Traças: veja os principais tipos e como acabar com elas agora mesmo

As traças são insetos que infestam papeis; tecidos de roupas, tapetes e estofados; alimentos e outros diversos produtos que armazenamos em casa. Esses pequenos insetos se alimentam da matéria orgânica vegetal que está presente nesses materiais, principalmente aqueles que são ricos em amido e proteínas. É comum que encontremos traças vivendo nos locais mais úmidos e escuros da casa, como frestas de móveis; armários; caixas e paredes.

A boa notícia é que eliminar as traças não é algo complicado. Com medidas simples de limpeza e alguns cuidados é possível manter roupas, sofás, livros e alimentos livres desses insetos!

Siga a leitura e confira as dicas que separamos de como acabar com as traças!

Conheça os tipos de traça mais comum e aprenda como eliminá-los

Conheça os tipos de traça mais comum e aprenda como eliminá-los

Traças não são insetos nocivos à saúde humana ou animal, porém, elas causam danos às roupas, papeis e alimentos que conservamos. Há três tipos de traça no ambiente urbano: as traças de parede, as traças de livro e as traças de grãos. Todas as traças têm preferência por ambientes úmidos e escuros, mas elas se diferenciam pela sua forma e pelo tipo de matéria orgânica do qual se alimentam.

A seguir, você aprenderá como diferenciá-las para, então, entender como acabar com as traças de forma eficaz.

Traças de livro: principais características e hábitos

As traças de livro são insetos que pertencem à ordem Thysanura. Elas medem entre 0,85 e 1,3cm e têm o corpo alongado e achatado. Essas traças costumam ter hábitos noturnos e se locomovem com agilidade, em busca de locais úmidos e escuros para se abrigarem.

Elas se alimentam de qualquer matéria orgânica vegetal que contenha amido. Esta substância está presente nos papeis, roupas engomadas, vegetais e outros tipos de alimento. Por esta razão, esse tipo de traça pode estragar livros e danificar documentos, causando grande dor de cabeça.

Traças de parede e traças de grãos: principais características e hábitos

As traças de grãos e as traças de parede, também chamadas de traças das roupas, são integrantes da ordem Lepidoptera e representam a fase larval das mariposas. Isso significa que, com o passar do tempo, as traças desenvolvem-se e dão origem a mariposas adultas.

Reconhecer as traças da ordem Lepidoptera é muito simples: elas se deslocam pelas paredes ou pelo chão e estão protegidas por um envoltório, ou casulo, achatado. Sua alimentação é composta, basicamente, por queratina: uma substância proteica de origem animal.

Assim, é comum que esse tipo de traça danifique roupas de lã, seda, couro natural, casimira e outros tecidos de origem animal. As traças de roupa, portanto, não se alimentam dos tecidos sintéticos propriamente ditos, pois estes não contém queratina. Mas, então, por que essas traças são tão comuns no interior de guarda-roupas e aderidas a roupas de todos os tipos de tecido?

Bem, o motivo disso é muito simples. É comum que a má higiene e limpeza das roupas faça com que resíduos corporais ricos em queratina, como pequenas escamas de pele, pelos, suor etc. fiquem impregnados nos tecidos e, assim, sirvam de alimento às traças.

A explicação de como surge a traça de parede está relacionada ao fato dela ser a fase larval das mariposas. As fêmeas das mariposas adultas botam cerca de 100 ovos e, então, após cerca de 7 dias, as larvas iniciam a construção do seu envoltório e tomam a forma das traças as quais conhecemos.

Agora que já entendemos as principais características e hábitos de vida desses insetos, vamos aprender como acabar com as traças! Siga a leitura e fique por dentro.

Como acabar com as traças: dicas valiosas para evitar as traças em sua casa

Como acabar com as traças: dicas valiosas para evitar as traças em sua casa

Como você já deve estar suspeitando, a melhor maneira de evitar o aparecimento e a infestação de traças é evitar, também, a umidade e a sujeira dos ambientes. Para isto, é essencial que você escolha locais mais arejados e iluminados para fazer a instalação de armários, guarda-roupas e despensas.

Como o que atrai as traças é a umidade e o escuro, essa medida de planejamento previne que os insetos procurem os locais onde você guarda as suas roupas, alimentos, livros e documentos importantes.

Outra forma de evitar a infestação de traças é fazer a limpeza das suas roupas de forma adequada e, sempre que possível, colocá-las para secar ao sol. Isso faz com que os resíduos de matéria orgânica sejam eliminados e a umidade seja reduzida nas peças.

Fazer limpezas periódicas e completas do interior do guarda-roupas e das gavetas também é essencial para prevenir a infestação de traças, porém certifique-se de que está tudo bem seco antes de guardar as suas roupas!

Para evitar que as traças estraguem os alimentos, sempre mantenha bem fechados os pacotes de grãos e outros alimentos que ficam guardados em armários e despensas. Evite deixá-los estocados por muito tempo e faça a limpeza regular do interior dos armários.

A seguir, você irá conferir mais detalhes de como fazer a limpeza da sua casa para eliminar as traças de uma vez por todas!

Como acabar com as traças com aspirador

Se você possui um aspirador em casa, o uso desse aparelho pode ser muito útil na luta contra as traças. Com o aspirador de pó é possível fazer uma limpeza completa do chão, paredes, estofados, interior de armários e guarda-roupas, bem como de frestas, cantos e da parte de baixo dos móveis.

O aspirador irá remover traças e, também, eliminar quaisquer ovos que tenham sido botados por mariposas nas superfícies da sua casa. Portanto, utilizar esse equipamento regularmente para uma limpeza pesada de toda a casa, incluindo interior de gavetas e a parte de trás de móveis é uma maneira excelente de acabar com as traças.

Se você não tem aspirador de pó, faça essa limpeza com vassoura e panos úmidos!

Como acabar com as traças com vinagre

O vinagre é um produto excelente para a limpeza de qualquer superfície e, também, é um excelente eliminador de traças. Você pode utilizar desse produto para fazer a limpeza de paredes, estantes, armários, gavetas ou qualquer móvel que precise ser protegido da infestação das traças.

Uma mistura de 500ml de vinagre e 500ml de água é perfeita para a limpeza das superfícies e eliminação de ovos. Utilize um borrifador e um pano para realizar a limpeza e, antes de guardar objetos e roupas de volta nos móveis, certifique-se de que ele está bem seco!

Como acabar com as traças com sachês feitos com ervas naturais

Se você já fez a limpeza de toda a sua casa e já garantiu que não há nenhuma traça habitando o interior de caixas, móveis ou então as paredes, é possível que deseje saber se existe alguma maneira de proteger esses locais de uma nova infestação.

Além das medidas de limpeza frequente você pode, também, fazer sachês de ervas como louro, capim limão e cravo da índia para servirem como uma espécie de veneno para traças.

Fazer esses sachês é muito simples! Utilize saquinhos de tule ou organza e coloque algumas folhas de louro, alguns cravos da índia ou, então, capim limão em seu interior. Feche os saquinhos e espalhe-os pelos armários e móveis da casa. Você deve trocar os saquinhos a cada 3 meses para garantir seu efeito.

Além de perfumar o local, os sachês irão repelir as traças e outros insetos, mantendo-os bem longe do seu guarda-roupas!

Gostou das dicas de como acabar com as traças? Diga nos comentários se este artigo te ajudou a eliminar esses insetos da sua casa!