Tapete de crochê quadrado: 35 ideias e passo a passo para iniciantes

As artes manuais como o crochê, tricô e bordado voltaram com tudo numa onda de artesanato e DIY na decoração da casa. Antes associados com as vovós, as peças artesanais mais tradicionais começaram a compor decorações mais modernas e contemporâneas, mostrando novas formas de compor uma decoração incrível e super aconchegante para a casa. Veja mais sobre o tapete de crochê quadrado:

E com essa volta das manualidades, voltou também o interesse por aprender a criar peças com linha e agulha! Estes exemplos de artes manuais são super fáceis de fazer e ainda podem ajudar as pessoas a relaxarem e desestressarem em uma atividade produtiva.

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre o crochê com dicas para quem está começando a aprender esta técnica, como começar a planejar suas peças e mostrar algumas ideias super simples e cheias de criatividades para começar a decorar sua casa com tapetes de crochê quadrados incríveis feitos por você!

Para aprender um pouco sobre o crochê

Aprender a fazer crochê é super simples e, com algumas técnicas e aulas, você pode começar a seguir gráficos e fazer suas próprias peças.

Esta é uma técnica com origem indefinida, mas que se popularizou nos moldes que conhecemos durante o século XVI e que se popularizou na Europa no século XIX. A palavra crochê vem do francês “Border au crochet”, que pode ser traduzida como “Bordar com gancho”, se referindo a agulha específica do crochê que possui um gancho em uma das extremidades, que consegue puxar a linha e produzir o trançado característico da técnica.

A partir de pequenos movimentos feitos com as mãos, linha e uma agulha, peças incríveis podem ser produzidas, mas antes de tudo, é necessário entender o funcionamento desta técnica. Para quem quer aprender, as melhores professoras são sempre as vovós ou as mães que já produzem nesta técnica há bastante tempo, mas se essa não for uma prática familiar, existem diversas professoras dando cursos com aulas particulares ou coletivas presenciais. Além disso, na internet você encontra blogs e canais no youtube especializados no crochê com aulas gratuitas.

Crochê: dicas para começar a se aventurar nesta arte manual!

Algumas dicas são fundamentais para quem está começando as primeiras carreiras de uma peça de crochê, especialmente para quem já sonha com as peças maravilhosas que pode fazer com esta técnica. Para te incentivar a sempre explorar e aprender mais, separamos algumas dicas essenciais para as iniciantes nesta técnica manual:

Treine em linhas e agulhas maiores antes de partir para trabalhos mais minuciosos e delicados! Essa dica também quer dizer que você não precisa ter pressa. Comece com pontos mais simples e vá progredindo e treinando novos pontos, tipos de barbante e espessuras de agulha enquanto sua técnica vai evoluindo.

Trabalhe com cores únicas antes de partir para peças mais coloridas: para quem é iniciante, essa dica é fundamental para não se perder na infinidade de pontos dos trabalhos em crochê. A linha em uma cor só, especialmente as mais claras, faz com que o trabalho possa ser facilmente lido e executado. Assim, se você perder um ponto ou colocá-lo no lugar errado, vai identificar facilmente e pode se corrigir rapidamente.

Quando se sentir mais confiante, explore diferentes tipos de linhas e agulhas e o seu uso em cada tipo de peça: cada trabalho tem um tipo de linha específica para ser executado – os tapetes ficam mais resistentes com linhas mais grossas e as blusas ficam mais delicadas com linhas mais finas. Conhecer os tipos de linhas e agulhas é fundamental para entender os diferentes usos e possibilidades que elas podem oferecer. Quando você estiver em um nível básico onde já sabe fazer trabalhos simples, comece a explorar o universo do crochê!

Pratique e estude! Entender a fundo a estrutura do crochê, conseguir ler os gráficos e saber a abreviatura dos pontos é muito útil, especialmente se você for tirar modelos simples de revistas ou sites. Se familiarizar com a linguagem gráfica do crochê e praticar, fazendo suas peças, são as duas coisas mais importantes na arte do crochê. A partir deles você pode partir para um estágio mais avançado onde pode desenhar suas próprias peças e compartilhar na comunidade através de gráficos!

Tapete de crochê quadrado: passo a passo para iniciantes

Uma forma muito fácil de ser feita e é coringa para a produção de diversas peças são os quadrados. Em crochê, eles são bastante simples de serem feitos e são a base para tapetes, jogos americanos, sousplat, porta-copos, almofadas, colchas e mantas… só para citar alguns exemplos!

E para quem já ficou inspirada em aprender a fazer algumas peças simples, dá uma olhada neste tutorial que separamos e aprenda a fazer um quadrado perfeito em crochê:

Veja 35 modelos incríveis de tapete de crochê quadrado

E aí, gostou dessa introdução na arte do crochê? Inspiradas nos quadradinhos super fáceis que apresentados acima, separamos uma galeria cheia de ideias para utilizar essa forma tão simples e criar tapetes para a sua casa:

01. Tapete de crochê quadrado colorido para as crianças: especialmente para aquelas que estão aprendendo os números

Tapete de crochê quadrado colorido para as crianças

02. Tapete de crochê quadrado para finalizar aquele cantinho de leitura com uma poltrona bem confortável: eles ganham um extra de fofura com a borda em barbante felpudo

Tapete de crochê quadrado para finalizar aquele cantinho de leitura

03. Tapete de crochê quadrado como forma principal deste jogo de banheiro de crochê

Tapete de crochê quadrado no jogo de banheiro de crochê

04. Tapete de crochê quadrado para cozinha: estampa de zebra em preto e branco artesanal

Tapete de crochê quadrado para cozinha

05. Tapete de crochê quadrado para saída de cama: para manter seus pés aquecidos quando você levantar e em um padrão de dois tons pastéis super delicados

Tapete de crochê quadrado para saída de cama

06. Tapete de crochê quadrado para sala: simples em barbante cru e com flor embutida no gráfico

Tapete de crochê quadrado para sala

07. Tapete de crochê quadrado com flores: aposte no efeito e na textura que estas flores coloridas dão para a sua peça!

Tapete de crochê quadrado com flores

08. Tapete de crochê quadrado combinando com a almofada da poltrona: com os triângulos coloridos como principal motivo, você consegue diversas combinações!

