Como plantar alho: confira o passo a passo simples e prático

Existe algum condimento mais popular do que o alho? Especialmente no Brasil, a nossa culinária valoriza o sabor do tempero em quase todas as receitas, do feijão com arroz ao preparo dos pratos mais especiais.

Afinal, além de saboroso, o alho oferece diversos benefícios à saúde: combate fungos e bactérias, previne o câncer no cólon, protege o coração, melhora doenças inflamatórias e respiratórias etc.

Pertencente à família Liliaceae, assim como a cebola, o alho-poró e a cebolinha, o alho pode facilmente ser encontrado em qualquer feira ou mercado.  Mas quem sabe como plantar o alho orgânico só tem a ganhar com seu cultivo e comercialização, uma vez que a demanda por produtos mais naturais tem crescido e os gastos com o plantio são mínimos.

Além disso, se você preza pela saúde e quer conhecer a procedência dos alimentos, saiba que o alho é muito fácil de ser cultivado. A seguir, preparamos um guia de como plantar alho em casa. Acompanhe!

Como plantar alho: condições ideais

O alho não requer cuidados complicados e pode ser cultivado em pequenos canteiros ou em larga escala. O alho é um daqueles alimentos que sempre estarão na nossa mesa, ou seja, é consumido todos os dias do ano. Portanto, investir nesse tipo de produção pode ser uma ótima oportunidade para quem quiser comercializá-lo.

Para saber como plantar alho em casa, seja para consumo próprio ou para venda, precisamos conhecer as particularidades da planta para que ela cresça saudável e rica em nutrientes.

Clima

Apesar de ser uma planta bastante adaptável, o clima é demasiadamente úmido dificulta que o alho seque no período desejável e prolonga o período de maturação. O ideal é iniciar a plantação no início do outono, ou quando perceber o clima mais seco.

A temperatura ideal deve ser de 10°C a 15°C, pois, mesmo gostando da luz direta do sol, o alho se adapta melhor em climas mais frios e com baixa umidade do ar. As sementes, ou até mesmo os dentes de alho, devem ficar refrigerados por cerca de dois meses antes do plantio.

Solo

O alho suporta uma grande variação de pH do solo, podendo se desenvolver bem em solo com pH 5,5 até 8,3. O ideal para que o produto cresça saudável é o pH entre 6 e 6,5.

Um solo ideal deve ser rico em matéria orgânica, leve e com uma boa capacidade de drenagem para não acumular água.

Água

Primeiro, o alho deve ser regado constante, para alcançar um bom desenvolvimento logo no crescimento inicial. Em seguida, a água deve ser diminuída aos poucos. Cerca de 20 dias antes da colheita é preciso cessar a rega por completo.

Colheita

Você pode levar de 3 a 9 meses para poder colher seu alho, dependendo da variedade e das condições climáticas. Antes de começar o cultivo, vale pesquisar o tempo ideal de colheita da variedade para cessar a rega.

A colheita deve acontecer quando a maior parte das folhas começarem a ficar secas e amareladas. Nesse estágio, é preciso retirar as cabeças de alho e deixá-las em um ambiente quente para que sequem.

O alho colhido deve receber a luz solar constantemente por 30 dias para que seque de forma natural. Em seguida, deixe-o por um período de 20 a 50 dias na sombra. Esse processo faz com que o alho seque naturalmente, perdendo sua umidade e mantendo o sabor tão característico dessa especiaria.

Como plantar alho: passo a passo

Agora que você conhece as condições de clima, solo, água e colheita, veja o passo a passo de como plantar o alhoem casa e ter a sua horta particular. Vamos lá!

Como plantar alho na horta

Você já verificou se o clima e as condições da terra estão favoráveis?  Então é hora de selecionar bons dentes de alho e seguir o passo a passo:

  1. Enterre-os com cerca de 4cm de profundidade, sempre com a ponta mais fina para cima.
  2. Os dentes de alho devem ficar espaçados pelo menos 15 cm e 25 cm entre linhas (camalhões).
  3. Os alhos podem demorar até 8 meses para estarem prontos para serem colhidos. É preciso verificar o momento correto de parar a rega por completo com 20 dias de antecedência.

Como plantar alho em vaso

Como plantar alho em casa se não há um espaço de terra? Muito simples! Plante os alhos em vasos.  Para isso, você precisará de:

  • Vasos;
  • Substrato com nutrientes (terra);
  • Brita para jardim;
  • Dentes de alho;
  • Água.

