Limpeza de casa: veja o planejamento perfeito para cada ambiente

Se a limpeza de casa não é nossa tarefa preferida, viver em um lar limpo e agradável é um dos nossos grandes prazeres.

Nossa casa é onde acolhemos nossa família, animais de estimação e onde recebemos amigos. Ambientes onde pessoas vivem, dormem, se alimentam, entram e saem, trazendo sujeira da rua, inevitavelmente precisam de limpeza constante. Não tem como fugir! Afinal, basta um dia para que comecem as proliferações de ácaros e bactérias no ambiente.

É importante passar uma vassoura nos cômodos todos os dias, mas chega o momento em que a limpeza de casaprecisa ser mais caprichada. Acabamos muitas vezes postergando, por ser uma tarefa chata, ou fazemos de forma incompleta e inadequada, passando um pano aqui e ali, negligenciando os locais menos visíveis.

Por isso, ter um planejamento para a limpeza de casa torna as tarefas mais simples e eficientes. É importante se preparar, conseguir aliados na família e organizar as prioridades. Vamos ver algumas dicas?

Confira um planejamento perfeito de limpeza de casa!

Veja agora as dicas que listamos para te ajudar a limpar a casa com facilidade e eficiência:

Defina o dia da limpeza de casa

O dia da limpeza precisa ser definido de acordo com a rotina de todos da casa. Por exemplo, quando os participantes estarão disponíveis? Com que frequência as crianças brincam de terra ou vão à praia e voltam sujos de areia?  A família costuma receber amigos para um almoço de domingo ou para uma sessão cinema durante a semana? Há pets e plantas em casa?

Tudo isso deve ser levado em consideração antes de definir o dia da limpeza de casa. É importante lembrar que cada casa é única, com tamanho, número de pessoas e hábitos diferentes. A rotina e a frequência da limpeza de casa da sua vizinha não serão iguais à sua.

Preparação

Calcule o tempo que sua casa necessita para ser limpa, para não correr o risco de deixar tarefas inacabadas. Algumas pessoas dividem as tarefas em dois dias. Em um dia, limpeza molhada de ambientes de chão frio (cozinha, banheiro e lavanderia), em outro dia, limpeza seca (quartos e salas). Há quem prefira fazer tudo em um dia só.

A limpeza de casa precisa ser responsabilidade de todos os moradores.  Mesmo crianças podem auxiliar, recolhendo brinquedos ou tirando o pó dos móveis. Atribua tarefas para que todos participem, proponha desafios e crie um clima divertido, com uma música animada. Assim, vocês conseguem finalizar mais rápido e poderão curtir juntos uma casa mais agradável.

Atenção à vestimenta! Use roupas confortáveis, que possam molhar ou manchar com produtos, além de calçados antiderrapantes, como sandálias de borracha.

Separe os materiais

Selecione o que você vai precisar e providencie o que falta. Cada ambiente precisa de produtos diferentes como vassouras, aspirador, rodos, baldes, detergente, água sanitária, limpa vidro. Deixe tudo à mão para evitar interrupções desnecessárias.

Lembre-se de abrir as janelas para deixar o ambiente arejado, já que você entrará em contato com poeira e produtos químicos. Falando em produtos químicos, utilize luvas e cuidado redobrado com crianças e animais de estimação nessas horas!

Hora de juntar a bagunça

Recolha objetos espalhados pela casa. É mais fácil transitar pelos ambientes e visualizar a sujeira quando sapatos, roupas e brinquedos estão em seus devidos lugares e a roupa suja está na lavanderia.

Por onde começar

Essa é a grande questão quando decidimos tirar o dia para a limpeza de casa. Começar pelo cômodo mais sujo é uma boa opção. Assim, já iniciamos o trabalho com mais pique e resolvemos logo a parte mais difícil.

Dependendo da disposição da casa, podemos iniciar pelos cômodos de cima ou mais internos, isto é, mais longe da porta da rua. Isso evita subir e descer ou entrar e sair desnecessariamente. Há quem prefira iniciar pelos ambientes de piso frio, como banheiros.

O mais importante é estabelecer um critério e segui-lo do início ao fim. Afinal, cada cômodo receberá um tratamento diferente e nada atrasa mais a limpeza de casa do que mudar de ideia do meio das tarefas.

Limpeza de casa por cômodos

Banheiros

Limpeza de casa: banheiro

Esvazie a lixeira e lave-a com sabão e água corrente. Em seguida, retire tapete, toalhas de rosto e de banho que serão lavados posteriormente.

Comece varrendo ou passando aspirador por todo o banheiro, exceto o box. Observe se há fios de cabelos nos cantinhos e no ralo. Em seguida, espirre desengordurante nos azulejos do box e no próprio box. Esfregue os azulejos com uma esponja e enxague com a ajuda do chuveiro.

