Terrário: saiba como fazer e veja 85 modelos com fotos

Viver conectado à natureza é uma necessidade da vida moderna, porém nem sempre dá para ter um jardim ou uma horta em casa, seja pela falta de tempo ou pela falta de espaço, ou os dois. Contudo, você não precisa abrir mão de ter um pouquinho da natureza dentro de casa. Dentro desse contexto, os terrários se encaixam perfeitamente. Você conhece, já ouviu falar ou nem sabe o que isso significa? Calma, que vamos explicar tudo direitinho e, ainda, te ensinar a fazer um.

Os terrários são mini jardins construídos dentro de recipientes abertos ou fechados. Como geralmente são expostos em vidros transparentes, os terrários permitem contemplar, em miniatura, todo um ecossistema, especialmente se eles forem temáticos.

Nesse caso, dá para explorar os limites da criatividade e, construir, pracinhas, um mini jardim japonês ou usar personagens e cenários que representem os gostos e valores do dono do terrário, criando um mundinho particular e cheio de vida.

Depois de prontos, os terrários podem decorar a sala, a cozinha, o home office e onde mais desejar. Eles também são ótimos para presentear alguém de forma personalizada e artesanal.

Uma das vantagens do terrário é que ele praticamente não necessita de manutenções. Os terrários fechados não precisam nem de rega. Isso porque o mini ecossistema criado dentro do vidro dá conta de todo o processo químico e biológico necessário à sobrevivência das plantinhas. Os terrários abertos funcionam quase da mesma maneira, mas nesse caso a água evapora e, por isso, é necessário regar de vez em quando.

Vamos ver na prática como isso funciona? Confira a seguir quais as principais espécies de plantas para usar no terrário, a montagem e os cuidados necessários com o mini jardim. Na sequência, listamos alguns vídeos tutoriais para te ajudar a fazer o seu. E, para fechar com chave ouro, uma seleção incrível de fotos de terrários para se apaixonar.

Quais as principais espécies de plantas para um terrário

terrário de suculentas

A plantinha campeã na preferência de quem vai montar ou comprar um terrário é a suculenta. Ela se adapta muito bem na proposta e é muito fácil de cultivar. Mas o terrário não precisa se limitar a essa espécie. Você pode criar novas possibilidades, contudo, antes é necessário avaliar o tipo de terrário que você irá construir e a dedicação que poderá dar a ele.

Os terrários abertos se adaptam melhor com plantas de clima seco e árido, como é o caso das suculentas. Os musgos também são uma boa pedida para esse formato de terrário. Orquídeas e bromélias de pequeno porte podem igualmente serem cultivadas em terrário abertos. Entretanto, busque sempre combinar plantas que possuam a mesma necessidade de luz, água e adubação, já que elas iram compartilhar o mesmo (pequeno) espaço.

Para os terrários fechados as plantas mais indicadas são aquelas que apreciam climas mais úmidos. Nesse caso, opte por violetas, avencas, hera, unha de gato ou a planta da amizade. As plantas do terrário fechado também devem se combinar no que diz respeito à necessidade de luz, água e adubação.

Atenção na montagem do terrário

Os terrários são muito simples de serem montados e permitem combinações versáteis, criativas e muito originais, podendo ser montado em recipientes variados, mas que sejam preferencialmente de vidro, assim você consegue curtir melhor seu mini jardim.

O legal da proposta dos terrários é a possibilidade de aproveitar aquela taça ou copo de vidro que ficou sozinho e sobrando depois que todos os outros já foram quebrados. Ou, ainda, aquele aquário deixado de lado desde que o peixinho morreu. Todos eles podem servir para acomodar o seu terrário. Mas também serve uma jarra, uma taça de sobremesa, uma xícara e o que mais tiver sobrando aí na sua casa.

Para os terrários fechados vale uma garrafa de vidro, um tubo de ensaio, ou um frasco de perfume, contudo eles precisam ter tampa para serem fechados adequadamente.

