Luminária de madeira: como fazer passo a passo com tutoriais e modelos

Você já decidiu sobre a iluminação da sua casa ou apartamento? Saiba que a luminária de madeira é uma excelente opção para quem pretende ter um espaço mais aconchegante e ao mesmo tempo sofisticado e moderno.

Confira em nosso artigo quais os modelos de luminárias de madeira e quais os tipos mais comuns que são usados na decoração de espaços. Além disso, aprenda a fazer uma luminária de madeira com alguns tutoriais e se inspire com algumas ideias que compartilhamos com você.

Modelos de luminária de madeira

As luminárias de madeira são muito aconchegantes e elegantes. Onde quer que você coloque uma, ela sempre vai se destacar. Existem diversos modelos de luminárias de madeira que você pode usar nos mais variados ambientes.

Tom Tom

O tom tom é um modelo de lustre funcional e com elementos que fazem toda a diferença em uma decoração. O objeto é um item decorativo com muita história, visto que é inspirado na primeira lanterna que foi desenvolvida em madeira.

Cricket

O modelo cricket faz uma mistura com a madeira e o alumínio ou aço. Dessa forma, a luminária se transforma em um objeto contemporâneo e ao mesmo tempo rústico. A peça é indicada para todos os tipos de ambientes.

Ninho

Com a junção de várias ripas de madeira você consegue criar uma luminária no modelo de ninho, uma vez que o design é totalmente vazado. O mais indicado é colocá-la pendente no teto, pois emite luz de forma intensa e totalmente artística.

Hermit

O modelo de luminária Hermit remete aos antigos candeeiros de mão. Portanto, o objeto pode ser usado tanto como luminária de mesa quanto como lanterna portátil. O modelo é bem simples e prático.

Troy

Para quem prefere apostar em peças sofisticadas, o modelo de luminária troy é perfeito. O acabamento da peça faz com que ela fique mais atraente e funcional. Você pode usar essa luminária tanto na mesa quanto no chão.

Tipos de luminárias de madeira

Na hora de escolher uma luminária de madeira é preciso conhecer os tipos mais comuns que é vendido no mercado. Cada tipo atende uma determinada necessidade. Confira os tipos de luminárias de madeira.

Pendentes ou de teto

As luminárias pendentes de madeira são perfeitas para decorar sala de jantar, varanda gourmet ou para iluminar o centro da mesa. Portanto, use e abuse desse tipo de luminária em ambientes mais amplos.

O design pode ser mais moderno ou se quiser algo mais personalizado aposte em um modelo artesanal. Contudo, é muito fácil encontrar luminária pendente e de teto em lojas especializadas.

De piso

Os apartamentos e casas estão cada vez menores e como as luminárias de piso ocupam muito espaço, é raro você encontrar esse modelo. Mas aqueles que optem por esse tipo de luminária é porque estão procurando algo mais charmoso, principalmente, se for feito de madeira.

Entretanto, é importante saber os ambientes que mais combinam com a luminária de piso. Salas, quartos e escritórios são os mais recomendados, mas é possível colocar na sacada, no jardim ou varanda.

De mesa

As luminárias de mesa são indicadas para um ambiente de estudo, leitura e trabalho. Por isso, são usadas em criados-mudos, mesa de estudo ou mesas de centro para serem usadas quando você precisar de luz no meio da noite.
Esse tipo de luminária também é uma ótima opção de decoração. Dessa forma, é possível encontrar diversos modelos no mercado que podem atender às suas necessidades ou criar uma luminária para você.

Para parede

Quem mora em apartamento ou casa pequena pode usar a luminária de parede para decorar o ambiente. Esse tipo de luminária deixa o cômodo bem sofisticado e o modelo de madeira combina com qualquer estilo de decoração.

Você pode instalar a luminária na varanda, hall de entrada, na sala ou quarto. Se você mora em sítios ou casa de campo, pode escolher os modelos mais rústicos. Nas salas as mais indicadas são as luminárias mais modernas e minimalistas.

