Sabão caseiro: aprenda 8 receitas para a preparação para o seu lar

A cada dia mais, é preciso se reinventar para descobrir meios de economizar e fazer seu dinheiro render mais. Uma boa aposta é aprender fazer em casa receitas de sabão caseiro. Dependendo dos seus objetivos e necessidades, é possível até mesmo revender sabão caseiro e criar uma nova fonte de renda. Pensando nisso, separamos uma série com as melhores receitas de sabão caseiro para você fazer aí na sua casa.

Além de ser uma boa economia, uma possível fonte de renda extra, o sabão caseiro é um produto que pode ser considerado biodegradável, uma vez  já que o óleo de cozinha utilizado em frituras é um dos principais ingredientes na composição, evitando que centenas de litros sejam descartados incorretamente no meio ambiente.

Mas, não pense que temos receitas de sabão caseiro apenas com óleo de cozinha! Também listamos algumas receitas que não utilizam esse ingrediente na hora da preparação. Quer saber mais? Siga conosco nesta leitura e confira o passo a passo das melhores receitas de sabão caseiro.

8 maneiras de fazer o seu sabão caseiro

1. Sabão caseiro em barra com óleo de cozinha

Sem dúvidas, a forma mais conhecida para preparação de sabão caseiro é feita em barras, a partir do óleo de cozinha usado. Apesar de simples, o passo a passo exige uma boa dose de cuidado, já que será necessário utilizar soda cáustica dissolvida em água quente.

Assim, se você decidiu preparar esta opção de sabão caseiro, que serve para lavar panelas com manchas de gordura, limpar fogões, panos de chão, etc., você deve adicionar 2 litros de água bem quente em um balde, adicionar 1 kg soda cáustica, 1 copo (cerca de 200 ml) de sabão em pó e mexer bem com uma colher de pau. Quando todos os ingredientes estiverem misturados, adicione lentamente essa mistura em dois litros de óleo e mexa por 20 minutos.

As quantidades podem ser aumentadas ou diminuídas, de acordo com a sua necessidade. Para deixar um cheirinho gostoso de sabão, você pode adicionar 5ml da sua essência favorita. Coloque em formas para um resultado mais bonito e faça os cortes necessários depois de 24 horas.

2. Sabão caseiro feito com sabão em pó e desinfetante antibacteriano

Uma outra forma prática de preparar o seu sabão caseiro, é utilizando desinfetante antibacteriano. Uma das maiores necessidades atuais é desinfetar roupas, calçados e ambientes de modo geral. Com essa receita prática e barata, você poderá fazer a limpeza geral da casa, calçados e principalmente do banheiro, que precisa de um cuidado especial em relação aos germes.

O passo a passo é realmente simples. Você vai precisar de 4 litros de óleo usado e coado, dois litros de água quente, 1 kg de soda cáustica, 1 copo de sabão em pó, 1 copo de álcool e 1 copo de desinfetante antibacteriano. Primeiramente, é necessário dissolver o sabão em pó com 500 ml de água quente e o álcool em um balde. Em outro recipiente, dissolva a soda cáustica com o restante de água. Junte as duas misturas cuidadosamente por 20 minutos e incorpore ao óleo. 

3. Sabão caseiro líquido com óleo e álcool

Mais uma opção bem atual, prática e super útil. Para essa sugestão de receita de sabão caseiro, você vai precisar de 2 litros de óleo de cozinha usado e coado, 2 litros de água quente, 20 litros de água em temperatura ambiente, meio quilo de soda cáustica e 2 litros de álcool. Ideal para a limpeza de grande ambientes e superfícies em geral, o custo é muito baixo quando comparado ao benefício e a quantidade obtida nessa mistura.

Adicione a soda e o álcool em um balde, mexendo bem. Em seguida, você deve acrescentar o óleo e mexer todos os ingredientes até tudo ficar homogêneo. Deixe que a sua mistura descanse por 30 minutos e acrescente 2 litros de água fervente, tomando muito cuidado para que a mistura não atinja qualquer parte do seu rosto e corpo. Dissolva bem todo conteúdo e então acrescente 20 litros de água em temperatura ambiente.

4. Sabão caseiro de azeite em barra

Se você está procurando uma alternativa para lavar louças para fugir dos detergentes que causam tantas alergias, essa receita de sabão caseiro líquido é uma boa sugestão. O preço não é o mais acessível, já que você vai precisar de 900 ml de azeite, 380ml de água e 128 gramas de soda cáustica.

Em um recipiente fundo, adicione a água e a soda cáustica com cuidado e mexa até dissolver completamente. Deixe a mistura descansar por cerca de 30 minutos. Após esse período, aqueça o azeite no fogo, com cuidado para não ferver, e despeje-o na mistura de água e soda, mexendo por alguns minutos até formar uma mistura grossa e homogênea.