Além do recipiente de vidro, você precisará de substratos apropriados para o tipo de planta que irá usar, cascalhos, pedrinhas e, claro, as plantinhas escolhidas. Não se esqueça de observar o tamanho da planta em relação ao espaço disponível no terrário, caso contrário ela pode não sobreviver.

De resto, vale o que a imaginação mandar. Pedras, conchinhas de mar, areia colorida e miniaturas variadas podem compor o seu terrário na medida em que você definir a temática dele. Hoje em dia é possível encontrar lojas especializadas na venda de artigos para terrários.

Com todos os materiais em mão, chega a hora de iniciar a montagem. Lembre-se que um terrário funciona como um mini ecossistema e, portanto, cada item exerce uma função específica e respeitar a ordem correta de cada um é fundamental para o equilíbrio desse ecossistema.

Em primeiro lugar devem vir os pedriscos. Eles são os responsáveis por drenar o excesso de água do terrário. Depois, vem a terra que deve cobrir pouco menos da metade do recipiente. Em seguida, faça pequenas covinhas para inserir as mudas. Coloque-as na terra e dê leves batidinhas na terra para firmar a planta. Depois de todas essas etapas chega o momento de decorar o terrário. Use e abuse da criatividade!

Cuidados

Apesar de não exigir muitos cuidados, os terrários possuem algumas características que devem ser levadas em conta para que ele permaneça sempre bonito.

Os terrários abertos feitos com suculentas precisam receber luz solar direta ao menos três horas por dia. As regas devem ser feitas apenas quando o solo estiver muito seco, avalie isso tocando na terra.

Já os terrários fechados não devem tomar sol. Se perceber a formação de muitas gotículas de água no recipiente, abra a tampa para que o excesso de água evapore. Isso tende a acontecer em dias mais úmidos. Mas não se preocupe, ao longo do tempo você vai passar a perceber as necessidades do seu terrário e vai tirar esses cuidados de letra.

Confira agora alguns vídeos tutoriais de como fazer um terrário

1.Como fazer um terrário: passo a passo

O paisagista Carlos gravou esse passo a passo para a Revista Artesanato. Nele, o profissional ensina como montar um terrário aberto com suculentas.

Micro jardim no copo quebrado – Cactos e suculentas

A ideia desse terrário, proposto pelo Canal Feito à Mão, é muito legal e criativa. Eles ensinam a fazer um terrário a partir de um copo quebrado, material que provavelmente iria parar no lixo. Uma ideia sustentável e muito bonita para compor a decoração da sua casa.

Terrário de lâmpadas incandescentes: artesanato sustentável

O terrário desse vídeo, do canal Artesanato Pop, é feito com lâmpadas incandescentes. Outra proposta original e super amiga do meio-ambiente.

Tipos e modelos de terrários

Quer conferir mais algumas dicas e, ainda, se encantar com lindas imagens de terrários? Então confira a seleção abaixo:

01. Terrário para captar as boas energias

Terrário para captar as boas energias
Esse terrário foi montado em um recipiente em formato de prisma. Dentro dele, algumas ametistas atraem as boas energias do ambiente. A areia colorida sustenta o pequeno cacto e a suculenta em miniatura.

02. Terrário com cenário e miniaturas

Terrário com cenário e miniaturas
O pote de vidro, que provavelmente já serviu como embalagem de algum alimento, agora é o abrigo desse terrário. As pedras de rio ajudam a compor o clima das montanhas que vem logo acima. Na superfície, o alce e o pinheirinho em miniaturas revelam a delicadeza do terrário

03. Terrário com areia colorida na tacinha de sobremesa

Terrário com areia colorida na tacinha de sobremesa
Fazer um terrário com areia colorida é um pouco mais trabalhoso, mas é igualmente possível. A montagem é a mesma, porém antes da terra é necessário fazer o desenho com a areia somente nas bordas do vidro, o vão que se formar no meio deve ser preenchido com terra.