Para varanda

Geralmente, na varanda são colocadas as luminárias mais convencionais e clássicas. Mas é possível investir na tendência e apostar em luminárias de madeira que deixam o ambiente mais moderno ou até com estilo mais provençal.
O ambiente pede algo mais rústico, mas se usar a criatividade você pode criar alguns estilos diferenciados para compor a decoração externa da casa. O mais importante é escolher algo aconchegante.

Tipo artesanal

As luminárias em madeira, geralmente, são feitas artesanalmente. Por isso, são peças exclusivas, já que cada pedaço de madeira é algo único. Portanto, aproveite o material para criar itens decorativos especiais.

Para fazer uma luminária de madeira é necessário tratar a peça para que ela resista ao tempo e a umidade do ambiente. Sendo assim, crie objetos para colocar na mesa, no chão, parede ou pendente.

Como fazer luminária de mesa – Tutorial

Para fazer essa luminária de madeira você vai precisar de diversos pedaços de madeira de tamanhos variados, alguns parafusos e materiais elétricos. São peças baratas e fáceis de serem encontradas.

O passo a passo é simples e fácil de fazer. Mas é preciso atenção e paciência na hora do encaixe das peças. O resultado é uma luminária que pode ser colocada no criado-mudo ou na mesa de estudos.

Como fazer luminária de parede – Tutorial

A luminária de parede é excelente para decorar o quarto, a sala e outros ambientes da casa. Neste tutorial você vai aprender a fazer um modelo usando algumas ripas de madeira e material elétrico.

O processo é simples, mas é preciso ter cuidado na hora de passar o fio elétrico. A luminária é extremamente funcional e fica linda em uma decoração no quarto ou no cômodo de sua preferência.

Ideias e inspirações de luminárias de madeira para iluminar e decorar a casa

01. Conceito moderno e minimalista para a luminária de teto.

Conceito moderno e minimalista para a luminária de teto

02. Com alguns pedaços de madeira é possível criar uma luminária simples para colocar no cantinho da casa.

Com alguns pedaços de madeira é possível criar uma luminária simples para colocar no cantinho da casa

03. Você pode aproveitar um banco alto de madeira para fazer uma luminária, basta pendurar uma lâmpada embaixo do assento. Depois você pode decorar do seu jeito.

Você pode aproveitar um banco alto de madeira para fazer uma luminária, basta pendurar uma lâmpada embaixo do assento. Depois você pode decorar do seu jeito

04. Luminária de madeira para colocar na parede que pode ser feita de forma simples e artesanal.

Luminária de madeira para colocar na parede que pode ser feita de forma simples e artesanal
Para fazer esse tipo de luminária, basta cortar um pedaço de madeira pequeno e fazer alguns furos para encaixar as peças elétricas. Para finalizar é só fixar a luminária na parede e ligar na tomada.

05. Luminária de madeira mais sofisticada para colocar no teto da casa.

Luminária de madeira mais sofisticada para colocar no teto da casa

06. Com vários tipos e cores de madeira você pode fazer uma luminária incrível. Encaixe os pedaços para montar a luminária e depois pendure no teto para que ela fique suspensa.

Com vários tipos e cores de madeira você pode fazer uma luminária incrível. Encaixe os pedaços para montar a luminária e depois pendure no teto para que ela fique suspensa

07. Esse modelo de luminária de madeira de mesa é mais clássica.

Esse modelo de luminária de madeira de mesa é mais clássica

08. Você pode colocar uma pequena luminária de madeira no banheiro para combinar com a decoração do espaço.

09. Quer fazer algo original? Junte algumas ripas de madeira para fazer uma luminária.

Quer fazer algo original? Junte algumas ripas de madeira para fazer uma luminária
Com algumas ripas de madeira e fios elétricos é possível fazer uma luminária pendente. O resultado é totalmente original e sofisticado. Você pode usar a luminária em escritórios, sala de jantar e de estudos.