Inicie a limpeza do vaso sanitário de dentro para fora. Despeje água sanitária ou um produto específico e deixe agir por alguns minutos. Enquanto isso, passe um pano com água sanitária na parte de fora. Remova a sujeira de dentro com um escovão, dê descarga e finalize com um pano na tampa do vaso.

Deixe a pia por último. Se necessário, tire os objetos e passe um pano úmido nos armários, prateleiras e gavetas. Use um limpa-vidros ou um pano no espelho. Limpe a pia do banheiro usando uma esponja com água e detergente e enxágue com a água da torneira.

Para finalizar, esfregue um pano com o produto próprio para o piso do banheiro ou água e detergente em todo o chão. O mesmo pano pode ser utilizado em paredes de azulejo.

Quartos

Limpeza de quarto

Rupas, calçados e objetos espalhados precisam voltar para seus devidos lugares. Arrume a cama com lençóis limpos e recolha a roupa de cama usada. Cortinas e tapetes também acumulam poeira. Se necessário, separe-os e leve tudo para a lavanderia.

Use um pano seco e macio para desempoeirar os móveis, quadros e objetos nas cômodas e prateleiras. Nas frestas de janela e superfícies lisas, use um pano úmido.

Para limpar os vidros da janela, esfregue um pano com detergente diluído em água ou espirre um limpa-vidros. Por último, passe um pano seco no vidro.

Para finalizar, esfregue um pano de chão umedecido com o produto indicado para o piso do quarto com um rodo.

Sala

Tire o pó dos móveis com um pano seco e macio. Recolha objetos mais frágeis em uma caixa para facilitar a limpeza. Use um pano de microfibra na TV, computador e outros.

Para limpar sujeiras no teto, no rodapé e nas estruturas das janelas, use o aspirador de pó ou uma vassoura com pano. Cortinas, tapetes e capas de sofá também acumulam poeira. Verifique se já é hora de lavá-los.

Como a sujeira dos móveis, teto e da janela pode ter caído no chão, o ideal é limpar o piso por último, usando uma vassoura ou aspirador de pó. Se usar aspirador, aspire também o sofá. Antes de arriscar lavar o sofá, verifique as instruções do fabricante.

Finalize a sala passando um pano umedecido no piso e paredes.

Cozinha

O primeiro passo é lavar a louça, inclusive o prato de micro-ondas, e limpar bem a pia, usando o próprio detergente. Esvazie e limpe também as lixeiras.

Retire todas as bocas e grades do fogão e use um desengordurante para limpá-los. Seque antes de encaixá-las novamente. Na tampa do fogão, use uma esponja macia e evite produtos abrasivos. Seque com um pano de microfibra.

Para lavar o forno, verifique se ele não possui limpeza automática. Se estiver muito sujo, use uma esponja e detergente de lavar louças ou um produto desengordurante.

Elimine alimentos vencidos ou estragados de dentro da geladeira. Em seguida, limpe os compartimentos, lave as gavetas removíveis no tanque e seque antes de colocá-las de volta. Para limpar a geladeira por fora, use um pano com desengordurante ou lava louça.

O micro-ondas deve ser limpo por dentro com esponja e detergente neutro. Deixe a porta do aparelho aberta até secar e, depois, encaixe o prato limpo.

Portas, armários e prateleiras da cozinha devem ser limpos com um pano macio e desengordurante ou detergente. Esse é o momento de guardar e organizar louças, panelas e utensílios.

Passe o aspirador ou uma vassoura em todo o piso. Finalize com um pano úmido e uma mistura de água sanitária e água.

Toalhas de mesa ou panos de prato usados podem ser deixados de molho em um balde ou colocados na máquina.

Área de serviço ou lavanderia

Limpeza de casa: lavanderia

Coloque as peças de roupa, toalhas e cortinas na máquina de lavar e deixe-a trabalhando, observando os ciclos de lavagem e se é necessário colocar amaciante nas roupas.

No final, deixe a máquina fazer um ciclo completo vazia para tirar a sujeiras de dentro. Limpe o compartimento de sabão em pó e amaciante e o espaço onde juntam fiapos. Após finalizar a lavagem, lave o tanque com escova e sabão, usando a própria torneira.

Esvazie e limpe o compartimento de água do ferro de passar. Passe um pano úmido em prateleiras e janelas.

Por último, passe um pano com água sanitária diluída em água no piso.

O que você achou dessas dicas para facilitar a limpeza de casa?

Viram como essas dicas de limpeza da casa podem tornar as tarefas mais simples? Agora é só aproveitar um lar perfumado e brilhando!