Como plantar cebolinha: tipos, passo a passo e dicas essenciais

A Cebolinha é uma planta originária da Europa que possui folhas roliças verde-escuras e flores arroxeadas, que podem atingir 30 centímetros de altura. No Brasil é muito utilizada em saladas e como tempero nos mais variados pratos. Ela também é benéfica para a saúde e bem estar. A parta mais usada é a folha, mas as flores e o bulbo também são comestíveis. Quer aprender como plantar cebolinha? Acompanhe conosco essa leitura.  

O que você precisa saber antes de aprender como plantar cebolinha

Está com dúvidas em como plantar cebolinha? Calma, nós ensinaremos o passo a passo! A cebolinha pode ser plantada com mudas ou sementes, porém ambas devem ser plantadas na primavera, estação do ano mais apropriada para o plantio. Além disso, ambas podem ser adquiridas em mercados de plantas, mas procure escolher as melhores sementes e mudas, para que o seu cultivo seja abundante. 

Tanto as sementes quantos as mudas podem ser encontradas em lojas de jardinagem ou supermercados. A diferença é que a colheita com a muda pronta será mais veloz do que a semente, pois você está adiantando uma boa parte do processo de cultivo. A primavera é a melhor época para a colheita, pois a temperatura não está nem muito quente e nem muito fria, batendo em torno de 15°C. 

Passo a passo de como plantar cebolinha

O primeiro passo para plantar cebolinha é escolher o local com entrada de luz solar de no mínimo seis horas por dia. Escolhido o local, chegou a hora de preparar o solo. O solo deverá ser úmido e rico em ferro, como a terra vermelha. Você também pode acrescentar húmus para garantir a fertilidade, na proporção de uma porção de húmus para cada duas de terra vermelha. 

Se você pretende fazer o cultivo em casa, em um canteiro ou jardim, o correto é arar a terra antes da plantação, para que ela fique bem macia e o cultivo seja ainda melhor. Você também pode manter o solo protegido para evitar a proliferação de ervas daninhas, a proteção pode ser feita com serragem ou cascas de pinus. 

Se você optou por fazer o plantio com a semente, deverá fazer covinhas de um centímetro e colocar as sementes de três em três, com fileiras afastadas de 15 centímetros. Evite o encharcamento, mantendo o solo bem regado e drenado. Agora, se a intenção é plantar com as mudas, faça covinhas na terra no tamanho que cubra as raízes, coloque as mudas e aperte até que ela seja fixada na terra. Regue e mantenha o solo sempre úmido. 

Como plantar cebolinha em vasos

Você não tem jardim, canteiro ou espaço suficiente, mas quer plantar cebolinha em sua casa? É possível plantar em vasos também! Se este é o seu caso, saiba como plantar cebolinha em vasos: Escolha um vaso de tamanho médio para que ela possa crescer com facilidade. Faça furinhos na parte inferior do vaso para que o solo fique bem drenado. 

Para que a cebolinha possa crescer e o cultivo seja apropriado, é necessário que o vaso tenha pelo menos 12 centímetros de diâmetro e 15 centímetros de profundidade de solo. Outra dica é que para facilitar a drenagem você também pode utilizar pedrinhas, argila ou carvão. Em seguida, coloque a terra e plante a cebolinha. 

Como é a colheita da cebolinha?

Depois de plantada, é preciso cuidar da cebolinha para que ela cresça e a colheita seja abundante. Ela precisa de sol, portanto, o ideal é que ela fique em locais com luminosidade e deve ser regada regularmente, sempre que o solo estiver seco. A necessidade de rega depende da drenagem e pode ser feita de 1 a cada 3 dias.

A média de tempo para a colheita é de aproximadamente 90 a 120 dias. Você poderá fazer a colheita tirando a planta toda ou apenas cortas as folhas que for utilizar. O recomendável é cortar as folhas começando pelas externas e deixar cinco centímetros restantes. Faça um maço com as mãos e corte rente a haste, essa é a melhor forma de colheita!

