Lista de compras de supermercado: dicas básicas para não errar

Montar uma lista de compras básica parece uma tarefa complicada. Muitas pessoas simplesmente chegam no mercado e acabam levando muito mais coisas do que realmente precisavam – mesmo tendo feito uma lista previamente.

O ideal é listar os itens sem pressa, ao longo do mês, conforme forem acabando. Por exemplo, você notou que a margarina está chegando no fim? Anote o item como parte da compra do próximo mês ou da próxima semana.

Dicas preciosas antes de ir ao supermercado

Antes de ir ao supermercado é interessante tomar alguns cuidados, de forma a garantir que você vai comprar apenas o que realmente precisa:

1. Não vá as compras com fome

Mesmo que você tenha a lista perfeita em mãos, se você for ao mercado com fome, com certeza vai acabar comprando coisas que não são tão necessárias.

2. Leve a lista quando for ao mercado

Pode ser escrita à mão ou estar no seu celular, o principal é que você leve a lista consigo na hora das compras. Deixar para confiar apenas na memória pode fazer com que você leve para casa comidas que não precisa e deixe de comprar o que está faltando na despensa.

3. Separe os produtos por categorias

Assim como na sua casa, no supermercado os produtos não ficam todos juntos. Há uma área dedicada especialmente às carnes, aos itens não perecíveis, aos produtos de limpeza e higiene…

Isso significa que, para facilitar sua lista de compras, o ideal é separar por categoria. Por exemplo, comece listando todos os produtos de limpeza, em seguida os de higiene pessoal, depois os alimentos não perecíveis, as bebidas e por último as carnes e os perecíveis.

4. Anote o que for acabando

Você está cozinhando e notou que acabou de colocar o último pacote de sal no saleiro. O que você faz? Exatamente, já procura por um papel e anota o item sal, para ser comprado na próxima ida ao mercado. Para ficar mais fácil, deixe essa lista pendurada na geladeira ou a faça em um app de celular.

5. Tenha uma “lista de compras base”

Alguns itens precisam ser comprados todos os meses – ou todas as semanas, se você realiza compras semanais – então, porque não ter uma lista de compras básica? Seria como uma lista compras de supermercado simples que já terá anotado todos os produtos que fazem parte da rotina da família, sendo utilizados com frequência.

6. Use aplicativos de lista de compras

Hoje existem vários aplicativos de lista de compras que podem ser instalados no seu celular. Tenha um e facilite a vida na hora de anotar o que está faltando em casa. Ainda nesse artigo você verá cinco sugestões de apps que poderá utilizar.

7. Compare sua lista atual com a de compras anteriores

Depois que finalizar a compra no supermercado, guarde a lista para consultar no próximo mês ou na próxima ida ao mercado. O motivo? Você consegue identificar mais facilmente quais itens são realmente importantes e quais são supérfluos e podem ser retirados na compra seguinte.

Erros comuns ao elaborar uma lista de compras

Lista de compras erros

Existem erros que são comuns a todas as pessoas que precisam fazer compras no mercado, mas se você se atentar a eles, verá que suas compras se tornarão mais eficientes:

1. Não anotar quantidades

Ok, sua lista de compras básica diz que você precisa comprar sabonetes. Mas… Quantos? Ao não anotar quantidades de cada item, você deixa uma brecha para fazer compras demais ou de menos. Então, quando montar a lista já escreva que precisa trazer “X” sabonetes (ou qualquer outro item) na próxima ida ao mercado.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Terrário: saiba como fazer e veja 85 modelos com fotos

2. Exagerar na compra de frios e saladas

Os frios são ótimos para preparar um lanche e as saladas garantem que você vai manter uma refeição saudável. Porém, ambos são perecíveis e estragam rapidamente. Então, por mais barato que esteja, não compensa trazer em quantidade. Inclusive o melhor é considerar esses itens com duração semanal, quanto você comeria na semana.

Depois pode fazer compras menores e trazer mais saladas ou frios para casa, se ainda não chegou a época da ida mensal ao mercado para a compra maior.

3. Não conferir despensa e geladeira antes de ir às compras

Por mais que você seja uma pessoa bastante organizada e tenha deixado tudo anotado previamente, antes de ir ao supermercado é interessante dar mais uma olhada na despensa e na geladeira. Assim você confere se todos os itens da lista são realmente necessários. Talvez algo já foi reposto antes dessa compra.