10. Ou transforme um grande tronco em uma luminária de teto.

Ou transforme um grande tronco em uma luminária de teto

11. O lightbox é a nova tendência para iluminar os ambientes, já que você pode usar em qualquer cantinho da casa. Esse modelo apesar de ser madeira, deixou o espaço mais moderno.

O lightbox é a nova tendência para iluminar os ambientes, já que você pode usar em qualquer cantinho da casa. Esse modelo apesar de ser madeira, deixou o espaço mais moderno

12. Uma simples luminária de madeira pode destacar o ambiente.

Uma simples luminária de madeira pode destacar o ambiente

13. Com a madeira é possível fazer uma luminária que atenda às suas necessidades.

Com a madeira é possível fazer uma luminária que atenda às suas necessidades

14. Usando materiais artesanais você consegue fazer uma luminária de madeira fantástica.

Usando materiais artesanais você consegue fazer uma luminária de madeira fantástica

15. Junte várias luminárias coloridas.

Junte várias luminárias coloridas

16. Que tal transformar uma luminária em uma linda escultura em formato de madeira?

Que tal transformar uma luminária em uma linda escultura em formato de madeira?

17. Faça luminárias de madeira de tamanhos diferentes.

Faça luminárias de madeira de tamanhos diferentes

18. A luminária de piso e que seja alta consegue iluminar todo o espaço.

A luminária de piso e que seja alta consegue iluminar todo o espaço

19. Transforme a luminária de madeira em uma verdadeira obra de arte.

Transforme a luminária de madeira em uma verdadeira obra de arte

20. Combine a madeira com alumínio para fazer uma luminária de teto.

Combine a madeira com alumínio para fazer uma luminária de teto

21. Aposte em uma luminária de madeira no estilo de cinema.

Aposte em uma luminária de madeira no estilo de cinema

22. Não é porque a luminária é de madeira que não pode ser um luxuosa.

Não é porque a luminária é de madeira que não pode ser um luxuosa

23. Luminária de madeira pendente deixa o ambiente mais charmoso.

Luminária de madeira pendente deixa o ambiente mais charmoso

24. Pinte a madeira para deixar a luminária combinando com a decoração do ambiente.

Pinte a madeira para deixar a luminária combinando com a decoração do ambiente

25. A luminária de madeira combina com todo cenário rústico da casa.

A luminária de madeira combina com todo cenário rústico da casa

26. A luminária de chão de madeira pode ser uma excelente opção para iluminar o espaço dos estudantes.

A luminária de chão de madeira pode ser uma excelente opção para iluminar o espaço dos estudantes

27. Se você trabalha com bancadas, precisa de uma luminária que esteja direcionada para o seu trabalho.

Se você trabalha com bancadas, precisa de uma luminária que esteja direcionada para o seu trabalho

28. Uma luminária delicada para colocar na mesa.

Uma luminária delicada para colocar na mesa

29. Com um formato diferenciado essa luminária pode ser direcionada para o seu trabalho colaborando com uma boa leitura ou trabalhos manuais.

Com um formato diferenciado essa luminária pode ser direcionada para o seu trabalho colaborando com uma boa leitura ou trabalhos manuais

30. Combine a luminária com o restante da decoração do quarto.

Combine a luminária com o restante da decoração do quarto

31. Sabe aquelas luminárias antigas? Você pode fazer uma de madeira.

Sabe aquelas luminárias antigas? Você pode fazer uma de madeira
Esse modelo de luminária é bem simples de fazer, já que é necessário usar algumas ripas e outros materiais. As lâmpadas que ficam dentro da luminária têm o formato de vela para dar aquele charme.

