Como cuidar de lírios: conheça as variedades, como cultivar e dicas essenciais

Os lírios são plantas fáceis de serem cultivadas e a fragrância de suas flores, deixa qualquer ambiente perfumado. Mas você sabe como cuidar de lírios corretamente? Acompanhe neste post dicas incríveis para deixar seu jardim e sua casa sempre florida!

Quais as variedades de lírios

O lírio possui três principais variedades, sendo que cada uma delas tem sua própria característica. No entanto, o cuidado o cuidado é o mesmo para todas. Confira quais são os tipos de lírios.

Orientais

Os lírios orientais são os mais procurados por possuir flores grandes e com perfume forte. A espécie Lilium Stargazer possui pétalas enormes que ficam recurvadas. Geralmente, os lírios orientais têm a cor branca ou rosa com pintas em vermelho.

A espécie começa a florescer no inverno e vai até a primavera. Seu perfume é envolvente, não é a toa que o lírio oriental contém mais perfume do que as demais espécies. Para cultivá-lo, o mais recomendado é fazer regas regulares e sempre mantê-lo ao sol fraco.

Asiáticos

Os lírios asiáticos surgiram do cruzamento de várias espécies da região. Suas pétalas são menores que as orientais, mas em compensação é possível encontrar esta espécie em diversas cores como laranja, rosa, branco, roxo e creme.

A espécie, geralmente, floresce no início do verão. Para cultivá-la, o ideal é regar regularmente e mantê-la onde tenha incidência da luz do sol ou com meia sombra. Contudo, a planta não pode ficar exposta ao sol extremo, já que sua origem é de regiões temperadas.

Longuiflorum

A planta longuiflorum possui algumas características muito parecidas com o lírio oriental. As suas flores são grandes, mas não possui tanta variação de cor, uma vez que só é possível encontrá-la nas cores branca e creme.

Para cultivar esse tipo de lírio, o cuidado deve ser o mesmo das demais. Todavia, devido a delicadeza  do lírio longuiflorum, ele é mais indicado para fazer arranjos de flores, combinando com outras espécies, além de ser ótimo para usar na decoração ou presentear alguém.

Como cuidar de lírios

Na hora de plantar lírios é preciso tomar alguns cuidados, visto que a planta precisa de muita luz solar para crescer saudável. Confira os principais cuidados que você precisa ter para o cultivo de lírios.

Rega

Os lírios não precisam ser regados constantemente. Somente regue a planta quando você perceber que o solo está seco. Portanto, evite deixar o bulbo frequentemente úmido, pois ele pode apodrecer rapidamente.

Na hora que você plantar o lírio, regue imediatamente para que o solo úmido possa incentivar a floração. Depois disso, em períodos secos o ideal é regar de duas a três vezes por semana.

No período úmido, uma vez por semana já é o suficiente para deixar a planta florida. Entretanto, é importante acrescentar cobertura vegetal no solo depois que plantar qualquer tipo de espécie do lírio.

Dessa forma, você evita que os bulbos ressequem, além de ter que regar mais do que o necessário. A cobertura vegetal pode ser encontrada em qualquer loja especializada e como é rica em matéria orgânica vai ajudar a sua planta a crescer mais linda.

Poda

A poda dos lírios é fundamental para manter a planta sempre saudável e forte para o próximo ano. No entanto, o recomendado é que a poda seja feita durante o período de floração.

Na poda você precisa cortar as flores murchas e mortas, mas dois terços da haste da planta deve se manter intacta. Depois que você cortar, deixe esse pedaço no solo para os lírios absorverem os nutrientes.

Dessa forma, o lírio vai crescer muito mais saudável. No caso de você querer fazer arranjos com as flores, junto com a flor deve ser cortado um terço do caule. Depois é só deixar a haste fincada no chão que isso vai ajudar na floração do ano seguinte.

Exposição ao sol

Os lírios gostam de receber a luz solar, mas é preciso ter cuidado para não deixá-los expostos diretamente ao sol, principalmente, nos horários mais quentes. Dessa forma, você evita que o substrato fique seco completamente.

Por isso, o mais recomendado é cultivar o lírio em meia sombra, evitando que a planta se desidrate. Apesar de tudo, o lírio consegue resistir ao clima frio, já que entra em dormência e perde parte de suas folhas.

Entretanto, dificilmente você verá a planta morrer porque depois de hibernar, a planta acorda e volta a produzir folhas e flores. Portanto, nesse período você precisa caprichar na adubação, usando fertilizantes.

Espaço

Os lírios podem ser cultivados tanto em jardins quanto em vasos dentro de casa. Todavia, se você cultivar lírios em casa, escolha um local de fácil escoamento. Para isso, verifique qual a área que seca mais rápido.

Você também pode plantar o lírio de forma inclinada para a água escoar facilmente. Nesse caso, o mais indicado é escolher um canteiro suspenso. Só tenha cuidado para deixar 13cm da superfície.

Solo

O solo é um dos pontos primordiais na hora de cultivar os lírios. Por isso, é importante escolher um que seja leve e fértil para o lírio crescer saudável e a planta se encher de flores por todos os lados.

Para preparar o solo use areia grossa, pois isso ajuda a aumentar a drenagem. Acrescente também adubo orgânico que deixa o solo mais rico em nutrientes. O fertilizante só pode ser usado quando os lírios começarem a crescer, justamente porque o excesso de nitrogênio pode enfraquecer os caules.

Como cultivar lírios

Você pode tanto cultivar lírios em jardins ou quintais quanto em vasos dentro de casa. Veja como fazer com cada opção:

Em vaso

  1. O vaso deve ficar em local bem iluminado, mas evite deixá-lo receber luz solar diretamente, principalmente nos horários mais intensos;
  2. Depois que as flores murcharem e morrerem continue regando a planta por mais ou menos três meses;
  3. Depois você evita colocar água e somente acompanhe as hastes para ver se elas secam completamente;
  4. Quando as folhas e hastes estiverem secas, remova o bulbo da terra;
  5. Em seguida, perfure um saco plástico e coloque os bulbos dentro;
  6. Depois coloque-o dentro da geladeira, de preferência, na parte mais fria do eletrodoméstico;
  7. Mantenha os bulbos por mais ou menos quatro meses dentro da geladeira;
  8. Os bulbos não podem sofrer choques com outros materiais;
  9. Depois dos quatro meses é só retirá-los da geladeira e colocar no vaso novamente;
  10. Mantenha o vaso em local fresco e arejado por um período de 10 dias;
  11. Depois que passar os 10 dias, transfira o vaso para outro local que seja iluminado;
  12. Regue toda vez que você observar que a terra está seca;
  13. Dentro de dois a três meses, você vai observar o crescimento dos lírios, pois é o momento de floração.

No quintal ou jardim

  1. Ao comprar o bulbo, plante-o imediatamente;
  2. Para isso, faça um buraco com 10 a 15 cm de profundidade;
  3. Deixe uma distância de 15 cm entre um bulbo e outro;
  4. Depois coloque um pouco de terra dentro do buraco;
  5. Em seguida, acrescente farinha de osso;
  6. Agora coloque os bulbos dentro do buraco;
  7. Em seguida, jogue terra por cima;
  8. Regue para ajudar a florescer;
  9. Em regiões mais frias ou no período de inverno, o recomendado é cobrir os bulbos com matéria vegetal;
  10. Depois é só aguardar seus lírios crescerem e as flores aparecerem.

Agora que você já sabe como cuidar de lírios, escolha a espécie que esteja mais adequada ao ambiente que você vai cultivá-la. Siga as nossas dicas e coloque a mão na terra agora mesmo!