Por se tratar de um sabonete caseiro mais refinado, é importante colocar a essência de sua preferência para deixar ainda mais gostoso.  Essa receita também serve para fazer sabonete líquido (um substituto bem próximo ao detergente). É possível utilizar este sabão no mesmo dia, imediatamente após esfriar completamente. Se você não curte tanto assim as receitas com óleo reciclado, essa pode ser uma excelente chance de você experimentar sabão caseiro.

5. Sabão caseiro de leite

A criatividade dos inventores não tem limites. Nesta opção de preparo, o ingrediente central do seu sabão caseiro é o leite. Ideal para lavar louças, proporcionando uma economia na compra de produtos industrializados e também na hora de enxaguar, já que a espuma orgânica desse sabão se dissolve rapidamente. Os ingredientes necessários são: 4 litros de óleo  usado e coado, 2 litros de leite e 1 kg de soda cáustica.

O passo a passo é muito simples; basta dissolver o leite na soda cáustica até misturar por completo. Não se incomode com o leite talhado, é normal e esperado esse efeito. Depois de completamente homogêneo, adicione o óleo e continue mexendo bastante, até obter uma textura mais grossa. Neste momento, adicione 5 ml da sua essência favorita e guarde por 3 horas, mexendo por pelo menos 3 vezes.

Quando a mistura estiver mais grossa, coloque em formas e utilize no dia seguinte.

6. Sabão em barrinhas para lavadora de louças

Se você está cansado dos altos custos com a sua lava-louças, saiba que existe uma maneira descomplicada de preparar um sabão caseiro que vai diretamente na máquina. Para isso, você vai precisar de 1 xícara de borato de sódio (borax), 1 xícara de bicabornato de sódio, meia xícara de sulfato de magnésio e meio copo de suco de limão. Apesar de não serem todos conhecidos, você pode encontrar facilmente os ingredientes em casas de produtos naturais.

Após separar todos os ingredientes, é hora de colocar a mão na massa. Inicie o preparo misturando todos os ingredientes secos e, em seguida, adicione o suco de limão, até formar uma massa moldável. Agora, é só fazer barrinhas no mesmo formato do dispenser da sua máquina de lavar louças. Aguarde a secagem completa das barrinhas em uma superfície limpa e lisa, de preferência sob uma folha de papel manteiga. Depois de seco, está pronta para uso.

7. Sabão caseiro feito com amaciante

Essa é uma ótima opção de sabão caseiro para utilizar na hora de lavar suas roupas. Aqui, nem é preciso comentar o tamanho da economia e praticidade, já que certamente você irá adorar. Os ingredientes necessários são: 2 litros e meio de óleo usado e coado, 1 litro de água quente, 100 ml de amaciante da sua preferência e meio quilo de soda cáustica.

Para preparar, comece misturando a soda cáustica com a água quente, sempre de maneira cuidadosa para não causar acidentes. Após devidamente misturados, adicione o óleo e o amaciante pouco a pouco, mexendo bastante. Quanto a massa estiver completamente homogênea, despeje em pequenas formas ou corte-os em pedaços pequenos depois de seco, para que possam ir na máquina de lavar, sem riscos de danificar o seu eletrodoméstico.

8. Sabão de coco em barra

Para finalizar nossa seleção de receitas, sabia que é possível fazer seu próprio sabão de coco em barra caseiro? O sabão de coco é muito apreciado por diversas pessoas, graças a potencialidade dos seus efeitos. Atende bem tanto na hora de lavar roupas ou a louça, por isso, é sempre bom ter uma barra aí na sua casa.

Para o preparo, você vai precisar de 2 litros de óleo de cozinha usado e coado, 500 g de soda cáustica, 3 cocos frescos, 700 ml de água e 125 ml de álcool. Apesar de a preparação ser um pouco mais elaborada, não há nada que seja difícil de fazer. Comece utilizando um liquidificador para bater a água e o coco, até obter uma consistência bem homogênea. Em seguida, despeje o líquido em uma panela ferva até que reduza boa parte da quantidade inicial.

Coloque esse preparo em um balde e acrescente o óleo quente e a soda cáustica, com cautela, já que estará muito quente. Continue mexendo até unificar todos os ingredientes. Por fim, misture o álcool e aguarde 30 minutos. Deixe descansar em uma forma forrada com papel manteiga e espere 24 horas antes de cortar e começar a utilizar.

Quais dessas receitas de sabão caseiro é a ideal para você?

Você acabou de conferir 8 receitas de sabão caseiro que servem para uma série de utilidades. Independentemente de quais sejam as suas necessidades, certamente uma delas irá de atender. Para que o seu sabão caseiro tenha uma boa durabilidade, não deixe mergulhado em água para não desmanchar. Após a utilização, guarde em um ambiente seco e ventilado.

Se você já escolheu qual dessas receitas de sabão caseiro você irá preparar aí na sua casa, não deixe de compartilhar conosco nos comentários aqui embaixo.