Como plantar coentro: veja os benefícios e as principais técnicas de plantio

O coentro é um tempero caseiro que deixa as receitas muito mais saborosas. Quanto mais fresquinho eles estiver, melhor será o sabor! Para que você possa desfrutar de todo esse sabor, aprenda como plantar coentro em casa. É muito fácil e você poderá plantar em vasos, canteiros e até mesmo em garra pet. Confira as nossas dicas: 

Conheça os benefícios antes de aprender como plantar coentro

Antes de aprender como plantar coentro vamos falar sobre os benefícios dessa erva? O coentro contém diversos nutrientes benéficos para a saúde. Trata-se de uma planta herbácea e anual, de porte baixo, com cerca de 50 centímetros de altura, raiz branca alongada e ramos. As folhas são verdes e aromáticas e suas flores são pequenas, de cor branca ou rosada. 

As folhas são utilizadas como tempero de saladas, sucos detox, tortas, massas e refogados. Como tempero ele pode adornar pratos de peixe, aves, feijão, arroz, molhos, legumes e sopas, acrescentando sabor e frescor. As sementes têm sabor adocicado e picante e perfuma pães, biscoitos e licores. Além disso, ele possui ativos medicinais, para tratar problemas digestivos e nas articulações. Portanto, esse tempero não pode faltar na sua horta doméstica!

O coentro melhora o sistema digestivo e, portanto, é muito bom para o fígado e intestino. É uma erva rica em proteínas e vitaminas K e C, ferro, cálcio, fosforo, potássio e é anti-inflamatória. Regula o sistema nervoso e auxilia na memória, inclusive no tratamento de Alzheimer. E não é só! Essa erva possui propriedades antissépticas e auxilia na cura de úlceras e artrite. 

Agora que você conhece os benefícios do coentro vamos aprender como plantá-lo! Antes de começar é preciso entender as melhores condições de luminosidade, solo e regada para uma boa colheita. O coentro deve ser plantado com exposição direta ao sol ou em sombra parcial, pois ele não gosta do frio. O sol é o responsável por dar um aroma mais intenso nas folhas.  

Como plantar coentro em vaso

A colheita poderá ser realizada a partir de 50 a 70 dias após a plantação, mas somente retire as folhas se for utilizá-las. Não faça uma colheita muito abundante para que o coentro não perca as duas propriedades. O ideal é utilizar ele fresquinhos em suas receitas. Outro ponto interessante é que ele se múltipla facilmente por sementes. Assim, quando for colher as sementes faça a coleta dos frutos bem maduros, já marrons e secos. 

A forma mais eficaz de como plantar coentro é a partir das sementes, hidratando-as 24 horas antes do plantio. Não esqueça que o coentro tem raízes frágeis, não sendo recomendado utilizar sementeiras na formação de mudas. O correto é plantar no local definitivo como vasos e canteiros.

Comece escolhendo o vaso certo, com pelo menos 15 centímetros de diâmetro e 20 centímetros de profundidade, com furos para drenagem da água para evitar o encharcamento. Depois, encha o vaso com uma mistura de terra e fertilizante. Faça a seguinte montagem: camada drenante, manta drenante, substrato, sementes e mais uma camada de terra por cima. 

Deixe espaço para adicionar as sementes e uma última camada de terra.  Espalhe as sementes pelo vaso e finalize com uma camada de terra e fertilizante. Regue dia sim, dia não com pouca água, apenas até que a terra fique úmida. Depois coloque o vaso no local apropriado com a iluminação adequada. A germinação deverá ocorrer dentro de uma semana. 

Você sabia que é possível plantar coentro com a raiz? Se você preferir plantar com a raiz, siga esses passos: Encha um vaso com terra e faça um buraco para colocar a muda do coentro. Cubra a planta com terra e regue para deixar a terra úmida. Em poucos dias você verá os primeiros brotos.

Como plantar coentro em canteiros

O coentro deve ser plantado em solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. A rega deve ser realizada constantemente, para evitar que o solo fique seco, porém é importante evitar o encharcamento. O recomendado é reduzir as regas conforme o coentro for se desenvolvendo, deixando o solo seco durante uma rega e outra.

