Como cuidar de arruda: descubra aqui e espante diversos males

Certamente você já ouviu falar que um galho de arruda serve para espantar o mau olhado, não é mesmo? Independentemente da sua crença, a arruda tem inúmeros benefícios para a sua saúde e bem-estar ou, no mínimo, um aroma bem intenso. Por isso, se quer aprender como cuidar de arruda, basta continuar conosco nessa leitura e conferir neste post as suas principais características, modos de uso e cuidados para o cultivo da arruma. Acompanhe.

Afinal, o que é a arruda?

Muita gente só conhece a fama popular da arruda para se proteger de qualquer tipo de negatividade, das mais diversas possíveis. No entanto, é bom conhecer mais a fundo o que é e para que serve essa planta tão popular. A arruda é classificada como um subarbusto, que pode atingir até um metro de altura. Suas folhas são aromáticas e toda essa intensidade faz com que a arruda seja desejada e cultivada em jardins espalhados por todo o mundo.

A haste lenhosa da arruda possui ramos desde a sua base, com folhas que se alternam e que podem medir até 15 centímetros de comprimento. Além disso, esse subarbusto ainda apresenta pequenas flores em tons amarelados e um fruto capsular, que podem ser utilizados para temperos de carnes, peixes, sopas e saladas. No entanto, o uso da arruda na alimentação deve ser extremamente restringido a pequenas quantidades diárias, devido a sua toxicidade.

Embora seja utilizada para fins medicinais há muitos séculos, essa planta ganhou notoriedade mundial há poucas décadas e é possível encontrá-la em centenas de países. Mulheres grávidas, tentantes e lactantes devem evitar completamente o seu consumo, sob pena de graves consequências durante a gestação e amamentação.

Principais formas de consumo

Antes conhecer todo o passo a passo de como cuidar de arruda e promover os melhores métodos para o pleno desenvolvimento da planta, conhecer as formas e as possibilidades de consumo é muito importante.

Não é recomendado o consumo de chás, sucos ou qualquer outro alimento com a arruda sem a devida orientação, pois sua alta toxicidade pode causar riscos à saúde se consumidos em excesso, tais como vômitos, sonolência, convulsões e hemorragias intensas.

Opte por sempre consultar um médico ou nutricionista, que são os profissionais indicados para prestar as melhores informações sobre dosagens e perigos. As formas mais comuns de consumo são chás, pomadas e inalação, quando está na forma de óleo (além da função popularmente conhecida de espantar inveja, mau olhado e azar!)

Quais os benefícios no consumo e utilização da arruda?

Se você quer aprender como cuidar de arruda, provavelmente você também está interessado em conhecer os benefícios dessa planta. Certamente, não ficará decepcionado, já que os benefícios para a saúde na utilização da arruda são muitos; o principal deles é seus efeitos comprovados sob o aumento da resistência dos vasos sanguíneos. Alguns estudos ainda em andamento indicam que a utilização dessa planta contribuiu para a diminuição de cistos.

Além disso, esses estudos em andamento sugerem, ainda, que a imunidade também aumenta com o consumo constante dessa planta, além se ser um poderoso inseticida e vermífugo, combatendo piolhos, pulgas, sarnas, etc. Como vimos, as funções da arruda são múltiplas e muito benéficas, não é mesmo? Só não se esqueça dos cuidados antes de consumir!

Como é feito o cultivo da arruda?

Agora que você conhece melhor essa planta e todos os seus benefícios, chegou a hora de descobrir como ocorre, na prática, o cultivo da arruda. Para isso, separamos um check list com algumas dicas essenciais para você se preparar e começar a plantar a arruda aí na sua casa. Siga conosco e tome nota dessas valiosas para obter o melhor dessa planta.

Clima ideal para o cultivo da arruda

Para os que pretendem aprender como cuidar de arruda, o clima é sempre um bom ponto de partida para descobrir a viabilidade do plantio. A boa notícia é que a arruda é uma planta bem versátil e adaptativa, podendo crescer em múltiplos tipos de ambiente. Todavia, a arruda se desenvolve com mais facilidade em temperaturas amenas, com variação entre 4°C e 30°C. Os extremos são mais prejudiciais, mas ainda assim é possível o cultivo.

Tipos de solo para plantação de arruda

Uma das maiores surpresas para os apreciadores dessa planta é a facilidade de como cuidar de arruda. Isso porque ela pode ser cultivada em diversos tipos de solo, incluindo solos pedregosos, pouco férteis e solos levemente ácidos. Preferencialmente, a sua melhor condição ocorre em solo calcário (que contém muito cálcio ou cal), bem drenado, com pH entre 7 e 7,5.

Como cuidar de arruda: plantio

Para ter um vaso ou um canteiro de arruda aí na sua casa, seja para espantar a inveja, tratar a ansiedade ou qualquer outro motivo, você só precisará de um pouco de habilidade para o plantio de arruda por sementes ou galhos saudáveis, já que o procedimento é simples e bem rápido.

Caso opte pelo plantio com sementes, tenha em mãos a quantidade que pretende plantar, que são facilmente encontrados em lojas de jardinagem. Você pode plantar direto no vaso canteiro definitivo, ou então em um local onde seja mais facilmente manuseável. Abra pequenos buracos de aproximadamente 0,5 centímetros e deposite as sementes ou uma pequena parte do galho, cobrindo com pouca quantidade de terra e regue com cuidado para não exagerar.

A rega deve ser diária; logo, pouca quantidade por dia é o ideal para sua plantinha crescer e se desenvolver da melhor forma. A luz solar direta só é recomendada depois dos primeiros 10 dias após o plantio.

Onde devo alocar o plantio da arruda?

A arruda necessita de luz solar direta para seu melhor desenvolvimento, mas também tolera sombra parcial e segue viva durante os meses em que as temperaturas estão mais baixar e com o céu nublado.

Colheita da arruda

Sua planta deve estar bem desenvolvida a partir de 3 ou 4 meses, ocasião em que folhas ou ramos podem ser colhidos. Não tenha pressa, já que a arruda tende a produzir suas folhas e frutos por uma década ou mais. Os cuidados na colheita não devem ser esquecidos, já que o contato com a pele pode causar alergias moderadas ou intensas: utilize luvas.

Como vimos mais acima, por se tratar de uma planta tóxica, seu uso na alimentação não deve exceder a uma pequena quantidade diária. Os frutos também podem ser utilizados para a produção de temperos, mas não é tão comum ou fácil de harmonizar.

Como cuidar de arruda no dia a dia

Sem dúvidas, a arruda é uma das plantas mais fáceis de cultivar em casa, já que ela praticamente não reclama do sol, da chuva, calor ou frio. Ela se adapta muito bem as temperaturas que não estejam sob constante extremo. Mesmo assim, isso não significa que você pode descuidar e achar que a arruda sobrevive “sozinha”.

Os cuidados que você acabou de aprender devem ser aplicados rotineiramente para que você possa obter o máximo de benefícios com o cultivo da arruda.

Agora você já sabe como cuidar de arruda e quais os cuidados necessários para o cultivo e consumo

De cultivo fácil, acessível e com pouca demanda de cuidados especiais, como cuidar de arruda é uma tarefa simples e muito prazerosa. Seja qual for as razões pelas quais você decidiu cultivá-la, lembre-se sempre das precauções e da moderação no consumo. Se gostou do nosso artigo ou ficou com alguma dúvida, compartilhe conosco nos campos aqui embaixo; estamos aguardando o seu contato.