Você poderá cultivá-la durante o ano todo, mas nos dias frios de inverno, as folhas podem morrer completamente. Porém não se assuste, pois as raízes que ainda permanecem vivas voltarão a crescer novamente na próxima primavera. Observe se a luminosidade está boa e se a rega está sendo feita adequadamente para evitar as pragas, como a cigarrinha, lagarta roca e os ácaros. 

Tipos de cebolinha: Como cultivá-los?

Existem três tipos de cebolinhas, aquela comum que todo mundo conhece de folhas verdes, utilizada como tempero e que dá um sabor maravilhoso nos pratos; a francesa usada para incrementar saladas e o nirá, com sabor semelhante ao do alho. Conheça os três tipos e acompanhe abaixo como plantar cebolinha de todos os tipos!  

A cebolinha comum também é conhecida como cebolinha verde, seus bulbos são brancos e alongados e suas folhas são verdes e cumpridas. Ela é muito utilizada como tempero e é rica em vitamina C, trazendo benefícios para a saúde. Ela é cicatrizante, diurética, expetorante e laxativa. Essa erva deve ser cultivada a pleno sol e não gosta de encharcamento, necessitando de um solo bem drenado. 

A cebolinha francesa também é conhecida como cebolete, suas folhinhas parecem um capim fino e são ocas. Elas devem ser cortadas suavemente com os dedos e também não gostam de encharcamento, devendo ser cultivadas a pleno sol. São usadas como tempero e para incrementar saladas e pratos fritos. Possuem benefícios cicatrizantes, antisséptico, cardiotônico e expectorante.

Por sua vez, o Nirá também conhecido como alho-chinês é pequeno, possui cheiro forte e característico, originário da Ásia. Sua folhagem é verde-escura, longa e com caule oco. O sabor é parecido com o alho, porém mais suave e as flores são brancas. É utilizado para fins culinários, como cebola e alho, além de ser muito utilizado em saladas, sopas, salteados e pratos quentes. 

O Nirá não deve ser plantado perto de alfafa e de leguminosas, pois podem inibir o seu crescimento. É recomendável colher as folhas apenas antes da floração para conseguir o melhor sabor da planta. O ideal é cultivar dentro de casa no inverno para colher durante a primavera. Suas flores são polinizadas por abelhas. Bastante variedade né? Agora que você já conhece todos os tipos e sabe como plantar cebolinha, aproveite os benefícios dessa erva. 

Aprenda como plantar cebolinha e cultive em sua própria casa!

Os nutrientes presentes na cebolinha trazem uma série de benefícios para a saúde, além de proporcionar bem estar, como a melhora do bom humor. Como plantar cebolinha, portanto, traz inúmeros benefícios. Estudos realizados com a cebolinha definiram que ela é benéfica na prevenção de câncer de colo, reto e próstata, sendo recomendado consumir mais de dez porções diárias.

A cebolinha faz bem para o humor, pois apresenta vitamina K, importante na produção de hormônios do bem-estar, como a serotonina e dopamina. Ela melhora o sono e o aprendizado, pois a colina, substância presente nessa erva, auxilia na regulação do sono e da memória. Ela também ajuda na resistência óssea e aumenta a imunidade. A vitamina C também tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais. 

E não é só! Ela também contribui para a visão e melhora a saúde do coração. A cebolinha contém carotenos e zeaxantina, compostos que ajudam a retardar a catarata. A quercetina produzida pela cebolinha, auxilia na redução de níveis de colesterol, reduzindo o risco de doenças cardíacas e derrames. 

Viu quantos benefícios? A Cebolinha é uma planta com muitas vantagens para o corpo humano. Ela é muito benéfica para a saúde e bem-estar, e pode ser utilizada em diversos tipos de pratos diversificando a culinária. E o melhor! é muito fácil de plantar e cultivar! Você já pode até ensinar como plantar cebolinha na sua própria casa e para todos seus amigos e familiares.