04. Terrário com suculentas e cactos; pedrinhas brancas conferem delicadeza ao vaso

Terrário com suculentas e cactos

05. Para deixar seu terrário na moda, use recipientes em formato de prisma

Para deixar seu terrário na moda, use recipientes em formato de prisma

06. Montanhas e pôr do sol desenhadas na areia do terrário

Montanhas e pôr do sol desenhadas na areia do terrário

07. Vidros com pezinho elevam o terrário e o deixam mais delicado

Vidros com pezinho elevam o terrário e o deixam mais delicado

08. Terrário fechado em matriz de laboratório

Terrário fechado em matriz de laboratório
O mini ciclista tem espaço a vontade dentro desse terrário fechado. As miniaturas realistas deixam o terrário ainda mais encantador.

09. Gnomos, cogumelos e animais da floresta em mini terrários fechados

Gnomos, cogumelos e animais da floresta em mini terrários fechados

10. Terrário com cenário praiano

Terrário com cenário praiano
Esse terrário foi inspirado na paisagem praiana. A cadeira de praia afundada na areia, a cerquinha de madeira e as suculentas espichadas, como a vegetação típica do litoral, são puro charme. Destaque para a plaquinha indicando a praia

11. Terrário fechado para plantas maiores

Terrário fechado para plantas maiores

12. Cactos, tendências de decoração, são ótimos para decorar terrários

Cactos, tendências de decoração, são ótimos para decorar terrários

13. Pedras ajudam a compor a decoração do terrário

Pedras ajudam a compor a decoração do terrário

14. Terrários com flores artificiais

Terrários com flores artificiais

15. Dupla de terrários delicados e harmoniosos

Dupla de terrários delicados e harmoniosos
No terrário menor, em formato de prisma, um duende se diverte. Ao lado, compondo o par, um terrário acomoda uma mini orquídea envolta por pequenas luzes de led. Para apoiar ambos, um prato cheio de pedrinhas

16. Terrário para enfeitar a mesa

Terrário para enfeitar a mesa

17. Original e bem criativo, esse tipo de terrário combina com propostas de decoração mais joviais

Original e bem criativo, esse tipo de terrário combina com propostas de decoração mais joviais

18. Lâmpadas incandescentes suspensas abrigam lindos e delicados terrários

Lâmpadas incandescentes suspensas abrigam lindos e delicados terrários

19. Um cantinho só para eles

Um cantinho só para eles
Se tiver um espacinho sobrando na sua casa, pode decorá-lo com terrários de diferentes tamanhos e formatos. As plantas também podem variar entre os terrários. A combinação fica como essa da foto

20. Terrário de pedrinhas coloridas podem ser usados em decorações infantis

Terrário de pedrinhas coloridas podem ser usados em decorações infantis

21. Terrário em formato de pera

Terrário em formato de pera
A pera que forma esse terrário abriga em seu interior uma pequena muda de avenca. Sob ela, a moça de chapéu parece esperar pela chegada de alguém

22. Musgo laranja e suculenta de borda cor de rosa para um terrário mais descontraído

Musgo laranja e suculenta de borda cor de rosa para um terrário mais descontraído

23. Nesse terrário suspenso, a suculenta se desenvolveu tão bem que já começa a fugir pelas laterais

Nesse terrário suspenso, a suculenta se desenvolveu tão bem que já começa a fugir pelas laterais

24. Potinhos de medida sobrando aí? Terrário neles

Potinhos de medida sobrando aí? Terrário neles

25. Proposta delicada

Proposta delicada
O bule de vidro traz uma xícara em miniatura em seu interior. O chá pode ser servido ali mesmo.

26. Musgos secos podem ser encontrados em diferentes cores para compor o terrário

Musgos secos podem ser encontrados em diferentes cores para compor o terrário

27. Uma ideia grandiosa para caber nos menores lugares

Uma ideia grandiosa para caber nos menores lugares

28. Como um quadro na parede

Como um quadro na parede

29. Lembre-se que terrários fechados precisam de luz, não de sol

Lembre-se que terrários fechados precisam de luz, não de sol

30. O friso dourado dos terrários realça o interior deles

O friso dourado dos terrários realça o interior deles

31. Dentro do terrário…um outro terrário!

Dentro do terrário...um outro terrário!

