Nomes para loja de perfumes: veja dicas para definir o seu

Ter um negócio não é tão simples quanto parece. Além de muita burocracia, você ainda tem que lidar com os desafios do dia a dia. Mas uma vez que a estratégia de como trabalhar a sua marca no mercado está bem definida, muitas coisas fluem naturalmente. Neste artigo, você vai ver dicas de nomes para loja de perfumes, o que será um problema a menos para resolver. Portanto, continue a leitura para não perder nada.

Essências

O nome para loja de perfumes é um item de seu planejamento de negócio que deve ser bem executado. Um bom nome agrega valor à marca naturalmente. Você pode até se questionar quanto aos nomes de marcas famosas que utilizam nome próprio, mas saiba que essa é uma prática utilizada há centenas de anos para nomear serviços e produtos segundo o nome de seus criadores. Prática também utilizada no campo científico.

Tanto por uma questão de vaidade quanto de honra e orgulho, empresas de origem européia ou asiática, em sua maioria, utilizavam brasões e seus sobrenomes para agregar valor à família. As famosas casas ou castas que eram sinônimo de glória, fama e orgulho. 

Essa ideia de nome próprio se aplica mais ao produto em si, como os perfumes Dior e Armani, por exemplo. Lojas que trabalham com marcas e fragrâncias próprias, com um leque mais abrangente, utilizam nomes mais comerciais. O Boticário é um exemplo incrível de marca forte não associada a nome próprio.

Nomes para loja de perfumes não precisam ser associados a nada nem ninguém. A partir da posição que você tiver no mercado é que aquele nome ganhará relevância.

Dica: o nome de um produto se torna referência com o tempo diante do posicionamento da marca no mercado, qualidade oferecida e frequência nas mídias. Veja alguns exemplos de marcas com nomes não relacionados a alguém, mas que são referência:

  1. Natura – Segundo o próprio Google, caso você queira procurar depois, é o nome de uma empresa brasileira de cosméticos que teve como propósito, a partir do nome, trazer um significado para o cliente de natureza, equilíbrio e saúde. Não necessariamente é o nome do fundador da empresa ou da cidade de onde ele veio.
  2. Avon – Essa marca gringa teve seu nome influenciado pela cidade de onde o famoso dramaturgo e escritor inglês, William Shakespeare, nasceu. A cidade de Stratford-upon-avon.
  3. Jequiti – Uma das marcas do Grupo Silvio Santos teve seu nome escolhido a partir da árvore jequitibá. Esse nome vem do Tupi e significa “gigante da floresta”. Isso porque o jequitibá é uma das maiores árvores do mundo.
  4. Boticário – O significado de boticário é farmacêutico. Em sua variável, boutique, significa loja, farmácia. Esse é um ótimo exemplo de ressemantização, ou seja, mudança de valor e significado de uma palavra. A marca se tornou culturalmente aceita como fornecedora de cosméticos de qualidade e de fácil acesso. O antigo significado nem é mais lembrado.
  5. Água de cheiro – Já esse nome de cosmético, que é um bem famoso também, utiliza o óbvio não falado. Perfumes e colônias são, necessariamente, águas de cheiro. Águas aromatizadas. Hoje, graças às campanhas feitas para trazer valor à marca, esse nome também está ganhando mais peso e mais força no mercado de cosméticos. 

Dentre tantas outras marcas que surgem todo dia por aí, nem sempre são associadas ao produto que está sendo servido, ao nome do fundador ou algo relacionado. Nomes para loja de perfumes podem ser uma escolha óbvia, como faz a marca água de cheiro. Também pode ser um nome com significado como a Natura. Independentemente do nome que você for escolher, a grandeza e a força dele virá a partir do seu posicionamento no mercado.

Nome e sobrenome

Ter dicas de nomes para loja de perfumes e basear-se em como as marcas famosas escolheram seus nomes é uma maneira simples e fácil para conseguir entender o processo de criação. Existem requisitos básicos que você deve conseguir preencher para ter um nome sólido. Portanto, veja a seguir uma rápida orientação sobre como escolher nomes para loja de perfumes.

Conceito

Dos nomes para loja de perfumes que você escolheu, algum deles traz a ideia desejada quanto ao seu produto? Você precisa explicar demais o significado de sua marca? Se sim, então ela ainda não está no ponto. Pode melhorar. A menos que ela não tenha significado.

Sonoridade

Sua marca, quando falada, tem uma sonoridade boa? É agradável quando você ouve alguém dizê-la? Ler em uma notícia ou ouvi-la em uma propaganda de Rádio ou TV gera carisma? Facilmente sonorizada? Todos esses aspectos contam. Pessoas que escolhem nomes para loja de perfumes, restaurantes ou qualquer outro tipo de serviço está sujeito à lembrança do cliente no momento da necessidade. Nome bom, lembrança garantida.

Impactante

Seu nome marca presença? Ele dá um ar de nostalgia para quem ouve. Por exemplo, algumas marcas, mesmo que alguém não a conheça, ainda dá a sensação de que já ouviram falar em algum lugar ou momento. Esses nomes são associados assim por causa da sonoridade delas. Assim como uma música nova que parece que você já havia ouvido uma vez na vida ou encontrar alguém pela primeira vez e ter a sensação de que já a conhece.

Único

Evite utilizar nomes parecidos com o de marcas famosas. Isso não agrega valor à sua, apenas gera ibope para a outra que já era conhecida. Além disso, a falta de originalidade será a ideia pela qual a marca será conhecida.

Depois dessas dicas, nomes para loja de perfumes serão mais fáceis de se definir. E não só nomes para lojas de perfumes, mas nomes para qualquer negócio de qualquer área que queira abrir. A ideia é a mesma. O conceito, o caminho será sempre o mesmo a seguir. Mas não é uma regra. Nomes próprios funcionam também, mas precisam de mais atenção quanto ao marketing. 

Pronto. Faça algumas pesquisas com seus amigos e familiares. Fale em voz alta e tente ouvir o nome de seu negócio. Nomes para loja de perfumes tendem a ser mais simples, associando a palavra perfumaria com um substantivo próprio, comum, abstrato ou até mesmo um adjetivo. Faça a combinação ideal e tire a prova com os requisitos. Nomes de artistas são feitos com essas perspectivas também. 

Qual nome você escolheu para seu negócio ou produto? Tem alguma dica diferente para compartilhar? Comparou os requisitos que um nome precisa para ser considerado forte? Deixe seu comentário. Divida sua experiência com os outros leitores. Peça a opinião e aceite dicas que se encaixem melhor com seu negócio. Nomes para loja de perfumes ou de qualquer outro tipo de comércio já passaram por essa etapa. Nem sempre é uma tarefa fácil ou óbvia.