Como cuidar de azaleia: tudo o que você precisa saber sobre a planta

A Azaleia é conhecida como a flor do inverno. Além de diversas características que veremos a seguir, seu charme e beleza estão sempre visíveis até mesmo nas estações mais frias. Sua origem não é bem definida, mas certamente a Azaleia é uma flor oriental, advinda do Japão ou da China. Quer saber mais curiosidades e ainda aprender como cuidar de azaleia? É só continuar na leitura desse post e conferir tudo o que você precisa saber sobre essa flor.

Principais características e por que tê-las?

Dentre as principais características das Azaleias, o momento de florescimento merece destaque, já que ocorre em todos os meses, incluindo no inverno. Diferentemente da maioria das plantas, que estão em um profundo estado de hibernação, as Azaleias são ótimas opções para enfeitar os mais variados ambientes em tempos gelados. Mas, como cuidar de azaleia em um país com tanta variação de temperatura?

Fique calmo. Não pense que essa é uma planta absolutamente invernal. Graças à sua alta resistência, ela sobrevive as temperaturas quentes de todas as regiões do Brasil, com períodos florais em todas as épocas do ano. Em relação ao porte das Azaleias, elas são consideradas de médio porte; seu crescimento médio fica entre 60 e 120 centímetros de altura.

Outro ponto que merece destaque é a variedade de formatos e cores nas flores da Azaleia, que podem ser brancas, amarelas, alaranjadas, vermelhas, rosas e mescladas. Além da ampla variedade de cores, as flores ainda podem ser simples ou dobradas.

O principal motivo para ter uma Azaleia em sua casa é embelezar o ambiente, mas você também pode compor o seu jardim, cultivar em entremeios de estradas de rodagem, locais públicos e jardins onde haja movimentação ou boa visibilidade. Apesar do clima tropical tipicamente brasileiro, a Azaleia se adaptou bem em todas as regiões. Por ser de fácil cultivo, quando bem cuidada, esta é uma planta que poderá oferecer flores durante todo o ano.

Por fim, é uma planta que se adapta bem a ambientes internos e externos. Por isso, não será difícil inserir algumas mudas de Azaleia no seu lar. O melhor de tudo é que a Azaleia tem um preço bem acessível; o que é ideal quando está planejando um jardim, por exemplo. A beleza estonteante das flores em relação ao custo é realmente um dos principais motivos para você cultivá-las.

Locais onde você pode cultivar a sua Azaleia

Locais onde você pode cultivar a sua Azaleia

São diversos os locais onde você poderá cultivar suas flores. Como vimos acima, as azaleias se adaptam muito bem em ambientes externos e internos. Bastam alguns poucos cuidados para que suas flores estejam sempre bonitas, saudáveis e possam alegrar todos os seus espectadores.

Como cuidar de Azaleias no jardim, canteiro/ vaso

Em jardim, canteiros ou vasos é possível cultivar bem grandes quantidades de Azaleias. Caso você opte por alocar em um vaso dentro de casa, é necessário que ela tenha contato direto com o sol, por pelo menos um período. Cuidado com os exageros; deve-se dosar entre uma boa quantidade de sol e um ambiente iluminado.

Se este for o seu caso e suas Azaleias estiverem em casa, dentro de um vaso, e importante regar a cada dois dias. Os cuidados para cultivar Azaleias em jardins ou canteiros são os mesmos. Elas irão se adaptar ao ambiente externo, e você só precisará regá-la se o tempo estiver seco e quente por mais de uma semana. Do contrário, a natureza cuidará de todo o processo e você terá um belo jardim/canteiro.

Como se comportam as azaleias sob a exposição ao sol/ vento

Apesar de serem conhecidas como flores de inverno, todas as Azaleias gostam (e precisam) de um ambiente iluminado, sendo que há necessidade de luz solar direta por, pelo menos 4 horas por dia. Caso a sua azaleia esteja alocada em jardins ou canteiros, escolha com cuidado um local onde não haja ventos fortes e constantes, como por exemplo em colinas ou locais totalmente abertos. As azaleias não se adaptam com fortes rajadas de vento.

Outro ponto de atenção é para as regiões chuvosas. Quer seja em ambientes internos ou externos, principalmente em vasos, o excesso de vento ou chuva, bem como a ausência de sol, poderá matar a sua planta ou impedir que ela floresça. 

Solo ideal para o cultivo de azaleias

Se como quer aprender um pouco mais sobre como cuidar de Azaleia, certamente o solo é um fator importante para você. Sem muitos segredos, você precisará preparar um solo com três partes, divididas entre terra argilosa, areia e outra parte de composto orgânico bem curtido, com pH mais para o ácido. Caso suas plantas estejam em vasos, verifique as condições de drenagem e afofe a terra mensalmente, para que as terras não fiquem rígidas.

Quantidade ideal de regas para suas Azaleias

Como vimos acima, as regas das Azaleias devem ocorrer de forma distinta para plantas alocas em ambientes internos ou externos. Para ambientes internos, a cada dois dias é o período ideal, mas pode mudar de acordo com o clima, temperatura e quantidade de água. Lembre-se de não exagerar, já que o excesso é tão prejudicial quanto à escassez para as Azaleias.

Quantidade de podas ideal para você aprender a como cuidar da Azaleia

Uma dúvida muito constante entre os apreciadores dessa planta são os motivos da demora no florescimento das Azaleias. Geralmente, uma das principais causas tem a ver com a poda. Por isso, o ideal é sempre fazer uma poda de limpeza após cada florada. Quando dizer isso, também é recomendado fazer uma adubação correta para manter o solo saudável para as Azaleias.

Em relação à adubação no solo das Azaleias, ela pode ocorrer durante várias vezes ao ano. Você pode acrescentar adubo orgânico, das mais variadas espécies, dispondo esse adubo já preparado em volta do pé da azaleia, introduzindo com delicadeza na terra. 

Outras recomendações e cuidados com a Azaleia

Outras recomendações e cuidados com a Azaleia

Se você chegou até aqui, provavelmente já está expert no que diz respeito ao melhor modo de como cuidar de Azaleia. Para encerrarmos as dicas, anote que a adubação só pode ocorrer nas plantas já formadas, nunca em mudas que estão durante a fase de formação ou enraizamento.

Se a sua azaleia for ambientalizada dentro de casa, não se esqueça das 4 horas diárias de luz solar, sempre que possível. No inverno, deixar a sua planta ao ar livre durante algumas horas também é benéfico, já que a iluminação natural também faz bem para suas plantinhas.

Possíveis usos (paisagismo, decoração, buquê, acessórios, estampas)

Os usos para as Azaleias são inúmeros. Dentre eles, os que mais se destacam são para paisagismo, fortemente encontradas em Jardins Japoneses, canteiros de locais públicos ou jardins privados. Para decorar ambientes, tais como igrejas, casamentos (inclusive em buquês). Além disso, podem ser utilizadas como inspiração para acessórios e estampas. As utilidades são muitas e você vai adorar ser um cultivador dessas flores tão lindas.

E aí, você já sabia todas essas dicas de como cuidar de azaleia?

Acabamos de conferir uma série de informações valiosas para quem quer aprender como cuidar de azaleia. Além de todas as características dessa planta tão linda, que é capaz de oferecer flores e beleza até mesmo para os meses de outono e inverno, você ainda acompanhou dicas que o ajudará a cuidar da rotina de bem-estar das suas azaleias. Mas, se ainda ficou com alguma dúvida ou quer deixar uma sugestão, comente aqui embaixo.