Mata formigas: saiba como se livrar das formigas em casa sem dificuldades

Se antes reclamávamos por não parar em casa, a situação da pandemia permitiu exatamente o contrário. Mas essa permanência fez com que usássemos mais a cozinha e com esse uso, o surgimento de um animal que é uma verdadeira praga: a formiga.

Com essa invasão, especialmente atraídas por alimentos açucarados, as formigas além de estragarem alimentos podem também transmitir doenças. Em função disso, reunimos oito dicas para que você mesmo faça um mata-formigas de forma natural e eficiente.

Poder fazer o seu próprio pesticida natural é, além de mais econômico, uma forma fácil de não prejudicar a sua saúde, a da sua família e o meio ambiente. Afinal, é possível encontrar nas prateleiras dos supermercados e em lojas especializadas vários pesticidas, só que muitas fórmulas possuem elementos nocivos à sua qualidade de vida.

Então, mãos à obra, abra sua despensa para fazer o mata-formigas e dê prosseguimento com a leitura desse artigo!

Ingredientes importantes para matar formigas

Antes de mais nada, o importante é separar todos os produtos que estarão envolvidos nessas receitas de mata-formigas. Por isso separe os seguintes materiais:

  • Sal;
  • Limão;
  • Vinagre branco;
  • Detergente;
  • Água;
  • Laranja;
  • Canela em pó;
  • Pimenta ou pimenta em pó;
  • Borra de café;
  • Cravo;
  • Óleo de hortelã.

Como matar formigas domésticas

Existem inúmeros ingredientes naturais que podem ser usados para essas formiguinhas que aparecem rapidamente e em grande quantidade. Você pode usar nos armários do banheiro e em toda sua cozinha, ingredientes como: pó ou borra de café, pimenta em pó, casca de limão, laranja moída ou canela.

Utilize tampinhas de garrafas ou aplique sobre buracos de onde é possível ver que há saídas desses insetos. Tenha cuidado apenas para não manchar o armário e, também, com o alcance de crianças ou animais.

Como deixar as formigas longe do seu açucareiro

Se tem uma coisa que formiga não gosta é do cheiro forte de alimentos cítricos como a laranja e o limão. Então, se você não quer ver mais esses insetos perto do seu açucareiro, basta deixar um pedaço da casca dessas frutas próxima ao pote.

Detergente como mata-formigas

Não há nada melhor para higienizar alimentos e utensílios de cozinha do que o detergente líquido. Mas a sua função não para por aí. Ele é um poderoso repelente contra formigas: basta misturar água com detergente e colocar esse conteúdo em um pulverizador, aplicando em cantos ou buraquinhos que possam conter ninhos de formigas.

Borra de café e pimenta contra as indesejáveis formigas

Mata formigas borra de cafe

Depois de utilizar a solução água mais detergente como mata-formigas em cantos e frestas na sua residência, cubra esses pequenos lugares com pimenta. Só que se houver crianças ou animais de estimação em sua casa, a pimenta pode ser uma escolha perigosa por conta da capsaicina, substância que libera o ardor dessa especiaria.

Em função do perigo que ela representa para os nossos pets ou filhos, a melhor opção é usar a borra de café que não possui nenhuma contraindicação e, ainda, evita o ressurgimento dessas pragas no seu lar.

Cravo e canela: poderosas especiarias na cozinha e no combate às formigas

Mata formigas cravo e canela

Tanto o cravo como a canela são duas poderosas especiarias para receitas elaboradas, mas saiba também que são poderosos repelentes no combate a esses bichinhos de seis patas.

No caso do cravo-da-Índia, basta encher um pote pequeno, deixá-lo destampado com essas pequenas especiarias e colocar no cantinho do cômodo da sua casa. O óleo encontrado no cravo espanta as formigas sem matá-las.

Se você preferir a canela, repita o mesmo procedimento do cravo que terá o mesmo efeito. Mas atenção ao trocar o conteúdo do potinho após duas semanas desse procedimento, já que o cheiro pode mudar, prejudicando a sua eficiência.

O vinagre e suas mil e uma utilidades

Muitas pessoas desconhecem o quão poderoso é o vinagre dentro de uma casa. Além de tempero para salada e outros tipos de comidas, ele pode ser usado como amaciante de roupas, para deixar seu banheiro mais brilhoso, para tirar manchas de roupas, entre muitas utilidades.

Além de todas utilidades citadas acima, o vinagre é um poderoso pesticida natural, já que você pode aplicar em todos ambientes da sua casa. A melhor opção para matar formigas é usar o vinagre do tipo branco.

Para fazer esse mata-formigas você precisa fazer uma mistura que tenha 50% de água e a outra metade de vinagre branco. Coloque o resultado desse mix em um pulverizador e a partir desse momento, você pode borrifar o conteúdo diretamente sobre esses insetos.

Anote essa dica importante: Não deixe de recolher as formigas mortas com um papel toalha ou pano úmido por um período superior a doze horas, já que o cheiro desses bichinhos poderá atrair outros insetos, como baratas, por exemplo.

Você ainda pode aproveitar para desinfetar seu piso, caso seja do tipo laminado, com o vinagre branco, deixando sua casa mais limpa e livre de bactérias.

Óleo de hortelã: aliando pesticida natural e aromaterapia

Óleo de hortelã

Tempero muito comum na culinária brasileira, a hortelã tem um odor muito característico, refrescante e, inclusive, terapêutico. Hoje com maior conhecimento sobre óleos de plantas e ervas aromáticas, há um maior conhecimento sobre suas propriedades medicinais.

Mas não é só por conta do cheirinho gostoso do óleo de hortelã que você precisa tê-lo em sua despensa. Ele é um poderoso aliado para matar formigas. É muito comum achar caminhos feitos por essas pragas, em tornos de cubas, tanques e pias.

Umas das formas mais eficientes de usar o óleo de hortelã para acabar com esse problema é só borrifar esse produto sobre esses locais e pronto: elas vão sumir como passe de mágica!

Outros locais em que o óleo de hortelã tem recomendação de ser usado é nos contornos internos de portas e janelas, deixando sua casa protegida e ainda mais cheirosa.

Outras opções

Algumas pessoas não gostam do cheiro do vinagre. Caso seja o seu caso, você pode substituí-lo no mata-formigascom vinagre branco pelo limão, já este que possuí as mesmas propriedades do vinagre no combate a esses insetos. Nesse caso, faça o suco de limão e borrife por todo perímetro da sua casa, especialmente em sua cozinha.

Uma outra opção é o uso da terra diatomácea – inseticida que tem em sua composição diátomos fossilizados moídos – espalhando o pó ao redor dos rodapés, janelas e em torno do seu lar. Esse produto também é de origem natural.

Limpeza e seu papel importante

Vale ressaltar que um dos fatores mais importantes para deixar as formigas longe da sua casa é deixá-la limpa. Não adianta usar uma das soluções acima, se houver restos de comida ou louças sujas na pia, já que esses hábitos não vão impedir que elas morram.

E quais desses mata-formigas você pretende usar na sua casa? Deixe nos comentários abaixo!