32. Até um candelabro moderno é possível fazer com madeira.

Até um candelabro moderno é possível fazer com madeira

33. Mas se quiser algo bem simples, basta pregar alguns ripas pequenas de madeira na parede.

Mas se quiser algo bem simples, basta pregar alguns ripas pequenas de madeira na parede

34. A madeira é um material muito versátil, não é a toa que você consegue fazer objetos surpreendentes.

A madeira é um material muito versátil, não é a toa que você consegue fazer objetos surpreendentes

35. Como esse modelo de luminária de teto.

Como esse modelo de luminária de teto

36. Para quem precisa de luz suave pode apostar nesse modelo de luminária de madeira.

Para quem precisa de luz suave pode apostar nesse modelo de luminária de madeira

37. Com um clique você consegue acender essa luminária de madeira.

Com um clique você consegue acender essa luminária de madeira

38. O que você acha desse modelo de luminária de madeira?

O que você acha desse modelo de luminária de madeira?
Algumas luminárias de madeira são fáceis de montar. No caso desse modelo é melhor solicitar a um artesão que faça o serviço ou até comprar pronto se você encontrar em alguma loja.

39. Esse é um modelo mais simples, mas interessante para quem gosta de luminária de piso.

Esse é um modelo mais simples, mas interessante para quem gosta de luminária de piso

40. Luminária de madeira feita com várias ripas que flutuam no ar.

Luminária de madeira feita com várias ripas que flutuam no ar

41. É modernidade e originalidade que você quer? Toma!

É modernidade e originalidade que você quer? Toma!

42. Mas se quiser algo mais delicado, também é possível fazer.

Mas se quiser algo mais delicado, também é possível fazer

43. Reaproveite as latas que você geralmente joga fora e crie uma luminária totalmente artesanal ao misturar com a madeira.

Reaproveite as latas que você geralmente joga fora e crie uma luminária totalmente artesanal ao misturar com a madeira
Ao invés de jogar fora aquelas latas de leite ou achocolatado, aproveite para usá-las na hora de criar uma luminária para a sua mesa. Contudo, é preciso usá-las junto com alguns pedaços de madeira para ter um resultado surpreendente.

44. Misture alguns materiais para fazer uma luminária potente.

Misture alguns materiais para fazer uma luminária potente

45. Ou aposte apenas na madeira.

Ou aposte apenas na madeira

46. Para quem precisa de uma luz direcionada para o que está fazendo, esse modelo de luminária é o ideal.

Para quem precisa de uma luz direcionada para o que está fazendo, esse modelo de luminária é o ideal

47. Que tal esse modelo encaixado no livro?

Que tal esse modelo encaixado no livro?

48. A luminária no formato de caixinha é uma ótima opção para colocar no quarto.

A luminária no formato de caixinha é uma ótima opção para colocar no quarto

49. Aposte neste modelo mais rústico e simples.

Aposte neste modelo mais rústico e simples

50. Para colocar no quarto da criançada, luminária de madeira no formato de boneco.

Para colocar no quarto da criançada, luminária de madeira no formato de boneco

51. Se você trabalha com pesquisa, esse modelo de luminária é o mais indicado para o seu caso.

Se você trabalha com pesquisa, esse modelo de luminária é o mais indicado para o seu caso

52. Pinte um cantinho das luminárias de madeira para diferenciá-las.

Pinte um cantinho das luminárias de madeira para diferenciá-las

53. A combinação do clássico com o moderno.

A combinação do clássico com o moderno

54. Mas é possível optar por algo mais moderno.

Mas é possível optar por algo mais moderno

55. O recorte da luminária acaba se transformando no seu próprio suporte. Mais inovador, impossível.

O recorte da luminária acaba se transformando no seu próprio suporte. Mais inovador, impossível

56. Para a mesinha de estudo e leitura.

Para a mesinha de estudo e leitura

57. Modelos diferentes, mas com objetivos iguais.

Modelos diferentes, mas com objetivos iguais

58. A luminária de madeira de piso é o grande destaque dessa sala de estar.

A luminária de madeira de piso é o grande destaque dessa sala de estar

59. Ao invés de luminária, use um abajur de madeira.

Ao invés de luminária, use um abajur de madeira

60. Que tal esse modelo no formato de uma nave?


A luminária de madeira é um item decorativo que se tornou tendência nas decorações de casas e apartamentos. Portanto, se você não se importa em colocar a mão na massa, pode seguir as nossas dicas e inspirações para criar a sua.