32. Capriche nas camadas de pedriscos e terras para valorizar ainda mais o seu terrário

Capriche nas camadas de pedriscos e terras para valorizar ainda mais o seu terrário

33. Estrutura que abriga o terrário ainda comporta outros elementos decorativos

Estrutura que abriga o terrário ainda comporta outros elementos decorativos

34. Ideia para deixar o terrário com visual rústico: envolva-o em um cordão de sisal ou ráfia

Ideia para deixar o terrário com visual rústico: envolva-o em um cordão de sisal ou ráfia

35. Pedrinhas brancas enchem o vaso invertido

Pedrinhas brancas enchem o vaso invertido

36. Mni rosas para decorar o terrário

Mni rosas para decorar o terrário
Para deixar o terrário mais delicado e romântico, você pode utilizar flores miúdas, como as mini rosas, contudo, elas devem murchar em pouco tempo e é importante retirá-las do vidro

37. Areia preta para um terrário mais sofisticado

Areia preta para um terrário mais sofisticado

38. Terrário retangular permite acomodar uma variedade maior de plantas

Terrário retangular permite acomodar uma variedade maior de plantas

39. Sob o cavalete, o terrário em forma de casinha reproduz um cenário calmo e tranquilo

Sob o cavalete, o terrário em forma de casinha reproduz um cenário calmo e tranquilo

40. Terrário sem terra

Terrário sem terra
Nesse terrário parece que as suculentas sobrevivem agarradas às pedras. Mas, na verdade, as pedras criam uma bolsa para acomodar a terra. Interessante notar que as suculentas não necessitam de muita terra para viver

41. Abertura estreita do vidro exige pinças e outros instrumentos para montagem do terrário

Abertura estreita do vidro exige pinças e outros instrumentos para montagem do terrário

42. Sabe aquele sino dos ventos feito de ágata e que quebrou? Tire uma das peças dele e use-a para decorar o terrário

Sabe aquele sino dos ventos feito de ágata e que quebrou? Tire uma das peças dele e use-a para decorar o terrário

43. Uma floresta dentro do terrário

Uma floresta dentro do terrário

44. Conjunto de terrários em garrafinhas

Conjunto de terrários em garrafinhas

45. Jardim japonês reproduzido dentro do terrário

Jardim japonês reproduzido dentro do terrário
O realismo desse terrário impressiona. Ele é uma legitima miniatura de um jardim japonês. O aspargo samambaia imita com perfeição os pés de bambu, típicos dos jardins orientais

46. Suporte em “S” para abrigar com estilo seus terrários

Suporte em “S” para abrigar com estilo seus terrários

47. Pedras rosa e lilás dão um toque feminino ao terrário

Pedras rosa e lilás dão um toque feminino ao terrário

48. Um trio de presença marcante

Um trio de presença marcante

49. Terrário romântico

Terrário romântico
Encantador esse terrário com um casal de flamingos. O cenário praiano deixa o terrário ainda mais romântico

50. Cenário surpreendente

Cenário surpreendente
Para montar um cenário assim é preciso ter mãos habilidosas e muita criatividade. É ou não é um terrário incrível?

51. Flower Power

Flower Power
Uma ideia simples, mas que forma um resultado muito interessante. Basicamente, esse terrário é feito apenas de cactos e suculentas coloridas, mas que ao serem colocados perto um do outro criam um visual alegre e colorido.

52. Suporte de madeira para terrários

Suporte de madeira para terrários

53. Dia no lago

Dia no lago
Esse terrário recria uma cena de descanso e diversão à beira de um lago. Pessoas, animais e plantas dividem o mesmo (pequeno) espaço. Lojas especializadas ou pela internet é possível encontrar diversas dessas miniaturas próprias para terrários

54. Terrários de visual clean

Terrários de visual clean

55. Ora aberto, ora fechado

Ora aberto, ora fechado
A tampa desse terrário pode ser aberta e fechada quando quiser. A abertura que ela proporciona é total e, com isso, as plantas podem se desenvolver tanto com ele fechado quanto com ele aberto