Tapete de crochê quadrado combinando com a almofada da poltrona

09. Tapete de crochê quadrado a partir de quadradinhos menores e super coloridos: na ideia da peça de retalhos, una diversos quadradinhos em uma peça maior para a sua sala!

Tapete de crochê quadrado a partir de quadradinhos menores e super coloridos

10. Tapete de crochê quadrado para a porta: esta peça pode substituir o capacho do lado de fora ou formar um cantinho para retirar os sapatos do lado de dentro

Tapete de crochê quadrado para a porta

11. Tapete de crochê quadrado para o quarto: combinando com a colcha de crochê em fio mesclado, esse tapete finaliza a decoração do quarto

Tapete de crochê quadrado para o quarto

12. Tapete de crochê quadrado em azul e vinho: misture tons da mesma cor e crie listras para a sua peça

Tapete de crochê quadrado em azul e vinho

13. Tapete de crochê quadrado com desenho de ursinho: perfeito para a decoração de quarto infantil, vai encantar crianças e adultos!

Tapete de crochê quadrado com desenho de ursinho

14. Outra ideia de tapete de crochê quadrado com desenho de triângulos em várias cores

Outra ideia de tapete de crochê quadrado com desenho de triângulos

15. Tapetão de crochê quadrado para o quarto infantil: proteja o chão e deixe o ambiente mais aconchegante para as crianças (especialmente os bebês) brincarem muito de forma segura!

Tapetão de crochê quadrado para o quarto infantil

16. Tapete de crochê quadrado em barbante cru: combinando com a borda do cesto de roupa, criar um ambiente aconchegante e super clean para o seu banheiro

Tapete de crochê quadrado em barbante cru

17. Tapete de crochê quadrado para integrar a decoração natalina na sua casa: em vermelho, esta peça ganha detalhes em verde e branco com guirlandinhas no centro

Tapete de crochê quadrado para integrar a decoração natalina

18. Outro jogo de banheiro em crochê com o desenho quadrado: em linha colorida mesclada, dá mais personalidade para o ambiente simples

Outro jogo de banheiro em crochê com o desenho quadrado

19. Tapete de crochê quadrado simples: mesmo uma peça neutra e sem muitas decorações pode ser utilizada para dar mais estilo no seu ambiente!

Tapete de crochê quadrado simples

20. Tapete de crochê quadrado xadrez combinando com o avental de cozinha: um projeto duplo para fazer em casa!

Tapete de crochê quadrado xadrez

21. No gráfico: tapete de crochê quadrado com desenho colorido composto por quadrados menores com borda verde

tapete de crochê quadrado com desenho colorido

22. Outra ideia de tapetes que podem ser compostos com quadrados de crochê: esse aqui em cinza, azul claro e azul escuro pode ser utilizado na cozinha ou banheiro como passadeira

Outra ideia de tapetes que podem ser compostos com quadrados de crochê

23. Tapete de crochê quadrado zigue-zague para sala de estar: preencha espaços vazios na sua casa ou áreas de passagens com tapetes confortáveis e aconchegantes

Tapete de crochê quadrado zigue-zague para sala de estar

24. Tapete de crochê quadrado com flor: repita o modelo várias vezes e una todas as peças em um tapete lindo!

Tapete de crochê quadrado com flor

25. Outra ideia de tapete de crochê quadrado simples: para quem está num estilo mais clean ou minimalista, esta peça traz conforto e sofisticação para o espaço

Outra ideia de tapete de crochê quadrado simples

26. Linha mesclada em branco, preto e amarelo: tapete de crochê quadrado que lembra os chuviscos das televisões antigas

tapete de crochê quadrado que lembra os chuviscos das televisões antigas

27. Tapete de crochê quadrado com estrela de quatro pontas no desenho principal

Tapete de crochê quadrado com estrela de quatro pontas

28. Tapete de crochê quadrado simples com flores aplicadas e barra de barbante felpudo: misture texturas e efeitos no seu trabalho em crochê

Tapete de crochê quadrado simples com flores aplicadas

29. Jogo de banheiro em crochê quadrado: bordas e flores rosinhas para trazer mais cor para o ambiente

Jogo de banheiro em crochê quadrado

30. Outra forma de manter a simplicidade é utilizar as cores pastéis nos seus trabalhos artesanais: tapete de crochê quadrado bege e branco

tapete de crochê quadrado bege e branco

31. Tapete de crochê quadrado para a sala: um desenho de expansão que coloca um quadrado dentro de um quadrado, dentro de um quadrado

Tapete de crochê quadrado para a sala

32. Tapete de crochê quadrado com listras em azul, branco e cinza

Tapete de crochê quadrado com listras em azul, branco e cinza

33. Tapete de crochê quadrado amarelo para colocar aos pés da cama: combinando com a mantinha da cama, fica um charme

Tapete de crochê quadrado amarelo

34. Tapete de crochê quadrado para a porta combinando com um conjunto de cestinhas também em crochê

Tapete de crochê quadrado para a porta

35. Listras diagonais neste tapete de crochê quadrado para utilizar em qualquer tipo de ambiente

Listras diagonais no tapete de crochê quadrado

Recomendado para você