Como instalar ventilador de teto: veja como instalar passo a passo

Em dias mais quentes é necessário refrescar nossas casas. E embora os aparelhos de ar condicionado sejam mais populares, ventiladores de teto tem suas próprias vantagens. Não somente eles gastam menos energia, esses aparelhos também fornecem uma melhor circulação de ar para o ambiente.

Porém, diferente de sua contraparte mais comum, o processo para instalar um ventilador de teto pode se provar um desafio para iniciantes. Por isso, preparamos um guia prático para quem deseja aprender como instalar ventilador de teto.

Prevenções e outros cuidados necessários

Antes de começarmos a ensinar como instalar ventilador de teto, é importante sempre se lembrar de desligar a energia da casa na caixa de força. Além de evitar choques, curtos circuitos e outros acidentes com aparelhos, isso garante a sua segurança.

Após ter certeza de que tudo está corretamente desligado, é necessário identificar os fios terra, neutro e fase. O fio neutro é identificado pela cor azul claro, e é o fio que serve de referência para os condutores, estando sempre numa carga próxima a zero. A diferença de carga entre ele e o fio fase é o que determina a voltagem da rede elétrica.

O fio terra é parte das medidas de proteção de redes elétricas. Ele faz ligação entre a instalação elétrica, além de servir como aterrador para a rede. Normalmente, o fio terra é identificado como um simples fio de cor verde, ou um fio verde com listras amarelas.

Já o fio fase, também conhecido como fio condutor, é o responsável pela carga elétrica. Sua voltagem determina a voltagem da instalação, tendo 127 ou 220 volts a mais que o fio neutro. Não existem cores padronizadas para este fio, mas não é incomum ele ser vermelho ou preto.

A forma como uma rede elétrica funciona é a seguinte: a carga elétrica passa pelo fio fase, iniciando o circuito e mandando a energia para o aparelho. A energia então volta, passando pelo fio neutro, que fecha o circuito e permite que o aparelho ligado na tomada funcione. O fio terra tem este nome pois normalmente é um fio aterrado, e ele serve para descarregar o excesso de carga elétrica, sendo uma medida de segurança necessária nas instalações elétricas.

Agora que falamos da fiação, também precisamos falar sobre o local onde o ventilador de teto será instalado. O teto em questão precisa suportar pelo menos 25 kg, e ter uma altura superior a 2,3 m. Mantenha o ventilador de preferência no centro da sala, longe de móveis, lustres e paredes, para evitar acidentes.

Ferramentas para o serviço

Ferramentas para o serviço

Depois de conferir a fiação e o local onde iremos instalar o ventilador de teto, é hora de pôr a mão na massa. Certifique-se de que tem todos os equipamentos necessários, e use o manual de instruções para verificar se todos os itens necessários vieram com o ventilador de teto.

Além disso, vamos precisar dos seguintes equipamentos e ferramentas:

  • Cinco fios para realizar a instalação;
  • Trena;
  • Furadeira;
  • Chaves de fenda, phillips e de teste;
  • Alicate;
  • Escada;
  • Fita isolante;
  • Passa fios;
  • Parafusos;
  • Buchas.

E claro, sempre use o manual do fabricante como apoio na hora de instalar o ventilador.

Preparando a fiação

Preparando a fiação

Agora que você tem as ferramentas em mãos e já checou as condições da rede elétrica e do local de instalação, é preciso preparar a fiação. Será necessário usar os fios para ligar o ventilador de teto à chave de energia: dois para o motor, dois para a lâmpada e um para o fio terra. Se qualquer um desses fios não for instalado, use um fio extra da parede até o teto, com a ajuda de um passa fios.

É importante se lembrar de nunca segurar o ventilador de teto pelos fios. Além do risco de queda que essa prática apresenta, há também o risco de danificar a fiação elétrica, prejudicando a vida útil do produto.

Passe os Fios

Passe os Fios

Pegue o niple (o pequeno cano de inox, feito para auxiliar na instalação) e passe os fios das lâmpadas por dentro dele. Os fios do ventilador e do lustre devem ser passados por dentro da haste que sai por fora da base.

Encaixe a Haste

Fixe a haste no motor, deixando a abertura maior virada para os fios. Depois, prenda o pino de fixação e passe os dois fios (soquete e motor) por dentro da haste. Por fim, prenda o pino de segurança na haste.

Fixe o suporte

Fixe o suporte

Usando as buchas e parafusos, faça os furos corretos no teto para colocar o suporte. Depois, instale o suporte e prenda o ventilador nele. Neste momento, se certifique que há uma folga entre o ventilador e o suporte, deixando o ventilador livre para se movimentar quando ligar o aparelho.

Para ter uma segurança total, recomendamos fixar o ventilador em teto de lajes, ao invés de madeira ou gesso. Caso seja preciso instalar o ventilador de teto em gesso ou madeira, recomendamos utilizar um suporte auxiliar, para melhor fixar o aparelho. Esse suporte é montado com peças encontradas em qualquer loja de construção: canaleta de alumínio auxiliar e suporte de aço.

Ligue a fiação do teto

Conecte os fios fase da lâmpada (normalmente da cor preta) e do motor (vermelho) no fio fase da rede. Depois, conecte o retorno da lâmpada ao retorno da chave (preto). Então, ligue o fio exaustão ao fio de ventilador do motor (ambos brancos) ao capacitor. Finalize isolando os fios usando fita isolante.

Ligue a fiação na chave de controle

Agora que você tem o ventilador já instalado no teto, é hora de colocar a chave de controle. Comece trocando o interruptor de luz pela chave de controle que vem com o ventilador. Depois, conecte o fio da chave de controle no retorno da lâmpada, os dois fios da chave aos fios do motor e o fio de alimentação à energia. Isole o fio restante e arremate as ligações com fita isolante.

Depois de passar a fita, se certifique de que está tudo bem isolado, para não dar espaço para mal funcionamentos ou curtos-circuitos.

Finalizando

Finalizando

A parte final do processo de instalar ventiladores de teto é colocar as lâmpadas e encaixar o lustre, se tiver. Além disso, faça uma última verificação em tudo, veja se os parafusos estão bem encaixados e se as pás do ventilador estão niveladas. Se alguma pá apresentar desnível, movimente-a na base até que ela fique nivelada com as outras.

Após ter certeza que tudo está bem encaixado e conectado, religue a energia e faça um teste. Se tudo estiver certo, ele irá funcionar sem problemas. Caso tenha algo errado, o ventilador provavelmente não irá ligar. Neste caso, cheque tudo novamente no manual de instruções e reveja o processo de instalação, para ter certeza que não pulou nenhum passo ou que não ligou algum fio no local errado.

Se tudo aparentar estar certo e o ventilador ainda não funcionar, desligue-o pelo interruptor e ligue para a assistência técnica mais próxima. O mesmo deve ser feito caso o ventilador pare de funcionar em algum momento durante o uso. Não tente modificar o produto, para evitar danificar o aparelho e perder a garantia.

E assim, você aprendeu como instalar ventilador de teto

Viu como não é preciso ter tanto conhecimento técnico? Instalar ventilador de teto, ou qualquer outro eletrodoméstico mais complexo não é difícil, apenas requer um pouco de pesquisa, prática e determinação. Com um pouco de força de vontade e orientação, tudo é possível.

E aí? Curtiu o guia? Aproveite e deixe nos comentários se deu tudo certo e, se puder, deixe outras dicas também!