4. Não ter controle da despensa

A despensa tem duas utilidades: guardar os alimentos e manter tudo organizado, de forma que você consuma os alimentos ou use os produtos antes do prazo de validade.

Quem não tem controle da despensa acaba sempre comprando itens que não precisa e jogando coisas fora, por ter passado da data de vencimento. Então, mantenha tudo organizado e controlado.

5. Ir às compras sem fazer uma lista

Você provavelmente já pensou que poderia ir ao mercado sem precisar de lista, que poderia confiar na sua memória e tudo mais. Ao chegar em casa percebeu que as coisas não saíram como o planejado.

Fazer compras sem uma lista é sinônimo de desorganização e ou você vai encher sua despensa de produtos que não precisa ou vai esquecer de algo importante. Sendo assim, mesmo que o objetivo seja uma compra pequena, faça uma lista.

6. Não levar em questão quantas pessoas vivem na casa

Se pararmos para pensar, uma lista de mercado de uma pessoa solteira será bem diferente de uma família com quatro pessoas. E não levar isso em questão pode gerar alguns problemas, como trazer itens perecíveis demais e acabar tendo que jogar fora.

Quem tem família grande deve anotar na lista itens voltados para a família, como packs de sabonetes, shampoos e até de comida. Já quem mora sozinho pode se focar em porções individuais, que cada vez mais vem ganhando espaço nos supermercados.

7. Ignorar as necessidades individuais de cada morador

Se você vive sozinho não corre o risco de cometer esse erro, mas a partir do momento em que mais pessoas dividem uma casa, é preciso levar em conta as necessidades individuais de cada uma na hora de ir ao mercado.

Você pode não gostar de tomar iogurte, mas seu parceiro ou colega de apartamento pode consumir um por dia, ou seja, o produto não é supérfluo e deve estar na lista. Da mesma forma, quem tem filhos deve considerar a necessidade dos pequenos: É preciso trazer mais fraldas? Quais frutas a criança gosta mais? Inclua na lista.

Aplicativos de celular para montar a sua lista de compras

Aplicativos para montar a lista de compras

A modernidade chegou e a tecnologia pode ser sua grande aliada até nas tarefas mais rotineiras, como fazer compras no supermercado. Se você não gosta de ficar carregando papéis – e percebeu como é importante tem uma lista de compras em mãos – pode contar com os aplicativos para celular. Conheça alguns deles:

1. Bring! Lista de Compras

O Bring tem o objetivo de facilitar as compras do mês – ou da semana. Para acessá-lo, você deve entrar com sua conta Google ou Facebook (isso no Android). O app tem uma sugestão de itens básicos, como pão, leite e ovos, mas você também pode procurar por cada produto e montar a sua lista.

Para selecionar um item que precisa ser comprado, você pode usar a busca ou clicar nas categorias: Frutas e Verduras; Panificação e Confeitaria; Laticínios; Carne e Peixe; Ingredientes e Temperos; Congelados e Conveniência; Cereais e Grãos; Lanches e Doces; Bebidas e Fumo; Limpeza e Higiene; Suprimentos Animais; Artesanato e Jardim;

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Tapete de crochê quadrado: 35 ideias e passo a passo para iniciantes

Tudo que for selecionado fica listado na parte superior do aplicativo, em vermelho, indicando que são itens que precisam ser comprados.

O mais legal do app é que você pode compartilhar a lista com todos na casa, basta que eles também utilizem o Bring. Assim todos conseguem ir adicionando produtos ou dando baixa naquilo que já foi comprado.

O app está disponível para Android e iOS.

2. Listonic

O Listonic é um app mais simples, mas bastante funcional e fácil de utilizar. Não é preciso fazer nenhum cadastro e assim que você o acessa é direcionado a criar suas lista de compras. Depois é só ir adicionando os produtos que estão em falta em sua casa e que precisam ser comprados na próxima ida ao supermercado.

Você pode pesquisar – e usar até a função de voz para fazer isso – ou ir adicionando os itens mais populares. Se achar mais prático, clique em “Catálogo de Itens”. Nesse espaço os produtos estão separados por: Animais de Estimação; Bebidas; Bebidas Alcoólicas; Café, Chá e Cacau; Carne e Aves; Casa e Cozinha; Comida Dietética; Congelados; Conservas; Cosméticos; Cuidados para Bebê; Doces e Snacks; Eletrônicos e Eletrodomésticos; Farmácia; Grãos e Massas; dentre outras categorias.