O passo a passo de como plantar alho em vaso é simples:

  1. Coloque no vaso uma pequena quantidade de brita para jardim, formando uma camada drenante por onde a água escoará;
  2. Com uma pá, coloque o substrato com nutrientes, com recuo de aproximadamente 5 cm da borda do vaso;
  3. Faça alguns buracos no substrato de 2 ou 2,5 centímetros de profundidade;
  4. Coloque um dente de alho em cada buraco, com a parte mais fina para cima;
  5. Cubra o buraco com mais substrato;
  6. Posicione o vaso em uma área com abundância de luz solar direta;
  7. Por fim, regue (a irrigação deve ocorrer a cada 10-15 dias ou quando o solo estiver seco).
  8. Lembre-se de acompanhar quando será a colheita para parar de regar com 20 dias de antecedência.

Como plantar alho em garrafas pet

Cultivar hortas em garrafa pet tem se tornado uma boa solução para quem não tem tanto espaço e preza por hábitos sustentáveis. Simples, barata, fácil e eficiente, esse tipo de horta cabe em qualquer cantinho e pode ser montada tanto de forma horizontal quanto em forma de jardim vertical.

Mas, afinal, como plantar alho em garrafa pet? O procedimento de cultivo é igual ao que já vimos aqui, com a diferença que a estrutura de suporte é a garrafa pet. Você precisará de:

  • Garrafa pet;
  • Faca, tesoura ou estilete;
  • Substrato com nutrientes (terra);
  • Brita para jardim;
  • Dentes de alho;
  • Água.

O passo a passo de como plantar alho também é basicamente o mesmo:

  1. Corte a garrafa pet ao meio e faça alguns furos na parte inferior, por onde a água irá escorrer;
  2. Coloque na garrafa uma pequena quantidade de brita para jardim, formando assim uma camada drenante por onde a água escoará;
  3. Com uma pá, coloque o substrato com nutrientes;
  4. Faça alguns buracos no substrato de 2 ou 2,5 centímetros de profundidade;
  5. Coloque um dente de alho em cada buraco, com a parte mais fina para cima;
  6. Cubra totalmente o buraco com mais substrato;
  7. Posicione a garrafa deitada em uma área com abundância de luz solar direta;
  8. Por fim, regue (a irrigação deve ocorrer a cada 10-15 dias ou quando o solo estiver seco).
  9. Lembre-se sempre de acompanhar quando será a colheita para parar de regar com 20 dias de antecedência.

Como plantar alho-poró

Também conhecido como alho francês, o alho-poró é um vegetal que, assim como as cebolas e outros tipos de alhos, pertence à família Liliaceae.

O alho-poró é uma planta bienal apesar de, geralmente, ser cultivada como uma planta anual. Diferentemente do alho, cresce melhor em clima ameno, com temperaturas entre 13°C e 24°C.

Dica! Tendo-se o cuidado de manter o solo úmido, o alho-poró pode ser plantado em regiões de clima mais quente, especialmente nos meses de fevereiro a junho. Em locais frios, pode ser cultivado em todas as épocas do ano.

No primeiro ano, o alho-poró produz apenas folhas. As flores brotam somente no ano seguinte e são muito bonitas como ornamento. São plantas muito resistentes e rústicas, cuja parte comestível, o talo, tem formato cilíndrico e estiolado, tendo a base dilatada.

Veja a seguir o passo a passo de como plantar o alho-poró:

  1. Faça uma análise prévia do solo e prepare-o para que apresente boa drenagem, características ideais de fertilidade, matéria orgânica e pH entre 6 a 6,8.
  2. O plantio de alho-poró é feito por sementes, que são semeadas a aproximadamente 1 cm de profundidade, no local definitivo ou em sementeiras. Neste último caso, o transplante é feito quando as mudas estão com 10 a 20 cm de altura, aproximadamente dois meses após a semeadura.
  3. Se preferir plantar o alho-poró em vasos, escolha aqueles com 25 cm de profundidade no mínimo.
  4. Estando entre 10 a 20 cm de altura, cerca de dois meses após a semeadura, deve ser realizado o transplante para o local definitivo.
  5. As mudas devem ficar quase totalmente enterradas no solo, apresentando somente as folhagens visíveis.
  6. Cuide para que seja respeitado um espaçamento de 30 a 50 cm entre as linhas e de 15 a 20 cm entre as plantas.
  7. Mantenha o solo úmido e cuide da limpeza do local, retirando as plantas invasoras se necessário.
  8. A colheita pode ser realizada entre 120 e 150 dias após o plantio. Escolha as plantas que apresentarem pseudocaules com 2,5 a 4 cm de diâmetro e arranque-as por inteiro.

Que tal nossas dicas de como plantar alho?

Simples e prático, não é? Você também conhece dicas de como cultivar uma horta de temperos em casa? Compartilhe com a gente nos comentários!