Como lavar a louça rápido: veja 12 dicas para fazer tudo mais rápido

Depois de comer uma refeição gostosa, é chegada a hora de lavar louça. Talvez, o momento mais temido de uma rotina caseira. Quebrar os pratos não é a solução! Se você não tem máquina para lavar louça em casa, vai precisar colocar a mão na massa. É nesse momento que você deve pensar em como fazer para lavar a louça rápido.

Pensando na saúde e bem-estar da sua família, indicamos maneiras que podem facilitar a lavar a louça rápido. Daremos dicas de como limpar pia de cozinha, eliminar odores fortes como tirar cheiro de ovo e cheiro de peixe. Trouxemos também algumas ideias para famílias. Dicas de como tornar a rotina mais participativa com o pessoal de casa e até deixar a atividade mais dinâmica.

12 dicas de como lavar a louça rápido

Existem pessoas que veem no ato de lavar louça um momento de meditação. Para pensar na vida ou até se distrair. Têm outras que… Não. Se você se encaixa em qualquer um dos grupos, vai gostar de ver as 11 dicas incríveis que separamos. Vamos lavar a louça rápido e limpar pia de cozinha com eficiência? Siga as dicas e ao final do dia sua casa estará limpinha e brilhando!

1. Por onde começar?

Por onde começar?

Evite deixar a louça acumulada na pia. Uma cozinha suja pode atrair companhias desagradáveis que ninguém gosta de ter em casa, como moscas, baratas e até ratos. Para prevenir que isso aconteça procure sempre lavar a louça rápido, logo que sair da mesa. Secar, guardar e limpar pia de cozinha também auxilia na prevenção de invasões. Além de uma sensação de conforto e cuidado com sua casa.

Ao lavar louça com frequência, você vai perceber que o ambiente fica muito mais agradável. Portanto, não torne a louça sua inimiga. Lavar louça não precisa ser um bicho de sete cabeças. Se for possível, divida as atividades com alguém. Você pode pedir ajuda ou estabelecer horários determinados. Estas são algumas das dicas para auxiliar você em como lavar a louça rápido.

2. Prepare a pia

Prepare a pia

Antes de começar a lavar louça, é preciso organizar algumas coisas. Ao terminar de comer, lembre-se de limpar bem os pratos, depositando restos na lixeira. Ah! Cuidado para não deixar restos de comida caírem dentro da pia e descerem pelo ralo. Para evitar que isso aconteça, aqui vai uma dica: passe um guardanapo na louça, removendo a sujeira maior.

3. Lavando a louça

Para lavar a louça rápido e de maneira eficiente, prepare a pia para a tarefa. Organize esse ambiente de trabalho! Pense na pia como se fosse um quebra-cabeça. O resultado final vai ser o escorredor com a louça limpa! Separe seccionando por objetos similares: pratos, talheres, potes, copos, panelas, vasilhas. Ao separar as louças, separe também em mais e menos engorduradas. Isso irá facilitar seu trabalho na hora de lavar a louça rápido.

4. Economize água!

Economize água!

Essa dica para lavar a louça rápido, também é uma dica que pode ajudar em como economizar água lavando louça! Preste atenção. Da mesma forma que você organizou os objetos, você irá ensaboá-los e empilhá-los nas extremidades livres da pia. Por fim, irá enxaguá-los juntos, economizando mais água do que faria se lavasse um por um.

5. Todo mundo pode ajudar a lavar louça

As crianças precisam aprender desde cedo a terem responsabilidade à mesa. Por seus utensílios, como se servir, se alimentar bem e não deixar nada no prato. Por que não estender esses ensinamentos na hora de lavar louça? O importante é dividir as tarefas: enquanto alguém lava, outro a seca e guarda. Essa é outra dica para lavar a louça rápido: ver o escorredor vazio é como mágica!

