Slime: o que é, como fazer e dicas práticas para você seguir

O slime tem conquistado a maioria das crianças. Muito semelhante a uma massinha de modelar, proporciona diversos benefícios e uma brincadeira bastante divertida. O detalhe é que comprar o brinquedo pronto nem sempre é vantajoso, sem contar que permitir que a criança descubra como foi feito desperta mais interesse.

Com isso, muitos pais têm procurado como fazer slime normal para produzir em casa o brinquedo e até mesmo colocar a criançada para ajudar na tarefa. Se é esse seu objetivo, você veio ao artigo certo!

Descubra como fazer slime, incluindo todo o material que vai utilizar.

O que é slime?

Slime é um termo que vem no inglês, e significa algo pegajoso. Se trata de um brinquedo que permite as crianças apertá-lo e se divertir, como se estivessem brincando com uma massinha de modelar mais molenga.

No passado, as crianças brincaram com a amoeba ou geleca e o slime é muito semelhante, com a diferença de ser mais moderno, com cores vibrantes e até com glitter.

Vantagens

Brincar com slime proporciona diversas vantagens para os pequenos, dentre os mais importantes estão:

Experiência sensorial

Ao pegar a massinha nas mãos a criança experimenta a sensação de estar segurando algo pegajoso. Ou seja, aprimora suas experiências sensoriais, através do tato.

Atividade motora

O ato de mexer no slime estimula os dedos e movimentos de apertar e modelar.

Atenção na manipulação

Enquanto brinca, a criança precisa descobrir um jeito de pegar a geleca se que se desmonte e forme o objeto ou desenho que ela deseja.

Foco

O foco também é trabalhando durante essa brincadeira. A criança precisa se manter concentrada, mesmo que seu objetivo seja apenas ficar amassando o slime, sem fazer nenhum bonequinho.

Alívio de stress

Já é comprovado que as crianças também podem sofrer com o estresse. Brincar com slime é relaxante, pois o ato de apertar e modelar a massinha passa sensação de conforto e alegria.

Combate a ansiedade

Os pequenos que são muito ansiosos também podem brincar com essa geleca. A brincadeira vai ajudá-los a se acalmar e focar na atividade.

Estímulo da imaginação e criatividade

A imaginação e a criatividade são bastante trabalhadas enquanto a criança se diverte com o slime. Nesse momento é interessante que os pais a estimulem a criar algo diferente com a massinha. E mesmo que não fique muito parecido com o que o pequeno quis expressar, elogie e o estimule a continuar.

Materiais necessários para fazer slime

Para fazer slime em casa você vai precisar de:

  • Corante ou tinta guache;
  • Cola branca PVA;
  • Talco de pé;
  • Água boricada;
  • Creme de barbear;
  • Glitter;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Solução para lente de contato;
  • Sabão em pó;
  • Água morna;
  • Detergente de cozinha;
  • Clara de ovo;
  • Amaciante.

Vale lembrar que aqui estão listados vários ingredientes que podem ser usados para fazer slime, mas cada passo a passo trará uma receita diferente. Escolha a receita primeiro, depois selecione os materiais.

Como fazer slime passo a passo

Confira abaixo cinco formas diferentes de fazer seu próprio slime:

Com cola

Se você quer saber como fazer slime com cola separe: um tubo de cola branca, uma colher de chá de bicarbonato de sódio, duas colheres de sopa de água boricada ou solução para lente de contato, corante ou tinta guache.

Pegue um recipiente que você possa sujar à vontade, pode até deixá-lo separado especialmente para fazer slime. Coloque a cola e o bicarbonato de sódio e misture. Adicione o corante ou a tinta guache que separou para dar cor a massinha. Finalize colocando a solução para lente de contato ou água boricada e mexa tudo com uma colher.

Se preferir pode usar as mãos desde o começo, mas o recomendado é deixar para quando ficar mais difícil de mexer com a colher. Vá moldando até que não grude mais nas suas mãos.

Tem poucos ingredientes em casa? Crie seu slime com cola branca, talco para pé e corante. Misture a cola com o corante, para dar uma cor a sua geleca. Se preferir pode adicionar glitter e estrelinhas. Em seguida coloque um pouco de talco para pé. Vá aos poucos, para não deixar o slime endurecer demais.

Misture com as mãos e deixe descansar por cinco minutos.

Com detergente de cozinha

O detergente de cozinha pode ser utilizado por quem quer fazer slime. Na primeira receita você só vai precisar deste ingrediente e de uma clara de ovo. Bem prático para quem não tem muitos ingredientes em casa, afinal, detergente e clara de ovo é certeza que estão disponíveis.

