seus próprios porta copos

10. Uma boa ideia de DIY dia das mães: porta joias.

Uma boa ideia de DIY dia das mães: porta joias

11. E o que acha de uma decoração DIY que também é educativa?

E o que acha de uma decoração DIY que também é educativa?

12. DIY para noivas: uma guirlanda romântica e delicada para o grande dia.

DIY para noivas: uma guirlanda romântica e delicada para o grande dia

13. DIY halloween com abóboras e até varal de olhinhos

14. Já aqui, a ideia é expor suas fotos com uma decoração DIY especial.

Já aqui, a ideia é expor suas fotos com uma decoração DIY especial

15. Luminária DIY super criativa para usar na mesa.

Luminária DIY super criativa para usar na mesa

16. Decoração DIY até nas plantas!

Decoração DIY até nas plantas!

17. Aprenda crochê e crie lindas peças DIY para usar por aí.

Aprenda crochê e crie lindas peças DIY para usar por aí

18. Caixa surpresa de aniversário: decoração DIY econômica e especial.

Caixa surpresa de aniversário: decoração DIY econômica e especial

19. Já pensou em fazer a caminha do gato? Tem DIY pra isso!

Já pensou em fazer a caminha do gato? Tem DIY pra isso!

20. Decoração DIY para dar um toque de charme nas almofadas.

Decoração DIY para dar um toque de charme nas almofadas

21. Pra botar ordem naquela baguncinha, uma ideia DIY bem fácil de fazer.

Pra botar ordem naquela baguncinha, uma ideia DIY bem fácil de fazer

22. Brincos DIY: mude o visual fazendo acessórios sempre que der vontade.

Brincos DIY: mude o visual fazendo acessórios sempre que der vontade

23. Decoração DIY aniversário. O painel de flores é simples e barato de fazer.

Decoração DIY aniversário. O painel de flores é simples e barato de fazer

24. Crochê e macramê: dois ícones do universo DIY.

Crochê e macramê: dois ícones do universo DIY

25. Um porta óculos ao melhor estilo DIY para você exibir aí na sua casa.

Um porta óculos ao melhor estilo DIY para você exibir aí na sua casa

26. Decoração DIY para casa: o céu é o limite!

Decoração DIY para casa: o céu é o limite!

27. Customize a calça jeans e garanta um toque de personalidade a sua roupa.

Customize a calça jeans e garanta um toque de personalidade a sua roupa

28A. Porque comprar o topo de bolo se você mesmo pode fazer?

Porque comprar o topo de bolo se você mesmo pode fazer?

28B. Não só ele, todos os detalhes da festa podem ser feitos no estilo DIY.

Não só ele, todos os detalhes da festa podem ser feitos no estilo DIY

29. Decoração DIY com o relógio 100% personalizado.

Decoração DIY com o relógio 100% personalizado

30A. – Para os fãs de macramê, uma decoração DIY perfeita.

Para os fãs de macramê, uma decoração DIY perfeita

30B. – Usando poucos materiais…

Usando poucos materiais...

30C. – Você vai longe e cria peças exclusivas.

Você vai longe e cria peças exclusivas

31. Decoração DIY para o quarto das crianças.

Decoração DIY para o quarto das crianças

32. A bolsa está sem graça? Nada que uma decoração DIY não resolva.

33. DIY natal. Você vai amar essa ideia de mural / árvore super criativa e moderna.

DIY natal. Você vai amar essa ideia de mural / árvore super criativa e moderna

34. Decoração DIY com flores: todo mundo ama.

35. Até o tecido mais simples ganha valor com as ideias DIY.

Até o tecido mais simples ganha valor com as ideias DIY

36A. Pegue uma caixinha de madeira e personalize como quiser.

Pegue uma caixinha de madeira e personalize como quiser

36B. Depois é só organizar suas bijus e acessórios.

Depois é só organizar suas bijus e acessórios

37. As ideias DIY também podem ser usadas na criação de fantasias.

As ideias DIY também podem ser usadas na criação de fantasias

38. Decoração DIY aniversário: uma festa bonita, barata e fácil de fazer.

Decoração DIY aniversário: uma festa bonita, barata e fácil de fazer

39. DIY dia dos namorados. Um ótimo jeito de presentear quem se ama.

DIY dia dos namorados. Um ótimo jeito de presentear quem se ama

40. Precisando de um porta treco criativo? Então olha essa ideia de decoração DIY.

Precisando de um porta treco criativo? Então olha essa ideia de decoração DIY

41. Decoração DIY vem do berço, literalmente!

Decoração DIY vem do berço, literalmente!

42. E tem DIY para o inverno também.

E tem DIY para o inverno também

43. DIY halloween: tão fofo que não dá medo em ninguém.

DIY halloween: tão fofo que não dá medo em ninguém

44. Se você precisa de uma caixa organizadora, então essa decoração DIY é perfeita.

Se você precisa de uma caixa organizadora, então essa decoração DIY é perfeita

45A. MDF vazado é um ótimo material para projetos DIY.

MDF vazado é um ótimo material para projetos DIY

45B. Você personaliza e usa como quiser.

Você personaliza e usa como quiser

46. Podia ser só mais um cacto, mas é uma super ideia criativa de decoração DIY.

Podia ser só mais um cacto, mas é uma super ideia criativa de decoração DIY

47A Um novo look com os acessórios DIY.

Um novo look com os acessórios DIY

47B. Para isso, você só vai precisar de tinta e presilhas comuns.

Para isso, você só vai precisar de tinta e presilhas comuns

48. DIY natal: flores de papel e garrafas resignificadas.

DIY natal: flores de papel e garrafas resignificadas

48A. Decoração DIY para uma festa mexicana.

Decoração DIY para uma festa mexicana

48B. Você só precisa de chapas de madeira e tinta.

Você só precisa de chapas de madeira e tinta

49. O porta acessório mais fofo que você já viu na vida!

O porta acessório mais fofo que você já viu na vida!

50. Decoração DIY alegre e colorida para personalizar a casa.