O plantio em canteiros normalmente ocorre com outros tipos de plantações. Por isso, entenda que você deverá plantar o coentro com plantas que necessitam dos mesmos cuidados, como a sálvia por exemplo. Além disso, você deverá plantar com uma distância de 20 centímetro entre uma planta e outra, para permitir que a raiz da planta cresça.

O coentro é uma planta anual e pode chegar a 1 metro de altura quando floresce. Impressionante não é mesmo? O tempo de maturação das folhas modifica o seu sabor, sendo que as folhas novas contêm um sabor suave enquanto as folhas velhas apresentam sabor mais forte. Saiba disso quando fizer a colheita. 

Como plantar coentro em garra pet

Você sabia que é possível plantar coentro em garrafa pet? A técnica é semelhante ao do plantio no vaso, a diferença estará no recipiente. Vamos lá! Corte um quadrado na lateral da garrafa pet sem retirar a tampa e encha metade da garrafa com a mistura de terra e fertilizante. Em seguida, adicione as sementes acima da terra e regue para manter a terra úmida. Pronto! Agora é só esperar germinar. Viu como é fácil plantar coentro? Plante agora mesmo!

Cuidados na hora de como plantar coentro

Cuidados na hora de como plantar coentro

Viu que não é tão complicado aprender como plantar coentro? O processo é fácil, mas deve ser feito com atenção, observando os cuidados com a planta para que ela cresça linda e cheirosa. Veja os cuidados que devem ser tomados para que seu cultivo seja um sucesso: 

O coentro não gosta de climas frios e úmidos, que marcam menos de 18ºC. Por isso, deverá ser plantado na primavera e outono, em local ensolarado com um pouco de sombra, com temperatura acima de 20ºC. Depois que ele estiver germinado aceitará facilmente as variações de temperatura entre 18ºC e 25ºC. Ele deve pegar pelo menos 4 horas de sol por dia.

Se você está pretendendo fazer uma horta doméstica e mora em apartamento, pode plantar o coentro em vaso ou garrafa pet e deixá-lo na varanda suspenso na parede. Essa é uma ótima dica para quem não tem muito espaço, como jardim ou canteiro. Você só precisa que na sua varanda bata um pouco de sol durante o dia. 

É muito importante prestar atenção na rega, para que ele não fique nem seco e nem encharcado. Para saber se é o momento certo de colocar água verifique o solo e veja se ele está umedecido. Esse é o tempo de rega ideal. Procure manter o solo levemente umedecido, checando o nível de água antes de regar.

O coentro não necessita de adubação frequente, sendo, portanto, mais fácil sua manutenção. A adubação pode ser feita a cada dois meses com adubo orgânico, acrescentado de húmus de minhoca ou esterco de galinha. Certifique-se de que o solo está fértil para manter sempre uma boa colheita.  

Colheita do coentro

Colheita do coentro

A colheita poderá ser realizada depois de 50 dias aproximadamente. Quando for colher as folhas, corte as mais altas e deixe as menores crescerem para uma colheita futura. Não colha muitas folhas para não enfraquecer a planta, fazendo com que ela perca a força e morra. Além disso, o sabor é mais intenso com as folhas frescas, por isso, não adianta colher muitas folhas de uma única vez.

Depois da colheita você poderá usufruir dos inúmeros benefícios do coentro, seja na culinária ou no campo medicinal devido as suas propriedades benéficas para a saúde no combate aos riscos de doenças. Na culinária ele fica uma delícia e combina com diversos tipos de pratos, mas não exagere na quantidade para que ele não se sobressaia perante os demais ingredientes. 

O coentro fica muito bom no preparo de peixes, frutos do mar, assados, cozidos, ensopados, legumes e vegetais, saladas e para aromatizar manteigas, caldos, azeites e vinagres. Suas propriedades e nutrientes são diversas. Essa realmente é uma planta excelente para se ter em casa devido aos seus inúmeros benefícios culinários e medicinais. 

Como plantar coentro em casa e ter sempre fresquinho

Gostou das nossas dicas de como plantar coentro? O coentro é uma excelente erva que serve para diversos fins como sinalizado no decorrer deste artigo. Se você está pretendendo fazer uma horta em casa, não deixe de plantar o coentro para se beneficiar das suas diversas utilidades. Ele é muito fácil de ser plantado em vasos, canteiros e garrafas pet. Além disso, os cuidados também não são difíceis. Está esperando o que para plantar o seu coentro?