6. Crie um calendário

Crie um calendário

Ainda envolvendo o pessoal de casa a ajudar a lavar louça. Monte com eles um calendário determinando a quem ficará o encargo da louça. Pode ser por horário de refeição, por dia ou semana. Estabeleça uma pareceria: quem cozinhou não lava ou quem lavou no almoço não lava no dia seguinte, por exemplo.

7. Divida a louça com alguém

Domingo chegou trazendo um belo almoço com a família inteira que encheu a pia de louça. E agora?! Nada tema, chame alguém para ajudar a lavar louça. Façam um acordo, alguém lava os pratos, talheres e copos. Outra pessoa irá lavar panelas, potes, caçarolas e demais louças utilizadas. O importante ao envolver mais alguém é conseguir ajuda para lavar a louça rápido.

8. Como lavar louça engordurada

Lavar louça rápido não é sinônimo para deixá-la engordurada, mal-lavada ou com cheiro de ovo. Caso isso aconteça, é necessário refazer o processo. Se ainda encontrar dificuldade, abaixo, deixamos dicas práticas de como lavar louça engordurada.

  • Lave primeiro as louças mais fáceis e deixe as engorduradas de molho para o final;
  • Deixe louças mais engorduradas de molho, com água, sabão e uma borrifada de água sanitária.
  • Enquanto lava a louça, coloque água para esquentar. Após ensaboar, enxágüe com água quente. A água quente vai ajudar a tirar a gordura e ainda elimina maus odores!
  • Deixe algumas louças mais engorduradas dentro da cuba da pia enquanto lava outras. A água e o sabão que caírem nelas vão auxiliar a amolecer maiores gorduras;
  • Mais uma: use limão. O limão misturado ao sabão ou detergente de sua preferência ajuda a desengordurar e também elimina maus odores. Cuidado ao se expor ao sol após o uso de limão para não queimar a pele!

9. Como limpar pia de cozinha

Uma das partes mais importantes após terminar de lavar louça é limpar a pia. Assim, você deixa a cozinha brilhando, elimina qualquer sujeira que ficou para trás e ainda evita visitas indesejáveis de bichos.

Para limpar a pia de maneira caprichada, deixamos abaixo um vídeo com uma receita com ingredientes fáceis e acessíveis. Quer dicas de como limpar pia de cozinha? Vem dar uma olhada!

Você vai precisar de:

  • Vinagre
  • Bicarbonato
  • Sabão

10. Como tirar cheiro de ovo da louça

Uma das coisas mais desagradáveis ao lavar a louça é sentir o cheiro de algum ingrediente. Pior ainda: lavar a louça rápido e perceber que o cheiro se espalhou pelos utensílios. Isso acontece bastante com ovos e peixes, principalmente. Quer saber como fazer para tirar cheiro de ovo e peixe da louça? Siga nossas dicas abaixo.

No caso do ovo, o cheiro forte se dá por ligações químicas próprias da clara (enxofre) e da gema (ferro). Trouxemos um vídeo com uma dica de como tirar cheiro de ovo da louça utilizando um ingrediente muito simples: café.

11. Como tirar cheiro de peixe da mão

Talvez o cheiro mais persistente de todos na louça ou cozinha, seja o de peixe. Trouxemos algumas dicas de como tirar cheiro de peixe da mão. Você pode optar pelo uso desses três ingredientes que temos em casa. O vídeo abaixo explica tudo direitinho!

  • Vinagre;
  • Limão;
  • Sal.

12. Como arear panela

Quer deixar suas panelas de alumínio brilhando? O vídeo abaixo trás uma dica simples com dois ingredientes: vinagre e detergente.

Como lavar a louça rápido

E então? Gostou de nossas dicas para lavar a louça rápido, como limpar pia de cozinha e eliminar odores fortes da louça? Aproveitou as ideias de como envolver o pessoal de casa na hora de lavar louça? Tem alguma dica incrível que ficou de fora? Deixe abaixo o seu comentário! Ah, lembre-se. Economize água e feche a torneira quando não for necessário.