Depois que você adicionar todos os itens, o aplicativo tem a opção de dar um “check”, quando já tiver comprado aquilo que está na lista.

Esse aplicativo está disponível para Android e iOS.

3. SoftList

O SoftList é outra opção para quem busca um aplicativo simples e fácil de usar, sem a necessidade de fazer cadastro. Assim que acessar o app, basta criar sua lista de compras e começar a adicionar os produtos que precisa trazer do mercado.

A diferença em relação a opção anterior é que você precisa digitar o nome do produto ou ao menos parte dele – se preferir pode usar o comando de voz também. Em seguida irá detalhar a quantidade e descrever se envolve Kg, litros, unidades… Pode até adicionar o preço, se você já sabe mais ou menos quanto custam os produtos.

O app é prático para montar a lista em casa e depois ir comparando os preços no mercado, já que vai mostrando o quanto você vai gastar. Se decidir levar o produto, ele passa para o carrinho e fica riscado na lista principal, na parte de baixo.

Disponível apenas para Android.

4. Lista de Compras (Indi Developer)

Esse aplicativo tem como símbolo uma cestinha de compras vazia. Ao acessá-lo você já estará automaticamente dentro da sua lista de compras, que é dividida em pré-lista e carrinho. Funciona de forma semelhante ao app citado acima, pois vai lhe dizer exatamente o quanto você vai gastar no supermercado.

A única diferença é que aqui você não consegue separar se envolvem litros, gramas, kg, todo o cálculo envolve unidades. Então, se você vai comprar carne moída, terá que considerar uma unidade de 500g ao preço X.

Outro detalhe que pode não agradar muito é que você precisa digitar todos os produtos, não há uma lista base ou a opção de digitar parte da palavra e selecionar o item. Também não é possível usar a função de voz.

Disponível apenas para Android.

5. Lista de Compras (TK Solution)

O aplicativo Lista de Compras desenvolvido pela TK Solution é voltado para quem quer apenas transferir a lista manual e torná-la virtual, para deixar salva no celular. Não é difícil de usar e você deve adicionar os itens um a um, digitando seus nomes ou usando a função de voz.

Precisa remover algum item antes do dia da compra? Basta clicar no “x” em vermelho, na parte direita da tela. E se você estiver no mercado e já colocou aquele produto no carrinho, clique em cima dele, o item fica riscado, indicando que você não precisa mais se preocupar com ele durante a compra.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Artesanato para vender: ideias criativas e como fazer

É um aplicativo ideal para quem precisa de algo mais simples de se usar e não quer compartilhar a lista.

Disponível apenas para Android.

6. Lista de Compras (Vansuita)

Nesse aplicativo você pode adicionar os produtos, sua quantidade e o valor em reais. É bem simples a interface e o primeiro passo é criar a sua lista. Pode nomeá-la de acordo com o mês, fica ao seu critério.

Toda edição é feita manualmente, você deve escrever o nome do produto, a quantidade e o preço. Se quiser pode deixar a parte de valor em branco, apenas para ter anotado o que precisa ser comprado. Basta não preencher a parte do preço. Na lista irá sair como R$ 0,00.

Disponível apenas para Android.

7. Lista Simples

O Lista Simples faz jus ao seu nome e permite que você anote todos os itens que precisam ser comprados, incluindo quantidade e valor em reais. Claro que não é obrigatório colocar o preço, mas as quantidades, o ideal é descrever.

Não conta com opção de voz e nem itens pré-cadastrados, você é quem monta sua lista de compras.

Disponível apenas para Android e contém anúncios.

Exemplos de lista de compras

Exemplo de lista de compras

Para ajudar você na missão de ir ao supermercado, separamos abaixo quatro exemplos de listas de compras mais comuns:

Lista de compras básica

Na lista de compras básica busque por:

  • Arroz;
  • Feijão;
  • Sal;
  • Açúcar;
  • Café (pode ser café solúvel também);
  • Chás;
  • Pão;
  • Leite;
  • Trigo;
  • Fermento;
  • Macarrão (pode ser o integral);
  • Gelatina;
  • Óleo;
  • Maionese;
  • Margarina;
  • Vinagre;
  • Alface;
  • Tomate;
  • Cebola;
  • Batata;
  • Cenoura;
  • Pimentão;
  • Laranja;
  • Banana;
  • Maçã;
  • Água mineral;
  • Sucos (de caixa, garrafa e pacote);
  • Cerveja;
  • Refrigerante;
  • Filtro de café (se você optar por fazer café tradicional);
  • Lâmpadas;
  • Velas;
  • Fósforos;
  • Papel Toalha;
  • Guardanapo;
  • Esponjas (de aço e tradicionais);
  • Amaciante;
  • Sabão de pedra;
  • Sabão de coco;
  • Sabão em pó;
  • Água sanitária;
  • Detergente;
  • Desinfetante;
  • Shampoos;
  • Sabonetes;
  • Condicionadores;
  • Papel higiênico;
  • Pasta de dente;
  • Fio dental;
  • Desodorante;
  • Cotonetes;
  • Algodão;
  • Carne moída;
  • Peito de frango (Sassami);
  • Bife;
  • Presunto;
  • Queijo.

Lista de compras para casal

Na lista de compras para casalé interessante focar em:

  • Achocolatado;
  • Açúcar ou Adoçante;
  • Alho;
  • Alface (variedades);
  • Agrião;
  • Água Mineral;
  • Arroz;
  • Azeite;
  • Batatas;
  • Brocolis;
  • Café (vale o solúvel);
  • Carnes;
  • Cebola;
  • Cereais;
  • Cenoura;
  • Couve;
  • Enlatados;
  • Trigo;
  • Feijão;
  • Fermento;
  • Geleia;
  • Iogurtes;
  • Leite;
  • Margarina;
  • Macarrão e massas;
  • Ovos (caixa com 12 ou 20);
  • Pão;
  • Pimentão;
  • Pipoca (normal ou para micro-ondas);
  • Presunto;
  • Queijo;
  • Salame;
  • Sal;
  • Requeijão;
  • Tomate;
  • Vinagre;
  • Banana;
  • Maçã;
  • Uvas;
  • Sucos em geral;
  • Refrigerante;
  • Cerveja;
  • Vinho;
  • Água Sanitária;
  • Amaciante;
  • Álcool em gel;
  • Desinfetante;
  • Multiuso;
  • Detergente;
  • Lava louças;
  • Sabão de coco e de pedra;
  • Sabão em pó;
  • Absorvente;
  • Creme para barbear;
  • Algodão;
  • Removedor de Esmalte;
  • Shampoo e condicionador;
  • Cotonetes;
  • Pasta de dente;
  • Desodorante;
  • Papel higiênico (pack com 12);
  • Sabonetes;
  • Escovas de dente;
  • Fio dental;
  • Lâmina de barbear e para depilação;
  • Esponja de banho;
  • Esponja de lavar louça;
  • Filtro de café;
  • Fósforo;
  • Guardanapos;
  • Esponja de aço;
  • Papel filme;
  • Papel toalha;
  • Lâmpadas;
  • Óleo;
  • Cera líquida;
  • Limpa-vidros;
  • Lustra móveis.

Lista de compras para solteiro

A lista de compras de um solteiro precisa ser mais reduzida, então o ideal é focar naquilo que realmente vai ser consumido, lembre-se de anotar pequenas quantidades ao lado de cada item:

  • Bolachas (salgadas e doces);
  • Pão;
  • Margarina;
  • Queijo;
  • Presunto;
  • Carnes (menor quantidade);
  • Shampoo;
  • Pasta de dente;
  • Fio dental;
  • Detergente;
  • Desinfetante;
  • Papel higiênico (pack com 4 ou 8);
  • Água Sanitária;
  • Sucos;
  • Água Mineral;
  • Cerveja;
  • Enlatados;
  • Pratos prontos;
  • Macarrão;
  • Arroz;
  • Feijão;
  • Gelatina;
  • Óleo;
  • Açúcar;
  • Sal;
  • Ovos (meia ou uma dúzia);
  • Lâmpadas;
  • Velas;
  • Fósforo;
  • Trigo;
  • Massa pronta para bolo;
  • Cereais;
  • Batata;
  • Cenoura;
  • Iogurte (pequenos, para consumir na semana).

Deu para perceber que fazer uma lista de compras básica, para casal ou solteiro é uma tarefa que exige dedicação. Você precisa verificar com calma tudo o que é preciso comprar e não pode deixar a despensa e a geladeira desorganizada.

E o que você achou da ideia de usar os aplicativos para montar as listas de mercado? Conte nos comentários!