56. Vidros próprios para terrário

Vidros próprios para terrário

57. Terrários em vidrinhos pequenos são delicados e garantem o toque de verde para sua casa

Terrários em vidrinhos pequenos são delicados e garantem o toque de verde para sua casa

58. Sem tampa? Pode fechar o terrário com um nó de corda

Sem tampa? Pode fechar o terrário com um nó de corda

59. Pequena sereia


O terrário temático traz uma sereia sobre uma concha. O azul do mar fica por conta das pedrinhas azuis. As plantinhas de aquário ajudam a compor a decoração e criar o clima realista do cenário

60. Baldinho, cadeira e um chinelo para criar um perfeito cenário de praia dentro do terrário

Baldinho, cadeira e um chinelo para criar um perfeito cenário de praia dentro do terrário

61. Terrário em formato de Yin e Yang

Terrário em formato de Yin e Yang

62. Pescaria dentro do terrário

Pescaria dentro do terrário

63. Pedrinhas pretas e areia amarela para acomodar os mini cactos

Pedrinhas pretas e areia amarela para acomodar os mini cactos

64. Terrário um sobre outro

Terrário um sobre outro

65. Nem a aspereza dos cactos resiste a delicadeza desses terrários minúsculos

Nem a aspereza dos cactos resiste a delicadeza desses terrários minúsculos

66. Suporte dourado confere um toque de luxo à simplicidade do terrário

Suporte dourado confere um toque de luxo à simplicidade do terrário

67. Entre os musgos, um coelhinho observa a vida fora do terrário

Entre os musgos, um coelhinho observa a vida fora do terrário

68. Quando a lâmpada não acender mais, faça um terrário nela

Quando a lâmpada não acender mais, faça um terrário nela

69. Com caixinha de correios e tudo!

Com caixinha de correios e tudo!

70. Terrário em formato de cubo

Terrário em formato de cubo

71. Sobrou plantinha? Faça mais um terrário, pode ser em qualquer vidro

Sobrou plantinha? Faça mais um terrário, pode ser em qualquer vidro

72. Chaveirinho: leve o seu terrário para onde você for

Chaveirinho: leve o seu terrário para onde você for

Terrários na decoração

Veja agora imagens do uso de terrários na decoração:

73. Terrário suspensos preenchem o ambiente de plantas

Terrário suspensos preenchem o ambiente de plantas

74. Deixe sua cozinha mais bonita e verde com um terrário

Deixe sua cozinha mais bonita e verde com um terrário

75. Se não tem onde colocar os terrários, suspenda-os em uma corrente

Se não tem onde colocar os terrários, suspenda-os em uma corrente

76. Pote simples, mas com uma tampa diferenciada para decorar a casa

Pote simples, mas com uma tampa diferenciada para decorar a casa

77. Decore a mesa de jantar com um terrário

Decore a mesa de jantar com um terrário

78. Terrário em tamanhos e formatos diferentes para decorar a sala de jantar

Terrário em tamanhos e formatos diferentes para decorar a sala de jantar

79. Diferente e inovador, esse terrário dentro da mesa da sala é puro charme

Diferente e inovador, esse terrário dentro da mesa da sala é puro charme

80. E que tal fazer terrários para decorar as mesas de festa?

E que tal fazer terrários para decorar as mesas de festa?

81. Discreto, esse terrário decora com classe e elegância

Discreto, esse terrário decora com classe e elegância

82. Terrário suspensos parecem lustres sobre a mesa

Terrário suspensos parecem lustres sobre a mesa

83. Terrário com mini espadas de São Jorge decoram a mesinha lateral

Terrário com mini espadas de São Jorge decoram a mesinha lateral

84. Decoração com elementos pesados combina com os musgos do terrário fechado

Decoração com elementos pesados combina com os musgos do terrário fechado

85. Terrário no caixote de vidro

Terrário no caixote de vidro
O terrário com acabamento em patiná confere rusticidade a essa sala que também possui características modernas e sofisticadas. Um mix de estilos que deu certo

Recomendado para você