Escolha um detergente já da cor que você quer que a massinha fique, para não ser preciso usar corante. Os vermelhos, amarelos e verdes são os mais recomendados. O único detalhe é que você não terá muitas opções de cores. Se só tiver o detergente neutro (o transparente) em casa, lembre-se de adicionar glitter depois que terminar seu slime.

Em um recipiente, misture a clara de ovo com o detergente, até que fique com a textura pegajosa do slime. Pronto, você terminou de fazer sua geleca.

Se você tem mais alguns ingredientes em casa, pode fazer outro slime, também usando detergente. Nesse caso vai precisar de cola acrilex, água boricada e bicarbonato de sódio.

Comece misturando a água boricada com o bicarbonato de sódio. Pode ser na proporção uma colher de sopa de água boricada para uma de chá de bicarbonato. Reserve. Em outro recipiente misture a cola acrilex com o detergente de cozinha, aqui aposte no transparente.

Finalize adicionando a mistura água boricada e bicarbonato aos poucos, para dar consistência ao seu slime.

Com creme para barbear

Aqueles que querem saber como fazer slime normal, devem seguir a receita tradicional para criar o brinquedo. Para isso separe, além do creme de barbear, cola branca, água boricada e tinta guache ou corante.

Coloque todos os ingredientes em um recipiente – vale até usar um pote de sorvete vazio – e misture bem. O creme de barbear é que vai dar a textura pegajosa do slime, então vá adicionando aos poucos, enquanto notar que a mistura ainda está grudando nos dedos.

O ideal é não exagerar na água boricada, pois ela endurece a massinha. Coloque no máximo duas colheres pequenas.

Com amaciante

Para criar uma geleca mais fofinha, a dica é usar uma tampinha de amaciante. Além deste ingrediente você vai precisar também de cola branca, corante ou tinta guache, espuma de barbear, água boricada e bicarbonato de sódio.

Primeiro você deve misturar uma colher de sopa de água boricada com uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Deixe separado e, em outro recipiente, misture a cola, o corante, o amaciante e o creme de barbear.

Finalize adicionando aos poucos a mistura água boricada e bicarbonato, até que o slime não grude mais no pote em que você o está preparando.

Com sabão em pó

Nessa última receita você vai precisar de sabão em pó, água morna, cola branca, tinta guache ou corante e água boricada.

Em um recipiente a sua escolha, misture uma colher de sopa de sabão em pó com 50 ml de água morna, de forma a dissolver o sabão. Reserve.

Pegue outro pote e misture a cola branca com o corante ou tinta guache. Em seguida adicione quatro colheres de sopa de água boricada e finalize com a primeira mistura que você preparou, de sabão em pó com água morna.

Truques

Crie cores em casa

Você notou que não tem muitas opções de corantes ou tintas guache em casa? Não se preocupe, você mesmo(a) pode criar novas cores, basta seguir a tabela de misturas a partir das cores primárias.

Ou seja, de você tem em casa amarelo e vermelho, misture para obter laranja. Tem amarelo e azul? Crie um verde. E se só tiver azul e vermelho, é sua chance de criar um slime roxo.

Faça o slime durar mais tempo

Para que a geleca dure mais tempo e possa ser utilizada várias vezes é interessante ter alguns cuidados. Guarde sempre em um pote com tampa e deixe o brinquedo longe do calor e do sol.

Use pasta de dente, se errar no ponto do slime

Percebeu que exagerou na água boricada e por isso sua massinha está dura como uma pedra? Experimente colocar um pouco de pasta de dente para amolecer.

Use creme para barbear, se o slime ficou muito mole

Você está amassando e misturando os ingredientes há um tempão e seu slime parece nunca pegar ponto? Se sua receita usa creme para barbear, a solução é adicionar um pouco mais, para endurecer um pouco. Ou água boricada, mas o melhor é a espuma para barba.

Adicione glitter, bolinhas de isopor e estrelinhas

Para dar um toque mais divertido a massinha, depois que terminar a receita – e antes de entregar o brinquedo para a criança – experimente colocar glitter, bolinhas de isopor e até pequenas estrelinhas que seriam usadas em trabalhos artesanais.

Misture bem, até que todo o slime tenha o detalhe

Agora você já sabe como fazer slime normal e também como fazer slime com cola. Siga as receitas e crie esse divertido brinquedo para dar as crianças.